Nachrichten - News - Noticias

Romaria da Esperança

Romaria da Campanha da Mãe Peregrina para Aparecida, 23 de novembro de 2002

Santuário Mariano Nacional do Brasil, Nossa Senhora Aparecida
National Shrine of Brazil, Nossa Senhora Aparecida
Nationales Marienheiligtum Brasiliens, Nossa Senhora Aparecida
Romaria da Campanha da Mãe Peregrina para Aparecida, 23 de novembro de 2002
Pilgrimage of the Schoenstatt Rosary Campaign to Aparecida, November 23, 2002
Wallfahrt der Kampagne der Pilgernden Gottesmutter nach Aparecida, 23. November 2002
Dom Nelson Westrupp, Bispo da Diocese de São José dos Campos
Bishop Nelson Westrupp of São José dos Campos
Bischof Nelson Westrupp, Diözese São José dos Campos
Imagens da Mãe Peregrina
The pilgrims brought their pictures of the Pilgrim Mother
Die Pilger brachten ihre Bilder der Pilgernden Gottesmutter mit
Caminhada da Esperança
Way of Hope
Hoffnungsweg
Identificados pelas camisetas com a estampa da Mãe e Rainha
Many of the pilgrims wore T-Shirts with the picture of the Blessed Mother
Viele trufen T-Shirts mit dem Bild der Gottesmutter von Schönstatt
Fotos: Becker © 2002

BRASIL, Atibaia, Ir. Márcia Maria e Ir. Alexandra Maria. Desde o início do ano a peregrinação ao Santuário Mariano Nacional do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, já fora programada pelas Irmãs da Romaria e da Campanha da Mãe Peregrina, atendendo ao pedido dos romeiros e dos coordenadores e zeladores da Mãe Peregrina. A romaria foi bastante divulgada durante o ano, em nosso Centro, junto ao Santuário da Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt em Atibaia e nos encontros de formação para coordenadores e zeladores das Imagens Peregrinas. Os próprios coordenadores e zeladores foram os grandes organizadores deste evento.

Por ser um ano de eleições, esta peregrinação ao Santuário Nacional, teve como objetivo consagrar o Brasil e seus novos governantes à Nossa Senhora Aparecida, bem como rezar por todas as famílias brasileiras. Por esse motivo, ela recebeu o nome de "Romaria da Esperança, por uma terra sem males".

O Brasil é uma terra de esperança, como expressa o verde de nossa bandeira. Esta esperança deve animar a vida e a luta de nossos brasileiros. Neste sentido, como peregrinos da esperança, fomos depor nossa súplica aos pés de Nossa Senhora Aparecida.

Identificados pela Imagem da Mãe Peregrina

Reuniram-se em Aparecida, neste dia, romeiros de diversas cidades dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Paraná e Espírito Santo. De longe já nos identificávamos pela Imagem Peregrina que cada zelador levou, pelas camisetas com a estampa da Mãe e Rainha e pelas bandeirinhas de cor verde e amarela. Calcula-se que aproximadamente 25 mil pessoas participaram deste dia.

Às 8h teve início a Santa Missa, na Basílica Nova, transmitida ao vivo pela Rede Vida. Neste dia os coordenadores e auxiliares das Missões Populares Redentoristas também tinham sua romaria anual. A Celebração da Eucaristia foi presidida por Dom Nelson Westrupp, Bispo da Diocese de São José dos Campos, com a presença de mais ou menos 25 sacerdotes, dentre eles, padres que acolheram as missões populares em suas paróquias e outros que acompanhavam as famílias que recebem a Mãe Peregrina em seus lares.

O Coral "Lysanias de Oliveira Campos" de Araraquara abrilhantou a Santa Missa, com cantos bem populares, de modo que todos puderam acompanhar.

Um Mar de Imagens da Mãe Peregrina

No hino de louvor, Pe. Ronei, animador da Celebração, convidou-nos a louvar e agradecer a Deus por todos os prodígios realizados nas famílias, por estes dois meios de evangelização: a visita da Mãe Peregrina e as santas Missões redentoristas.

A Bíblia foi solenemente trazida ao altar por nossas juvenistas, enquanto em cada corredor eram trazidos por famílias estandartes com o tema do encontro dos coordenadores e auxiliares das missões populares.

Dom Nelson Westrupp iniciou sua homilia, saudando os Missionários Redentoristas, as Irmãs de Maria de Schoenstatt e as famílias presentes. No momento em que ele solicitou que erguessem as imagens, um mar de peregrinas se manifestou na grande assembléia.

Em seguida o Sr. Bispo reforçou o sentido de nossa Romaria, salientando que as famílias que ali se encontravam aos pés de Nossa Senhora Aparecida, rezavam por nossa Pátria e seus governantes, para que unam suas forças e assumam o compromisso público da promoção humana integral, dirijam e governem nossa Pátria segundo os princípios éticos e os valores cristãos, visando sempre o bem- estar dos cidadãos, para a defesa da vida e da família. Ressaltou também a importância de nossa colaboração, para que, fazendo cada um a sua parte , unidos possamos, construir um novo Brasil, uma verdadeira "terra sem males". E esta transformação, rumo à terra sem males, exige a capacidade de doação e generosidade, o saber gastar a vida a serviço de Deus e dos irmãos.

Evangelizando com Maria

No final ele exaltou Nossa Senhora, como aquela que colocando sua esperança em Deus, tornou-se a esperança de todos os fiéis, pois socorre a todos os que desesperam, acolhendo, restaurando e consolando os que nela se refugiam. Deu-nos a tarefa de, com a Mãe Peregrina, viver, anunciar e testemunhar a santidade, dando a razão de nossa esperança a todo aquele que a pedir. "Evangelizando com Maria", afirmou o Sr. Bispo, queremos selar uma Aliança de Amor. Concluindo citou o Capital de graças e as três Graças de romaria.

Na Ação de graças, acolhemos a Imagem de Nossa Senhora Aparecida, acompanhada das bandeiras do Brasil, do Papa e dos estados brasileiros. Em seguida, o Missionário Redentorista que trazia a imagem, rezou a costumeira oração de consagração a Nossa Senhora Aparecida. Com isso encerrou-se esta grande e bela celebração.

Caminhada da Esperança

Às 13h, como planejado, iniciamos a nossa CAMINHADA DA ESPERANÇA, rezando nas intenções de nossa Pátria. Como peregrinos de Maria nos colocamos a caminho da Basílica Antiga, rezando os mistérios da luz.Um grande número de pessoas participaram desta caminhada, com muita fé e devoção, preenchendo toda a passarela. Era uma comovente imagem de fé, de esperança e amor.

Chegando à Basílica Velha fizemos a Consagração do Brasil a Nossa Senhora Aparecida e recebemos a bênção do Santíssimo Sacramento .O Coral "Lysanias de Oliveira Campos" nos acompanhou com seus belos cantos e no final cantou um hino especial que se chamava "Despedida do Santuário". Com a bênção de Jesus e de nossa Senhora Aparecida retornamos aos nossos lares, com novas forças, alegria e maior esperança. Agora cabe a nós continuar nossas orações, para que as sementes lançadas neste dia frutifiquem no solo brasileiro, sobretudo no coração de nossos governantes e em nossos próprios corações.



Zurück/Back: [Seitenanfang / Top] [letzte Seite / last page] [Homepage]

Last Update: 07.12.2002 0:00 Mail: Editor /Webmaster
© 2001 Schönstatt-Bewegung in Deutschland, PressOffice Schönstatt, hbre, All rights reserved