Nachrichten - News - Noticias
 published: 2003-02-07

Verdadeira escola de Nossa Senhora

Símbolo del Colégio de Santa Maria, Portugal

 
Logotípo del Colegio Santa Maria
Logo of the Saint Mary's School
Logo des Colegio Santa Maria (Marienschule)
 
Foto: Sobral © 2003  

PORTUGAL, P. Francisco C. Sobral. "Pedi aos vossos pais e educadores que vos metam (sic) na escola de Nossa Senhora.." Esta frase foi pronunciada por João Paulo II, durante a homilia de 13 de Maio de 2000, data da beatificação de Jacinta e Francisco Marto, em Fátima. A nós ("Associação 31 de Maio"), que poucas semanas antes tínhamos assumido a responsabilidade de orientar o Colégio, que até aí havia sido das Irmãs Oblatas, aquelas palavras tocaram no fundo do coração. E nunca mais as esquecemos. Sentimo-nos, nesse momento, confirmados no sonho de fazer crescer uma escola que fosse toda de Nossa Senhora, toda de Maria: no esforço e na entrega total, nas atitudes educativas, na forma de olhar para Jesus e de viver a fé, na alegria, no carinho, no espírito de família que aí queríamos cultivar.

Estamos a iniciar o segundo período do terceiro ano lectivo. Desde este ano, a nossa escola chama-se Colégio de Santa Maria, e o novo logotipo, que já enfeitava muitas das camisolas dos alunos, os dossiers e o papel timbrado, brilha finalmente sobre a porta de entrada.

Que significa este símbolo?

Vemos primeiro o recorte de duas pessoas, uma mãe e uma criança, Maria com Jesus nos braços. Com cada um dos nossos alunos, com cada um de nós nos braços. Ela é a Mãe, a Rainha, a Educadora no Colégio. A imagem irradia carinho, acolhimento, serenidade, confiança. Olhando para Ela, sentimo-nos desafiados a dar também o melhor de nós próprios, em cada dia, a toda a hora. A guardar cada aluno no nosso coração, como Maria.

À volta das figuras, envolvendo-as e protegendo-as, vemos a silhueta de uma casa, o lar que desejamos que o Colégio seja para os alunos e seus pais, para os professores e para todos os que nele trabalham. Um lugar onde é bom estar, onde todos os dias entramos com alegria, para dar e receber, para crescer e aprender, uns com os outros, qualquer que seja a nossa idade.

A silhueta lembra-nos também uma outra casa: o Santuário de Nossa Senhora de Schoenstatt, onde num já longínquo 18 de Outubro de 1914 alguns rapazes e um sacerdote - o P. José Kentenich - se comprometeram com Maria, Mãe de Jesus, a serem santos e lhe pediam a Ela que fosse a sua educadora. A silhueta do Santuário lembra-nos que não queremos formar no Colégio apenas pessoas inteligentes e bem preparadas para futuros estudos ou para a vida profissional, mas que visamos educar cristãos convictos e empenhados na construção de um mundo novo, mais de Deus e mais humano. E que sabemos que, para isso, a ligação ao Santuário de Schoenstatt - verdadeira escola de Nossa Senhora - é uma fonte inestimável de graças e bênçãos.

Fuente: Página Web de Schoenstatt, Portugal


Zurück/Back: [Seitenanfang / Top] [letzte Seite / last page] [Homepage]

Last Update: 07.02.2003 Mail: Editor /Webmaster
© 2003 Schönstatt-Bewegung in Deutschland, PressOffice Schönstatt, hbre, All rights reserved