Nachrichten - News - Noticias
 published: 2003-06-03

"Conhece a terra...?"

Congresso do Círculo Externo de Adoração, Santa Maria,Brasil – 23 a 25.05.2003

Congreso del Circulo de Adoración, Santa Maria: Celebración final en el Santuario Tabor

Congress of the Adoration Circle, Santa Maria: final celebration in the Tabor Shrine

Kongress des Anbetungskreises, Santa Maria: Schlussfeier beim Taborheiligtum

 
 

Renovación de la coronación

Crowning Renewal

Krönungserneuerung

 
 

Via Crucis

Stations of the Cross

Kreuzweg

 
 

Coro de las hermanas

Sisters' choir

Schwesternchor

 

Rosario

Rosary

Rosenkranzfeier

 
 

Presentación de las novicias

Presentation of the novices

Vorstellung der Novizinnen

 

Horas de oración

Prayer service

Gebet in der Hauskapelle

Fotos: Ir Claucelei © 2003

 

 

 

BRASIL, Ir. Miguela Rutsch. O XIII Congresso do Círculo Externo de Adoração e dos Guardas do Santuário da Mãe Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schönstatt, iniciou com uma Santa Missa, na sexta-feira,às 19 horas, presidida pelo Revmo. Pe. Irineu Trevisan, o qual acompanhou todo o Congresso. O Congresso tinha como lema: "Por causa dos puros que se sacrificam, Deus salva um povo inteiro."

Em seguida, realizou-se a abertura solene no auditório do Centro Mariano – Casa do Movimento. Após as palavras de saudação dirigidas por Irmã M. Miguela Rutsch, onde foram acolhidos e apresentados os grupos e/ou pessoas individualmente, vindas de perto e de longe, eles foram introduzidos no tema do Congresso, que tinha como lema: "Por causa dos puros que se sacrificam, Deus salva um povo inteiro."

Este tema foi apresentado na forma de um grande louvor à Mãe Imaculada, entremeado com textos do Pe. Kentenich, poesias, cantos e peças musicais, por um grupo de violinistas. Esta vivência proporcionou um clima muito bonito como preparação para todo o Congresso que tinha o ousado programa de apresentar a pureza, a virgindade e a castidade matrimonial para o tempo atual.


"Maria, modelo da personalidade íntegra – porque pura."

No sábado, após a oração da manhã e a s. Missa na capela "Cristo Rei-Tabor", do Centro Mariano, às 9 horas, o Pe. Bernardino Trevisan (SAC), deu a primeira palestra, com o tema: "Valores Cristãos". Comparando com uma rosa, apresentou a escala de valores de tudo o que Deus criou, salientando de modo especial, os valores humanos e cristãos. Foi uma palestra muito boa e fundamental. Após a pausa, seguiu-se a segunda palestra, que foi proferida por Irmã M. Aurea Dotto, sobre o tema: "Maria, modelo da personalidade íntegra – porque pura." Conduziu-os à profundidade de modo muito vital, colocando a missão da mulher à luz da imagem de Maria, a Imaculada, aplicando-a à vida diária: "Um povo decai ou se eleva com suas mulheres".

Recitação da Via-sacra

Após o almoço deste dia, depois de uma boa preparação, dois sacerdotes estavam à disposição para atender confissões. Seguiu-se a recitação da Via-sacra – atrás do Santuário Tabor – como expiação pelos erros e pecados pessoais contra a pureza; pelos abusos contra crianças, jovens e mulheres; pelas infidelidades de tantos homens e mulheres que se comprometeram diante do Sacramento do Matrimônio, pelas tentativas de desviar os sacerdotes de sua vocação de servir a Igreja. Uma hora de adoração ao Santíssimo Sacramento e a Bênção solene, encerrou este momento de oração. Às 17 horas, uma terceira palestra foi proferida pelo casal Juarez e Tecla Hoppe, membros da União das Famílias de Schönstatt. Eles falaram sobre o tema: "A família – reina de pureza". Foi uma palestra muito vital e prática na qual eles deram seu testemunho de família que aspira ao ideal católico do matrimônio.

Uma viagem espiritual a Schoenstatt

Após o jantar, foi oferecido um programa muito especial aos participantes do Congresso: Uma viagem espiritual a Schönstatt. No quadro mural do Hall de entrada do auditório estava uma foto de um avião com o convite: "Vôo especial – Linha Tabor 1810, Santa Maria-Frankfurt, partida às 20 horas". Com grande expectativa os congressistas esperavam a abertura da porta do auditório, para o embarque. Ali, esperavam-nos duas "aeromoças", com seus uniformes bem alinhados, saudando cada "passageiro", duas indicavam os lugares, e, após um sorteio (de pequenos objetos), foi oferecido um pequeno lanche para o vôo especial que estavam iniciando. O Pe. Kentenich era o especial "guia" deste vôo, que já se apresentava no vídeo: "Conhece a terra...?" Os passageiros foram convidados a embarcar em pensamentos e voar até Frankfurt. A tela mostrava o vôo sobre nuvens e belas paisagens. Depois de Frankfurt, seguiu a viagem por terra, onde se podia contemplar a maravilhosa paisagem da Alemanha: o Reno, as montanhas, os castelos, etc. Até chegar em Vallendar e ao Santuário Original. De lá, os congressistas puderam seguir espiritualmente aos diversos centros e Santuários de Schönstatt, e assim puderam ter uma idéia do que é Schönstatt, da grandeza desta Obra e da missão que a Mãe de Deus confiou ao Pe. Kentenich, e, por ele, a todos os filhos de Schönstatt, e da atuação fecunda da Mãe e Rainha a partir de todos os Santuários de Schönstatt no mundo inteiro. Foi uma experiência singular para todos. Depois, ouviu-se dizer muitas vezes: "Eu não imaginava que Schönstatt fosse tão grande assim!" O encerramento deste dia se deu com uma procissão luminosa ao Santuário, onde cada um ofereceu o seu Capital de Graças para ser queimado na "Taça de Engling" e depois todos juntos rezaram, com muita interioridade, a Consagração à Mãe Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schönstatt como a grande Imaculada. Neste clima de oração, muitos ainda fizeram uma pequena visita ao Santuário, após a bênção noturna.

Para cada "Pai-nosso" e "Ave Maria" era levada uma lamparina

No domingo de manhã, logo após o café, foi rezado o "terço-luminoso", no auditório. Para cada "Pai-nosso" e "Ave Maria" era levada uma lamparina acesa ao palco, onde se formava o rosário.

Seguiu-se a última palestra proferida por uma senhora da Liga Apostólica das mães de Schönstatt, com o tema: "As cinco torres protetoras da pureza", as quais estavam representadas em cinco torres no palco.

Às 10 horas e 30 minutos realizou-se a solene Missa de encerramento durante a qual foi renovada a coroação da Mãe de Deus como Rainha da Filialidade Heróica do Círculo Externo de Adoração. No final, todos foram em romaria ao Santuário, rezando e cantando, para serem enviados, no sentido do lema do Congresso. Cada participante recebeu uma lembrança com o nome de uma das torres protetoras, como mensagem e tarefa para a vida diária.

Cheios de alegria e gratidão, após o almoço, partiram felizes para os seus lares, levando as bênçãos deste Congresso. Alguns ainda manifestaram o desejo de aqui permanecerem, pois aqui puderam experimentar um pedacinho do Céu.

Convidamos todos a agradecer conosco pelos prodígios que a Mãe de Deus operou nestes dias de Congresso.



Zurück/Back: [Seitenanfang / Top] [letzte Seite / last page] [Homepage]

Last Update: 03.06.2003 Mail: Editor /Webmaster
© 2003 Schönstatt-Bewegung in Deutschland, PressOffice Schönstatt, hbre, All rights reserved