Nachrichten - News - Noticias
 published: 2003-05-08

"RECONSTRUIR A ESPERANÇA" na nossa escola

Estudantes da Escola "Luís Madureira" ajudam criancas em Angola"

Almuerzo con los padres para Uíge, Angola

Dinner with the parents - for Uíge, Angola

Essen für die Eltern der Schüler - Erlös für Uíge, Angola

 
 

Estudiantes en el supermercado - regalos para los chicos en Angola

Students in the supermarket - gifts for the children in Angola

Schüler im Supermarkt - Einkauf für die Kinder in Angola

 

Qué alegria en el compromiso social!

What a joy it means to share!

Soviel Freude beim geschwisterlichen Teilen!

 
 

Vinculo entre la escuela en Portugal, y Angola

A partnership between the school in Portugal, and Angola

Partnerschaft zwischen der Schule in Portugal und Angola

Fotos: Fundamento e Coroa © 2003

 

 

 

PORTUGAL, Fundamento e Coroa. O projeto "Reconstruir a Esperanca" é uma iniciativa do Movimento de Schoenstatt para ajudar a reconstruir a esperança em Angola, em Uige, onde uma schoenstattiana trabalha com cerca de 150 crianças, vítimas da guerra civil. Schoenstatt está crescendo em Uige, especialmente através da Campanha da Virgem Peregrina. Através de um testemunho vivo, os professores da Escola Luis Madureira se juntaram ao projeto "Reconstruir a Esperança".

Um dos principais objectivos do nosso Projeto Educativo da Escola Luís Madureira é formar cidadãos solidários. Mas como é que se ensina a solidariedade? Será que a solidariedade pode ser ensinada? A Equipe Educativa da nossa Escola constatou que a solidariedade é vivida, e que só desta forma se pode formar cidadãos solidários.

A Campanha "Reconstruir a Esperança" chegou à nossa Escola através de um testemunho vivo de alguém que sente a realidade de cento e cinquenta crianças angolanas, a maioria órfãs, que sobrevivem graças à força e coragem de uma Irmã Missionária que se entrega de forma abnegada a uma realidade que deveria merecer, por parte de todos, muita atenção.

A Irmã Maria Augusta - membro do Instituto das Senhoras de Schoenstatt - está em Angola, em Uige, desenvolvendo um trabalho impressionante com uma comunidade que vive momentos de angústia e sofrimento. Desta forma, decidimos abraçar esta campanha de modo que possamos ajudar estas cento e cinquenta crianças, no sentido de dar-lhes algo mais para comer e vestir.

Para "os meninos de Angola

Em Março fizemos o primeiro envio de suprimentos para a Irmã Maria Augusta. Enviamos quarenta e quatro caixas com alimentos, roupa e material escolar.

Para que conseguíssemos esta quantidade, muito contribuíram as crianças da nossa Escola, que abdicaram de parte da verba da prenda de Natal para poderem comprar alimentos para "os meninos de Angola". Foi enriquecedor vê-las com os professores e educadores deslocando-se aos hipermercados e enchendo os carrinhos com alimentos diversos.

Para pagar a conta, decidimos fazer um almoço com as famílias da nossa Escola. A Escola ofereceu alimentos e um pai ofereceu as bebidas. Tivemos a presença de cento e sessenta pessoas, entre crianças e adultos. No entanto, alguns dos que não puderam comparecer também quiseram contribuir com o valor do almoço. O almoço correu lindamente e todos se divertiram bastante.

Não vamos acabar com este grave problema, mas iremos ajudar a melhorar a vida destas crianças. Estamos recolhendo alimentos, roupas, medicamentos, brinquedos e materiais escolares. Vamos realizar atividades para angariar verbas para podermos pagar o envio dos suprimentos a Angola. Sabemos que tudo isto é uma gota d’água, porém, não iremos medir esforços.

Sentimos as crianças empenhadas e envolvidas, elas querem e podem ajudar.

Com o apoio de toda a Comunidade Educativa faremos dos nossos desejos uma realidade.

A solidariedade … vive-se!



Zurück/Back: [Seitenanfang / Top] [letzte Seite / last page] [Homepage]

Last Update: 08.05.2003 Mail: Editor /Webmaster
© 2003 Schönstatt-Bewegung in Deutschland, PressOffice Schönstatt, hbre, All rights reserved