Nachrichten - News - Noticias
 published: 2003-04-29

"Conheça o novo Santuário e edifique-o conozco!"

Ideal, historia e missão do novo Santuario "Tabor da Liberdade", Belo Horizonte

El futuro Santuario en Confins, Belo Horizonte, en el domingo de Pascua

The future Shrine in Confins, Belo Horizonte, on Easter Sunday

Das zukünftige Heiligtum von Confins, Belo Horizonte, an Ostern

 

El Santuario en construcción

The Shrine under construction

Das Heiligtum im Bau

 

Vista de Belo Horizonte

View of Belo Horizonte

Ansicht von Belo Horizonte

Fotos: Almeida © 2003

 

BRASIL, Belo Horizonte, Elfrida Almeida. A MTA estabelecerá sua morada em mais um Santuário de Schoenstatt, em terras mineiras. Desta vez, é na capital, em Belo Horizonte. Ou, mais precisamente, na arquidiocese de Belo Horizonte, na cidade de Confins, a 30km do centro de Belo Horizonte! A Família de Schoenstatt dessa arquidiocese que colabora na "construção da esperança", pelo projeto diocesano, convida todos a participarem da realização da esperança há tanto tempo acalentada e, sobretudo, construída por meio de séria aspiração.

O ideal do Santuário: "Tabor da Liberdade" foi definido em 1996, por ocasião da bênção do Santuário-lar, na Casa do Movimento, oficializado por nosso Cardeal Arcebispo, D. Serafim Araújo.

O nosso Estado de Minas Gerais foi, historicamente, o berço do ideal de liberdade, quando o Brasil ainda era uma colônia de Portugal.

O ideal da verdadeira liberdade também sempre foi um grande anseio de nosso Pai e Fundador desde os primórdios do Movimento.

Nosso ideal é ousado

O ideal da liberdade é um ideal muito ousado para as nossas fracas forças. Foi na confiança do "Nada sem Vós e nada sem nós" que o desafio foi aceito pela Família de Schoenstatt, na Arquidiocese de Belo Horizonte.

A missão é sagrada

No "Tabor da Liberdade" a Mãe de Deus terá a sagrada missão de conduzir a todos para a verdadeira liberdade. Ela quer educar filhos de Deus, livres das algemas que os aprisionam às más paixões e aos vícios, para levá-los a se decidirem livremente a cumprir a vontade de Deus.

O "Tabor da Liberdade" deverá ser a "oficina" do novo homem, do homem livre, do herói e do verdadeiro apóstolo da liberdade!

Um pouco de história...

O "sonho" pelo "Tabor da Liberdade" começou a ser alimentado no início dos anos 90. A Mãe de Deus foi escolhendo seus instrumentos, formando-os na pedagogia e plasmando-os na espiritualidade do Pe. José Kentenich. O povo mineiro por tradição traz na alma um profundo sentimento religioso e a piedade mariana. Isso fez com que o Movimento de Schoenstatt, se expandisse rapidamente em nossa Arquidiocese.

A coroação da Rainha da Família confirmou: é hora de mobilizar as forças

Após o grande evento da coroação da Mãe Peregrina em 1999, quando o Ginásio do Mineirinho foi pequeno, para acolher todos que iriam coroar a Mãe de Deus, sentiu-se naquela imensa manifestação de fé que nossa Mãe e Rainha nos mostrava ser esta a hora de mobilizar as forças, na busca de um terreno para edificar seu trono de graças.

Logo após a coroação foi realizada uma novena, estimulando todos os Ramos da Liga e a Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt e, pedindo a intervenção de nossa MTA neste sentido. A novena terminou no dia 8 de dezembro, festa da Imaculada Conceição. A resposta à nossa oração veio rapidamente, pois em janeiro de 2000, recebemos a oferta da doação de um terreno, pelas mãos do Pe. Geraldo Viana da paróquia de São José, em Confins, na grande Belo Horizonte!

Desde 2000 há celebrações no local do Santuário

A partir da escritura do terreno, em agosto de 2000, todos os terceiros domingos de cada mês, foi celebrada uma Santa Missa no terreno, com a participação de numerosos peregrinos.

Em janeiro de 2001, essa terra, que desde a eternidade estava destinada a receber o trono da MTA, recebeu, com solene bênção a ermida de nossa Mãe e Rainha.

Em outubro de 2002, na bênção da pedra fundamental D. Serafim, nosso Cardeal, assim se expressou: "Esta não é uma pedra. É uma semente, é um coração, é fé crescendo a cada momento. Nós também estamos presentes, estamos vivos nesta pedra, assim como uma árvore está viva pelas sementes. Dentro em pouco, este Santuário será uma grande árvore, nascida de todos nós, regada com o esforço, o coração, a alegria e o sacrifício de tantos".

O amor é criativo e edificamos o Santuário de muitos modos

A conquista espiritual foi sendo feita desde muito antes de termos o terrenos e ultimamente ela se manifesta de diversas maneiras.

A Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt, em cada região episcopal, se responsabilizou para conquistar as diversas partes do Santuário. Por ex. uma região ela está conquistando espiritualmente o piso do Santuário. Os zeladores receberam o desenho do piso, para marcar ali suas ofertas ao Capital de Graças, com os seguintes dizeres: "Mãe de Deus, abençoado foi o piso de tua casa em Nazaré, assim como foi o chão que pisaste na terra. Abençoado é o piso dos lares que visitas, abençoados são os corações que habitas. E abençoado será o piso do teu Tabor da Liberdade, Santuário de amor e graças, que em tua honra edificamos".

Um grupo de senhoras fez uma novena, saindo sempre às 5h. da manhã rumo ao local já demarcado para a construção do Santuário, para ali rezar o Rosário. O Ramo das Mães se responsabilizou pela conquista da porta, propondo-se de rezar 60.000 mil ave-marias até o dia 17 de maio próximo. Durante a coleta da Santa Missa, um senhor expressou que trouxe um dinheirinho, para comprar água, mas renunciava para dar esse valor à Mãe de Deus. Assim com gestos grandes ou pequenos, mas com muito amor, cada um vai dando seu tijolinho de construção.

Envie por escrito suas contribuições ao Capital de Graças e sua saudação: taborliberdade@terra.com.br


Zurück/Back: [Seitenanfang / Top] [letzte Seite / last page] [Homepage]

Last Update: 29.04.2003 Mail: Editor /Webmaster
© 2003 Schönstatt-Bewegung in Deutschland, PressOffice Schönstatt, hbre, All rights reserved