Nachrichten - News - Noticias
 published: 2003-03-18

"Paz na terra, pedimos ó Senhor..."

Iniciativas en Curitiba, Londrina, Atibaia, Brasil

Romario de la diocesis de Campo Limpo al Santuario de Atibaia: 4 mil personas rezaron por la paz

Pilgrimage from the diocese of Campo Limpo to the Shrine in Atibaia: 4,000 persons praying for peace

Wallfahrt der Diözese Campo Limpo zum Heiligtum in Atibaia: 4.000 Menschen beten für den Frieden

 

Misa

Mass

Messe

 

Santuario en Atibaia

Shrine in Atibaia

Heiligtum in Atibaia

 

Procesión de la paz con la cruz, la Mater Peregrina, y una bandera blanca

Peace procession with a cross, the Pilgrim Mother, and a big white flag, sign of peace

Friedensprozession mit Kreuz, Pilgernder Gottesmutter und weißer Fahne

 

Cadena de paz, rezando el Padre Nuestro

Human peace chain, praying: Our Father...

Friedenskette: "Vater unser..."

 

Reina de la paz, da nos la paz...

Queen of peace, give us peace...

Königin des Friedens, gib Frieden der Welt....

 

Fotos: Becker © 2003

 

BRASIL, Ir. Márcia Maria e Ir. Alexandra Maria. Neste momento de preocupação internacional, todos sentimos a necessidade de nos dirigirmos à Rainha da Paz e seu Filho, o Príncipe da Paz, para implorar o grande dom da paz. Como realça o Santo Padre, Papa João Paulo II, na Carta Apostólica Rosarium Viginis Marie "as dificuldades que o horizonte mundial apresenta, neste início de novo Milênio, levam-nos a pensar que só uma intervenção do Alto permite esperar num futuro menos sombrio". Atendendo ao pedido do Papa, para que fizéssemos da quarta-feira de cinzas um dia de jejum e oração pela paz, surgiram de nossos Santuários marianos, dedicados à Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt, várias iniciativas.

Nos últimos tempos temos ouvido sempre de novo a voz do Santo Padre, a clamar insistentemente pela paz. Por isso, convoca, especialmente, os católicos a se comprometerem com esta causa.

Curitiba: Chuva torrencial e grande fervor

No Santuário Magnificat – Curitiba / PR este apelo foi atendido com grande fervor como escreve Ir. Maria Fernanda:

"Na quarta feira de cinzas, 05 de março, como resposta ao apelo do Santo Padre o Papa João Paulo II, rezamos o Santo Rosário com o povo que atendeu nosso convite calorosamente. No início da semana colocamos o convite no "mural de recados" e o anunciamos nas Santas Missas para participarem conosco. Era interessante como algumas pessoas, ao se despedirem, diziam: "Irmã até 4ª feira!" Durante todo o dia desta quarta feira de cinzas muita gente veio rezar no Santuário. Uma senhora que estava rezando o Rosário de manhã disse que infelizmente não poderia vir à tarde, mas que também já cumpriu seu dever.

Ás 15h30min rezamos, como de costume em todas as 4ª feiras, a novena da Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt, com o povo e nesta hora já estavam presentes as pessoas que vieram para o Santo Rosário. A novena terminou às 15h45min. e já demos início à reza do Rosário. Houve grande participação. Espalhamos as cadeiras fora do Santuário, para acomodar os que chegavam. Mas, desabou uma chuva torrencial e todos procuraram um lugar dentro do Santuário, junto a mesa da comunhão e no corredor.

Iniciamos pedindo na grande intenção do Santo Padre, pela paz. Lemos o que ele nos escreveu para este dia. Intercalamos os 4 mistérios com cantos. Mesmo com a chuva, durante a reza, iam chegando sempre mais pessoas para rezar.Perto das 17h, a chuva diminuiu e chegaram mais pessoas para a Santa Missa. Fizemos um intervalo para a Santa Missa, faltando os 3 últimos mistérios gloriosos.

Na Celebração da Eucaristia, houve a imposição das cinzas e o sacerdote precisou ir até as pessoas, pois elas não tinham como se locomover. Foi feita uma prece para o Santo Padre e pela paz no Oriente Médio. Durante a Santa Missa, a chuva aumentou tanto com trovões e relâmpagos caindo perto do Santuário, que pareciam os dois poderes em luta, mas, no final estava mais calmo, e a Rainha Magnificat foi a Vencedora. Terminado o Canto final, continuamos com o Santo Rosário. As pessoas participaram com grande fervor. Ao término, saíram contentes e agradecidos por esta oportunidade. Foi bonito ver a devoção, a abertura das pessoas para este apelo do Papa e a concentração do povo, que não queria parar de rezar!!!

No outro dia, muita gente veio ao nosso encontro para comentar sobre o fato. Muitos outros, ainda sentiram por não poder estar aqui. Cremos que esta vivência os marcou de fato."

Londrina: pacientes, funcionarios, Irmãs da Santa Casa de Misericordia e do Hospital Infantil envolvidos

Na Irmandade da Santa Casa de Misericórdia e no Hospital Infantil Sagrada Família em Londrina/PR, todos foram envolvidos nesta atmosfera de oração pela paz: pacientes, funcionários, Irmãs e outros que, com grande fé, aderiram a este convite, conscientes de sua importância. Ir. M. Emília nos relata sobre isso:

"Surgiu entre nós, Irmãs, a idéia de rezarmos o Santo Rosário com os funcionários e doentes em nossos hospitais, na quarta-feira de cinzas, atendendo ao pedido do Santo Padre, o Papa. Foram colocados cartazes na Santa Casa e no Hospital Infantil Sagrada Família, convidando as pessoas e também no final da Santa Missa, durante quatro dias foi anunciado e feito o convite para quem quisesse participar.

Na Santa Casa, o Rosário foi rezado nos seguintes horários: 7h30min (mistérios gozosos), 11h (mistérios da luz), 13h30min, (mistérios dolorosos) e às 17h30min (mistérios gloriosos). O último terço foi rezado no corredor da unidade de internação a pedido das funcionárias do setor e de algumas mães que não poderiam descer para participar na Capela. Participaram os funcionários, crianças internadas e suas mães. Nas celebrações, foi explicado o sentido do dia e o pedido do Santo Padre, o Papa João Paulo II, para que toda a Igreja se una na oração e no jejum, pedindo a paz no mundo. Após a reza dos terços, o Sr. Carlos, Diretor do Hospital Infantil que é Ministro Extraordinário da Eucaristia, leu o Evangelho do dia e deu uma breve explicação sobre as três características da quaresma: oração, o jejum e dar esmolas. Em seguida, fez a imposição das cinzas que foram bentas pelo sacerdote, durante a Santa Missa na Santa Casa.

Um fato comovente ocorreu no Hospital Infantil: uma criança de sete anos, Mateus, necessitava de ser internado neste dia, pois estava com meningite. Foi difícil convencê-lo, pois queria participar na Santa Missa à noite na Paróquia para receber as Cinzas. Sua mãe solicitou a presença da Irmã em seu quarto e expôs o problema, pedindo ajuda para atender ao pedido de seu filho. A Irmã logo os tranqüilizou, dizendo que haveria a celebração no hospital e que poderia receber as cinzas. Com muita alegria, Mateus, mesmo estando fraco, participou em parte da oração em comum, mas teve que se retirar e o ministro foi até seu quarto, atender o seu pedido. Percebia-se a grande alegria e piedade da criança, durante a oração e na recepção das Cinzas.

Um grupo de funcionários e professores, de nossa Escola de Enfermagem, foi responsável pelo primeiro terço (mistérios gozosos) recitado no Santuário da Esmagadora da Serpente.

Os funcionários, em geral, estavam, conscientes da importância da oração.

Embora muitos não pudessem participar, formou-se um clima profundo de oração.

Assim passamos o dia em oração e trabalho muito intenso, mas unidos a toda Santa Igreja."

Londrina, Santuario: terço diario pela paz no mundo

No Santuário da Esmagadora da Serpente – Londrina/PR as diversas pessoas que o visitam diariamente tiveram a oportunidade de participar deste dia e se unir a esta intenção. Ir. M. Fabiana escreve:

"Atendendo ao apelo do Santo Padre, em que ele convoca todos os católicos a rezarem pela paz, nos reunimos no dia 5 de março nossas orações e suplicar ao Deus Trino e à nossa Mãe e Rainha Três Vezes Admirável de Schoenstatt a paz tão almejada pelas nações, em especial no Oriente Médio. Rezamos o Rosário em comunidade e com as pessoas que freqüentam diariamente o Santuário, em alguns horários desta quarta-feira de cinzas: às 8 h, 9h, 11h, 15h e às 17h30min.

Neste ano dedicado ao Rosário, a pastoral do Santuário reza diariamente o terço, às 17h30min. Essa recitação se estenderá até o mês de outubro de 2003, como súplica pela paz no mundo, pelos 25 anos de Pontificado do Papa João Paulo II, como também pelos 50 anos da Ordenação sacerdotal de Dom Albano Cavalin, Arcebispo de Londrina.

O Santuário Tabor da Esmagadora da Serpente recebe, diariamente, cerca de 500 pessoas, que vêm recorrer à intercessão da Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt. Com esta difusão da reza do Santo Rosário, muitas pessoas podem participar e ajudar com suas orações e sacrifícios a suplicar pela paz no mundo."

Atibaia: terço a cada meia hora

Como em muitos lugares, também no Centro Schoenstatt-Tabor em Atibaia/SP, esse dia foi marcado pelo jejum, oração e reparação.

Na adoração diária ao Santíssimo Sacramento, realizada no Santuário, a cada meia hora, uma Irmã cuidou de recitar o terço, em particular e com grupos que chegaram, e à noite, como comunidade, nos reunimos em nossa Capela para rezar os mistérios dolorosos. Assim, durante todo o dia, o Rosário foi recitado implorando a paz, por intercessão de Maria.

Atibaia: Romaria de Campo Limpo - dia de súplica e oração pela paz

No domingo, por ocasião da Romaria Diocesana de Campo Limpo/SP, aproveitando o grande número de romeiros (76 ônubus) que visitaram o Santuário, fizemos novamente um dia de súplica e oração pela paz.

Iniciando a programação do dia, uma Irmã procurou conscientizá-los da situação atual do mundo, fazendo-os refletir sobre o verdadeiro sentido da paz. Ela deve partir do próprio coração. Convidou-os a olhar para dentro de si, num instante de silêncio, e descobrir o que nos impede de viver a paz: alguém que não consigo perdoar, às vezes dentro de nossa própria casa, uma mágoa que trago no coração, sentimentos de vingança, etc... Em seguida, pediu que cada um, simbolicamente, enchesse suas mãos com ofertas de paz, para serem depositadas no Santuário.

Rezando com fé e confiança nas intenções de toda a humanidade.

Com a Cruz, a imagem da Mãe Peregrina e uma grande bandeira branca, seguimos em romaria ao Santuário e lá saudamos a Jesus Eucarístico, como o Príncipe da Paz.

Depois de entregar as ofertas de paz, todos se deram as mãos e, formando uma grande corrente, cantamos o Pai Nosso. Cerca de 4 mil pessoas se encontravam ali, trazendo seus pedidos e rezando com fé e confiança nas intenções de toda a humanidade.

Foi um momento emocionante, e pudemos ver estampado, no rosto das pessoas presentes, o anseio pela paz que cada um traz em seu coração.

Além disso, numa pequena reflexão sobre o Ano Vocacional, a Irmã esclareceu que lançar as redes em águas mais profundas é deixar de pensar que o mundo só será melhor quando os governantes forem melhores, quando os outros forem melhores. O mundo será melhor quando eu for melhor, quando eu rezar mais, quando acreditar que a paz é possível. É preciso agir para que ela aconteça, para dar testemunho dela, pois assim estaremos ajudando a transformar o mundo.

À tarde, tivemos a solene recitação do terço. Convidamos a todos para tomarem nas mãos esta arma poderosa, não só naquele momento, mas sim em todas lutas e batalhas do dia-a-dia. Ele nos ajudará a construir a paz, como nos recomenda o Santo Padre, o Papa, neste ano do Rosário: "Não se pode recitar o Rosário sem se sentir chamado a um precioso compromisso de serviço à paz." (L’osservatore Romano, nº 7)

Na Santa Missa, no ofertório e na ação de graças, fizemos uma alusão à paz.

Foi um dia calmo e tranqüilo, mesmo com o grande número de pessoas. Isso contribuiu para uma atmosfera de profunda oração e conscientização da necessidade de se construir a paz, dentro e fora de nós. Confiamos que as sementes lançadas neste dia produzam frutos de paz e esperança.



Zurück/Back: [Seitenanfang / Top] [letzte Seite / last page] [Homepage]

Last Update: 18.03.2003 Mail: Editor /Webmaster
© 2003 Schönstatt-Bewegung in Deutschland, PressOffice Schönstatt, hbre, All rights reserved