Nachrichten - News - Noticias
 published: 2003-05-08

Surge um novo verbo: Missionar

Campanha da Mãe Peregrina, Portugal - O 31 de Maio, uma luz e um impulso

Grupo "Al encuentro de la vida", Portugal

Group "Life Encounter" Portugal

Gruppe "Zur Begegnung mit dem Leben", Portugal

 
 

Misionar con la Virgen Peregrina como Joao Pozzobon

To be missionary of the Pilgrim Mother like John Pozzobon

Mit der Pilgernden Gottesmutter missionarisch sein wie Joao Pozzobon

 
 

31 de mayo de 1949, Santuario de Bellavista, Chile: misionar...

May 31st, 1949, Shrine of Bellavista, Chile: be missionary…

31. Mai 1949, Heiligtum von Bellavista: missionarisch sein...

 
 

Logo de la Campaña en Portugal (como en muchos países)

Logo of the Campaign in Portugal (as in many other countries)

Logo der Kampagne in Portugal (wie in zahlreichen anderen Ländern)

Fotos: Fundamento e Coroa © 2003

 

 

 

PORTUGAL, Há uma palavra que inspira as pessoas que trabalham com a Campanha da Mãe Peregrina em Portugal: missionar ou ser "missionário". No ano passado, o grupo de casais "Ao Encontro da Vida" assumiu a responsabilidade pela Campanha em Portugal. No mês de agosto, durante a peregrinação da Obra das Famílias a Schoenstatt, junto com muitos outros participantes, receberam uma palestra do Irmão Arendes, companheiro fiel do Sr João Pozzobon, peregrino e missionário da Mãe de Deus. Durante os últimos meses do ano de 2002 – testemunha deste processo é a revista "Fundamento e Coroa" – trocou-se o nome daqueles que levam a Peregrina onde Ela quer chegar... os "portadores" se transformaram em seus "missionários". Com o olhar para o 31 de Maio de 1949 e a herança e missão deste marco da história de Schoenstatt, a palavra "missionar" tornou-se uma palavra-chave que, segundo seus protagonistas, é quase um resumo do 31 de maio em uma palavra.

O lema do nosso grupo "Ao encontro da Vida" é desde já alguns anos o nosso ideal (sabe-se lá porquê!) que procuramos avaliar tanto nas grandes como nas pequenas coisas. Às vezes é difícil distinguir o "grande" do "pequeno" nas coisas de Deus! E esta coisa da Campanha da Mãe Peregrina que recebemos das mãos da Maria Júlia pelas mãos dos assessores da Campanha, a Lucília e o Pe. Alexandre, é tão grande que nos arrasta - A Mãe peregrina é fonte de vida e nós procuramos ir ao encontro da Vida - e tão pequena que "cabe" em toda a parte.

No momento, no "agora" vamos ficando deslumbrados e constatando que a Mãe Peregrina é resposta para tudo: para o encontro com a Vida, para a mensagem do Papa sobre o Rosário, para o espírito do Advento, para a Nova Evangelização e até para o 31 de Maio!

O marco do 31 de Maio faz-nos agora pensar...

E renova-nos, envolve-nos, porque nos vem abrir os olhos para um novo amor: O AMOR ORGÂNICO. Se o amor humano, a amizade, o trabalho, o corpo, a natureza, a festa, se as realidades criadas não têm significado para o encontro com Deus, então Este fica reduzido a um ser longínquo e frio. É nestas realidades que vivemos a transcendência e encontramos o caminho para Deus.

O 31 de Maio é, obrigatoriamente, uma luz e um impulso, quando descobrimos a par e passo que o espírito do 31 de Maio e a campanha se encontram nas duas dimensões, na humana e na divina.

A campanha é uma forma de criar uma rede de vínculos naturais e sobrenaturais

A campanha é uma forma de criar uma rede de vínculos naturais e sobrenaturais que são o pensar, o viver e o amar orgânicos (31 de Maio!). A Campanha é uma forma de fidelidade criadora: Queremos sair para os caminhos do mundo e da Igreja para investir a herança do Pai como o fazem os filhos adultos.

Esses filhos e filhas capazes de administrar algo com responsabilidade própria, que por amor ao pai encontram as melhores maneiras de multiplicar os talentos recebidos.

Assim, também, nesta missão que assumem (31 de Maio!), os missionários estão a contribuir, com maior ou menor consciência, com maior ou menor convicção, para a construção da Família do Pai, chamada a ser coração da Igreja e alma do mundo.

A Mãe ajuda-nos a missionar!

O espírito do 31 de Maio leva-nos aassumir a missão e, duma forma simples e natural surge, então, um novo verbo: missionar!

A força do 31 de Maio, a força da Aliança e do serviço estão em nós e é a sua riqueza espiritual que nos une e nos torna intervenientes na família, na sociedade e no mundo. Sabemos que, como disse o Pe Kentenich, com esta entrega solene aceitamos uma carga que ombros humanos quando entregues a si mesmos não podem suportar. A Mãe ajuda-nos a missionar!

A Mãe Peregrina inunda o mundo com a Sua imagem e dá-lhe oportunidade de educar instrumentos de evangelização. Assim como os santuários são "oficinas" de educação, a Campanha propõe a oração como método pedagógico!

O Santuário é local de encontro com Deus e a Mãe, quando visita, convida ao encontro. Ir ao encontro é missionar!

MISSIONEMOS, com a Mãe Peregrina!

Primeiro Domingo de cada mês, Missa da Mãe Peregrina às 12h

Com Maria, a Mãe Peregrina, voltando ao Santuário tornamos a peregrinação uma oferta de missão. As imagens da Mãe Peregrina ficam no Santuário durante a Missa; depois da Missa voltamos para renovar o compromisso como missionários (é conveniente deixar no acolhimento o nome e número das imagens que são da sua responsabilidade. Rezamos o terço às 11.30h



Zurück/Back: [Seitenanfang / Top] [letzte Seite / last page] [Homepage]

Last Update: 08.05.2003 Mail: Editor /Webmaster
© 2003 Schönstatt-Bewegung in Deutschland, PressOffice Schönstatt, hbre, All rights reserved