Nachrichten - News - Noticias
 published: 2003-05-28

A Rainha da Libertade desce do céu e estabelece seu Trono de Graças em Confins!

Inauguração do Santuário de Schoenstatt "Tabor da Libertade" em Confins/Belo Horizonte, Brasil

Bendición del Santuario en Belo Horizonte, con 30.000 personas presenciando esa hora de gracias

Dedication of the Shrine in Belo Horizonte, with 30,000 persons assisting the hour of grace

Einweihung des Heiligtums in Belo Horizonte; 30.000 Menschen wollten die Gnadenstunde miterleben

 
 

Entrada del cuadro de la MTA al comienzo de la celebración eucarística; la Juventud Femenina realizó una coreografía y acompañó a la MTA

Entrance of the MTA picture at the beginning of the Mass; the Girls' Youth performed a choreography and accompanied the MTA

Einzug des MTA-Bildes für das Heiligtum am Beginn der Eucharistiefeier; die Mädchenjugend führte zuvor eine Choreographie auf und begleitete das Bild.

 

 
 

Ingreso de los sacerdotes para la celebración

Entrance of the priests

Einzug der Priester

 

 
 

Monseñor Serafim entrega el cuadro de la MTA al matrimonio dirigente de la Liga de Familias, que la entroniza en el altar

Bishop Serafim gives the MTA picture to the leaders of the League of Families who then placed it.

Bischof Serafim überreicht das MTA-Bild der Diözesanleitungsfamilie, die es dann an seinem Platz im Heiligtum anbrachte

 
 

El interior del Santuario, bellamente decorado con lirios amarillos

The interior of the Shrine, decorated with yellow lilies.

Das Innere des Heiligtums, reich geschmückt mit gelben Lilien.

Fotos: Schoenstatt Belo Horizonte © 2003

 

 

 

BRASIL, Elfrida Almeida. A dia 17 de maio chegou a grande hora a tanto tempo acalentada pela Família de Schoenstatt da Arquidiocese de Belo Horizonte! Cerca de 30 000 pessoas chegaram para convidar a Mãe de Deus para se estabelecer no seu trono de graças em Confins, Belo Horizonte, Brasil.

Após treze anos de espera com muitas renuncias, muitas alegrias, grandes esforços na auto-educacão, tudo isso ofertado ao Capital de Graças, a Mãe de Deus se estabeleceu na terra sagrada de Confins, que desde a eternidade o bom Deus havia reservado para ela, de onde ela irá formar homens novos e livres para se decidirem para o bem, para Deus!

Vieram aproximada de 30 000 mil pessoas

A noite do dia 16 estava estrelada, a lua brilhava magnífica no céu, prenunciando um dia ensolarado. Nas primeiras horas da manhã os peregrinos já estavam chegando, procurando um lugar privilegiado para poder assistir e viver aquele dia em sua plenitude.

Na Igreja matriz de São Jose os peregrinos foram acolhidos com uma saudação de boas-vindas. Pe. Ottomar Schneider, Diretor Nacional do movimento falou sobre o momento histórico que os presentes ali estavam vivendo. Muito gostariam de estar ali e não puderam ir. Era um dia que iria marcar para sempre a vida de cada um. Que todos se sentissem bem porque ali era a casa da Mãe e na casa da Mãe todos se sentem à vontade.

O casal Zélia e Barbosa, os precursores do Movimento em Belo Horizonte, contaram como conheceram o Movimento, como nele se mergulharam a ponto de entregarem, com muita alegria, uma filha para o serviço do Senhor. Ela é irmã do Instituto das Irmãs de Maria de Schoenstatt – Ir. Adriane Maria.

Montes Claros, cidade distante a 400 km de Belo Horizonte, prestou ali na Igreja São José, uma homenagem a Mãe e Rainha encenando uma coroação, trazendo figuras bíblicas do Antigo e Novo Testamento para homenagearem e coroarem a Mãe de Deus.

A conquista espiritual de algumas partes do Santuário foi ali descrita: as Irmãs de Maria conquistaram os vitrais e a União Apostólica Feminina do Brasil, o quadro da MTA.

Havia toda uma infra-estrutura para receber os peregrinos, pois a Celebração Eucarística se iniciaria somente as 15 h.

Vieram delegações de muitas cidades, muitos ônibus, carros particulares numa estimativa aproximada de 30 000 mil pessoas!

A entrada do quadro da MTA

Finalmente chegou a grande hora a tanto tempo acalentada pela Família de Schoenstatt da Arquidiocese de Belo Horizonte! As bandeiras do Brasil, do Estado de Minas Gerais, de Confins, de Belo Horizonte, do Vaticano, da Arquidiocese e dos diversos Ramos do Movimento entram solenemente com as palavras proféticas do nosso Pai-Fundador: "Cuidaremos que não somente nossa pequena Família, mas todo o Brasil, sem, grande parte do mundo, até podemos crer que o mundo inteiro, um dia se tornará o Tabor de nossa Mãe e Rainha de Schoenstatt".

D. Serafim, Cardeal Arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte, precedido por 13 sacerdotes concelebrantes sobem a rampa do altar.

A entrada do quadro da MTA entrou triunfalmente escoltada pelos Dragões da Inconfidência, que simbolizam para o povo mineiro a liberdade no sentido histórico, ao toque de clarins, enquanto a Juventude Feminina à frente do Santuário encenava uma coreografia representando a humanidade oprimida pelas algemas do pecado. Ao surgir o quadro da MTA, as algemas se quebram e surgem nas suas mãos lenços brancos simbolizando a liberdade. A multidão exulta em júbilo acenando bandeirinhas brancas. Lagrimas de emoção escorrem de muitos olhos!

A grande hora da Aliança

D. Serafim em sua homilia disse que lembrando o momento bendito do nosso batismo e diante daquele momento histórico da bela cerimônia de sagração do Santuário pudéssemos levar o compromisso que ali estávamos renovando com Deus para sermos testemunhas dessa Aliança diante de nós mesmos, de nossa família, nossa Igreja, do Brasil e do mundo.Tabor da Liberdade, duas palavras que abrem para nós horizontes da presença de Deus em nossas vidas de cada um de nós na sociedade em que vivemos. É um Tabor de compromisso e de valores que Deus colocou para vivermos dentro de nossas famílias!

No final da Celebração Jesus Eucarístico foi conduzido ao tabernáculo do Santuário, acompanhado pelos sacerdotes e pela imagem de nossa Mãe Três Vezes Admirável, que aguardou na porta enquanto D. Serafim fez a bênção do tabernáculo.

Finalmente, o grande momento chegou: D. Serafim segura a imagem da Mãe de Deus e a entrega ao casal dirigente da Liga das Famílias de Schoenstatt, Toninho e Selma, que a entroniza definitivamente no seu trono de graças.

A Mãe de Deus estabeleceu sua morada entre nós. Com grande alegria aquelas 30 000 pessoas pela primeira vez, no Santuário se consagra a ela. Enquanto se cantava Ó minha Senhora uma "chuva" de papéizinhos cobria o Santuário expressando de um lado as graças que a Mãe Três Vezes Admirável derramava do céu e de outro, nosso louvor e gratidão a Deus Trino e a ela que desceu do céu e veio morar entre nós.

A celebração terminou já ao cair da noite, mas os peregrinos não se deixaram abater pelo cansaço, todos queriam entrar no Santuário e esperaram horas na fila para apenas passar diante da Imagem de Graças da MTA.

Que o Tabor da Liberdade irradie as suas graças para todo o mundo que anseia por paz que só poderá acontecer quando a humanidade entender e viver o verdadeiro sentido da liberdade ancorada no coração de Deus Trino e de sua Mãe, Maria Santíssima!



Zurück/Back: [Seitenanfang / Top] [letzte Seite / last page] [Homepage]

Last Update: 28.05.2003 Mail: Editor /Webmaster
© 2003 Schönstatt-Bewegung in Deutschland, PressOffice Schönstatt, hbre, All rights reserved