Nachrichten - News - Noticias
 published: 2003-06-13

Dominou como ninguém a linguagem do coração

Katharina Lesniewicz, primeira superiora geral do Instituto de famílias de Schoenstatt, falecida aos 92 anos no dia 6 de Junho

Katharina Lesniewicz, 1911 - 2003, Instituto de las Familias de Schoenstatt

Katharina Lesniewicz, 1911 - 2003, Institute of the Schoenstatt Families

Katharina Lesniewicz, 1911 - 2003, Institut der Schönstattfamilien

Foto: Defrancesco © 2003

 
 

Misa en la parroquia de Vallendar

Mass in the parish church in Vallendar

Messe in der Pfarrkirche in Vallendar

 
 

El P. Günther Boll durante la homilía

Fr. Günther Boll during the sermón

P. Günther Boll bei der Predigt

 

Concelebración

Concelebration

Konzelebration

 
 

Francisco Nuño sobre la vida de Katharina Lesniewicz

Francisco Nuño about the life of Katharina Lesniewicz

Francisco Nuño über das Leben von Katharina Lesniewicz

Fotos: POS Brehm © 2003

 
 

Con el Padre Fundador, 1968

With Father Kentenich, 1968

Mit Pater Kentenich, 1968

Foto: Defrancesco © 2003

 

Corona de Nazaret

Nazareth Crown

Nazereth-Krone

Foto: Neiser © 2003

 

 

 

SCHOENSTATT, Mbl. "À pena e ao agradecimento junta-se o orgulho", disse Francisco Nuño no funeral de Katharina Lesniewicz, primeira superiora geral do Instituto de famílias de Schoenstatt, falecida aos 92 anos no dia 6 de Junho. Muitas famílias do Instituto e representantes do Movimento de Schoenstatt celebraram juntos a Missa do Espírito Santo na Paróquia de Vallendar, tal como a Sra. Lesniewicz tinha desejado para o seu funeral. Ela dominou a língua do coração, assim o acentuaram o Padre Boll na homilia e Francisco Nuño, destacando além disso a sua presença maternal na comunidade.

A igreja paroquial de Vallendar encheu-se neste dia quente de Junho com famílias jovens e menos jovens, com representantes das diferentes comunidades de Schoenstatt para dizer adeus a Katharina Lesniewicz, ou melhor dito: para agradecer pela sua vida, a vida de uma schoenstattiana da primeira hora. Tal como ela mesma desejou para este acontecimento, celebrou-se uma Missa ao Espírito Santo que foi acompanhada de belos cânticos.

Uma vida na força da fé

Ela viveu na força da fé, disse o Padre Günther M. Boll, assistente espiritual do Instituto de famílias de Schoenstatt, justamente um dia depois de regressar de América Latina. A partir desta força da fé tornou-se um testemunho vivo. "Ela viveu a sua fé com uma grande força interior, sem fazer muito ruído, tranquila mas forte" disse o Padre Boll. Esta força da fé marcou todo o caminho da sua vida, especialmente desde que ela e o seu marido foram nomeados pelo Padre Kentenich como primeira família superior geral.

Na América do Sul foi perguntado em muitas ocasiões sobre como estava a Sra. Lesniewicz. As famílias sul-americanas contavam como ela as entendia sem saber nenhuma língua estrangeira. "A vida humana e a dor humana calavam fundo dentro dela, passavam imediatamente ao seu coração." Ela entendia o idioma do coração e falava-o. A terminar a sua homilia o Padre Boll disse que ainda que seja uma grande palavra, se atrevia a dizer com toda a seriedade que "ela foi uma pequena santa da vida diária."

Presença maternal

"Quando na sexta-feira da semana passada tivemos conhecimento que o Pai celestial tinha chamado a si a Sra. Lesniewicz numa idade bíblica, muitos de nós que vivemos vinculados a ela desde há anos tivemos a sensação de que o agradecimento pela sua vida se sobrepunha à nossa tristeza. E na tristeza e no agradecimento se misturava também o orgulho," disse Francisco Nuño, Superior geral do Instituto de famílias de Schoenstatt, no acto que se seguiu à santa Missa. "Orgulho, não apenas por a ter conhecido mas também porque pudemos confiar-nos muito tempo e em muitas ocasiões à sua condução moral e à sua condução maternal espiritual. Quando falo de nós refiro-me a minha esposa e a mim, e também me refiro a muitas famílias da Alemanha, Europa e América. A Sra. Katharina Lesniewicz, com seu marido a primeira família superior geral do Instituto de famílias de Schoenstatt, está inscrita profundamente nos corações de centenas de famílias da Alemanha e do estrangeiro. Dão testemunho disso as abundantes cartas, telefonemas e comentários que nestes dias ouvimos e lemos: ela foi carinhosa e maternal, sábia e forte, de um calor maternal irresistível, simples, humilde e sobrenatural. às pessoas com quem ela se encontrava, chamava a atenção a luminosidade que dela se desprendia."

Francisco Nuño caracterizou a falecida, que serviu o Instituto na posição de família superior geral até o ano 1982, em quatro aspectos fundamentais. Com ela se fez uma boa parte da primeira hora da história de Schoenstatt.

Ela foi a filha amante e serviçal, filha do eterno Pai Deus:

Tal como o Redentor mostrou a sua entrega filial aos desejos e ao querer do Pai no seu trabalho, na sua oração e no seu sacrifício, assim a Sra. Lesniewicz se entregou à vontade do Pai na pessoa do seu transparente na terra para ela, o Padre José Kentenich. Ao terminar a última guerra mundial conheceu alguns sacerdotes schoenstattianos tomando assim contacto com Schoenstatt. No ano de 1946 o Padre Johannes Tick visita-a pela primeira vez e no ano de 1949 participa com o marido numa jornada da incipiente obra familiar. No ano de 1953 entrou para o quarto curso da Federação de famílias. Durante o tempo do exílio do Fundador de Schoenstatt, Padre José Kentenich, ela e o marido assumiram, em estreita colaboração com o Padre Tick, a corresponsabilidade pela obra familiar. A partir do ano de 1962 colocaram-se, com outras famílias, à disposição para a construção do Instituto de famílias. O próprio Fundador os nomeou no ano de 1968 como primeiros superiores gerais do Instituto.

Ela foi a amada e amante companheira e colaboradora do seu marido:

O Fundador de Schoenstatt fundou para o tempo actual, em que o matrimónio e a família estão sendo destruídos de forma tão especial, uma comunidade de casais que deveriam viver em si mesmos toda a grandeza do matrimónio e da família para, por sua vez, o anunciarem à igreja e ao mundo. O Fundador de Schoenstatt encarregou o casal Lesniewicz da construção e do desenvolvimento desta nova comunidade de novo cunho. Seguiram-se anos decisivos e difíceis nos quais foi possível caminhar nesta obra comum graças ao amor esponsal do marido e da mulher em seu estar um com o outro e para o outro.

Tal como aconteceu com Abraão, eles ouviram a voz do Senhor dizer: "Sai da tua terra, da tua pátria e da casa de teu pai, e vai para o país que eu te indicarei. Eu farei de ti um grande povo; te abençoarei e engrandecerei o teu nome." Eles deixaram a sua casa e os seus bens em Heidelberg e mudaram-se para a terra prometida, para Schoenstatt. A senhora Lesniewicz ajudou o seu marido a construir um lar espiritual e físico para as famílias em Schoenstatt. A sua entrega e dedicação estão hoje presentes e visíveis no Monte Nazaré: a "Haus Nazaré", o 'Santuário das famílias', e a 'Casa das famílias' dão testemunho da obra de vida do casal Ernst e Katharina Lesniewicz.

Sem ter conhecimento de outros idiomas além do alemão, a senhora Lesniewicz foi com seu marido no ano 1974 à América para contactar aí com diversas famílias. Foi o início de uma série de viagens pela América do Sul e do Norte, que tornaram possível o desenvolvimento e crescimento da comunidade que o Pai Fundador entregou a seu cuidado. Eles puseram um empenho especial em construir o Instituto em fidelidade ao Pai Fundador. Ela foi superiora geral até ao ano de 1982.

Ela foi a mãe amante e serviçal:

Mesmo depois de terem sido nomeadas as famílias superioras gerais seguintes, a senhora Lesniewicz continuou sendo, com seu ser maternal a referência obrigatória para jovens e mais velhos, para famílias alemãs e do estrangeiro. Uma energia jovem e claramente inesgotável marcou a senhora Lesniewicz. Nos últimos anos dizia-nos com frequência: "o meu 'hard disk' já não funciona e já não há peças sobresselentes!" E no entanto, ela tinha sempre a palavra oportuna para cada um e para cada situação. A sua casa foi um lugar obrigatório de visita para muitos peregrinos que vieram nos últimos anos a Schoenstatt. Aí buscavam e encontravam conselho e esperança; ela sabia acolher toda a dor no espírito do amor. Ela mostrava sempre Nossa Senhora como a Rainha da família. A Mãe do Redentor foi para ela nas suas atitudes e virtudes a grande educadora da família. Ela entregava diariamente ao poder maternal de Maria todas as preocupações e necessidades das famílias e da comunidade. Como membro do círculo de adoração do Instituto sabia levar até ao tabernáculo todas as pessoas que a ela se encomendavam com os seus anseios e preocupações.

Nos últimos anos a senhora Lesniewicz, consciente das dificuldades que nos afligem, ansiou especialmente a coroação da Mãe Deus. No dia 24 de Março de 2003 pôde assistir com grande alegria ao acto de coroação de Maria como "Rainha do monte Nazaré" em Schoenstatt.

A Sra. Lesniewicz dominou como ninguém a linguagem do coração:

Ela não sabia línguas estrangeiras, mas brasileiros, chilenos, espanhóis, checos, belgas e pessoas de outros países falaram com ela sem intérprete algum, no idioma do coração. Ela tornou possível e concreta a alegria e a esperança, ela abriu o futuro às pessoas jovens. Ela convenceu-os e entusiasmou-os com a grandeza e maravilha do matrimónio e da família cristãos. Ela dava-lhes conselhos para levarem a bom termo o caminho comum do matrimónio e para a educação dos filhos.

A senhora Lesniewicz será para nós no Instituto o nosso modelo e exemplo. Estamos dispostos a manter bem alto as suas convicções e ideais. Perdemos uma mãe que nos mostrava o caminho e vamos sentir muito a sua falta.

Mas queremos consolar-nos com as palavras de despedida que se ouviam na igreja primitiva:

Não queremos afligir-nos por a ter perdido, mas queremos estar agradecidos por a termos tido, e mais, porque ainda a temos; porque aquele que regressa ao Pai, permanece na comunidade da família de Deus e apenas nos precedeu."



Zurück/Back: [Seitenanfang / Top] [letzte Seite / last page] [Homepage]

Last Update: 27.06.2003 Mail: Editor /Webmaster
© 2003 Schönstatt-Bewegung in Deutschland, PressOffice Schönstatt, hbre, All rights reserved