Nachrichten - News - Noticias
 published: 2003-02-11

Em busca de uma melhor comunicação

Mães de Schoenstatt - diocese Treves / Casa Sonnenau - Schoenstatt

 
Participantes de la jornada sobre comunicación, en Sonnenau
Participants of the workshop on communication in House Sonnenau
Teilnehmerinnen des Seminars zur besseren Kommunikation in Haus Sonnenau
 
 
Tiempo para escuchar, para dialogar...
Time to listen, time to talk....
Zeit zum Zuhören, zum Miteinander-Reden...
 
 
Interesante: Jesús como comunicator
Interesting perspecitive. Jesus as master communicator
Interessante Perspektive: Jesus als Meister-Komunikator
 
 
Hna Rosequiel trabajando en el articulo
Sr. Rosequiel working on the article
Sr. Rosequiel bei der Arbeit am Artikel
 
Fotos: POS, Brehm © 2003  

SCHOENSTATT, Ir. M. Rosequiel Favero. A comunicação interpessoal hoje - apesar de todo progresso das tecnologias de informação - significa um verdadeiro desafio para a vida em família. O ramo das Mães de Schoenstatt da diocese de Treves aceita o desafio de procurar uma resposta a partir da espiritualidade de Schoenstatt e promove uma série de encontros sobre o tema da comunicação.

"Quem não se comunica, se complica", diz um antigo ditado. E quando o problema de comunicação afeta a vida familiar, as conseqüências podem ser desastrosas. Pesquisas sobre a ‘comunicação em família’ alertam que muitos casais em U.S.A. com mais de cinco anos de casamento dedicam em média 17 minutos por semana ao diálogo, enquanto os alemães, da parte sua, dedicam ao diálogo com o cônjuge cerca 30 minutos durante a semana. Diante desta situação, qual resposta Schoenstatt pode dar? Tentando responder esta pergunta, o Ramo das Mães de Schoenstatt da diocese de Treves está promovendo durante este ano na casa Sonnenau em Schoenstatt uma série de encontros para mulheres de 25 a 50 anos dedicados ao tema: ‘em busca de uma melhor comunicação’.

Tempo para escutar o outro: eis a palavra-chave!

"O problema é que na correria do dia-a-dia se dedica pouco tempo à relação mútua, ao diálogo", pensa uma das participantes. Uma outra afirma "não adianta nada conhecer as regras para uma boa comunicação. O importante é educar uma atitude fundamental que respeite e valorize o outro, assim como ele é".

Tempo para escutar o que o outro diz! Tempo e disponibilidade para ouvir parecem ser as palavras mágicas no mundo da comunicação interpessoal. Num mundo onde as tecnologias da comunicação conhecem um progresso jamais visto, mais do que nunca as pessoas precisam reaprender a comunicar-se. "O primeiro passo é a disponibilidade a escutar", explica Ir M Anne-Meike Brück, responsável pelo encontro. "Escutar é renunciar a um pouco do próprio tempo para presenteá-lo ao outro. É um ato de amor".

Jesus Cristo: mestre da comunicação

Para as participantes do primeiro encontro - sabado, 8 de fevereiro - a grande descoberta foi reconhecer em Jesus Cristo um mestre na arte da comunicação. Em verdade, nos documentos da Igreja dedicados à comunicação social, Jesus é chamado o ‘perfeito comunicador’. Pela sua encarnação, Ele se tornou um de nós, próximo às pessoas, as escutou ‘com o coração’ e presenteou-lhes não somente um pouco do seu tempo, mas a sua própria vida. E para que aprendêssemos a sua forma de comunicação e encontrássemos as forças para dedicarnos aos outros Ele nos deixou o sacramento da Eucaristia. Assim a comunhão com Deus se torna a fonte e força para a comunhão com os homens.

"A atmosfera que nos falta para uma boa comunicação"

Por isso se torna claro que na busca de uma melhor comunicação, o caminho passa necessariamente pela relação com Deus - Aquele que está sempre à disposição para escutar! Esse caminho é o tema do próssimo encontro: ‘passo per passo - oração na presença de Deus’, no dia 15 de março próssimo. No final do encontro algumas das participantes não escondem a satisfação pela atmosfera de acolhimento experimentada. "Uma tal atmosfera proporcionou aquela abertura uma com a outra que nos falta no dia-a-dia para uma boa comunicação".

Web (alemão): www.schoenstattbewegung-frauen-und-muetter.de

 



Zurück/Back: [Seitenanfang / Top] [letzte Seite / last page] [Homepage]

Last Update: 11.02.2003 Mail: Editor /Webmaster
© 2003 Schönstatt-Bewegung in Deutschland, PressOffice Schönstatt, hbre, All rights reserved