Nachrichten - News - Noticias

Comunidade Portuguesa da Cidade do Cabo acolhe a Mãe Peregrina

Pontos culminantes da Campanha da Mãe Peregrina na comunidade portuguesana Cidade de Cabo

Padre Antonio Maria Borges con su Peregrina - iniciador de la Campaña de la Virgen Peregrina en la comunidad portuguesa en Ciudad de Cabo.
Father Antonio Maria Borges with his Pilgrim MTA,initiator of the Schoenstatt Rosary Campaign in the Portuguese Community of Cape Town
P. Antonio Maria Borges mit seiner Pilgernden Gottesmutter - Initiator der Kampagne der Pilgernden Gottesmutter in der portugiesischen Gemeinde in Kapstadt
Foto: Maria Mãe, São Paulo
Un rosario y un gran imagen de la MTA para la peregrinación de los Portugueses
A rosary and a big picture of the MTA for the pilgrimage of the Portuguese
Ein großer Rosenkranz und ein Bild der MTA für die Wallfahrt der Portugiesen
Misa de Pentecostés
Pentecost Mass
Pfingstmesse
Flores y colores...
Flowers and colors...
Blumen und Farben...
Foto: Sr. M. Kathleen © 2002

ÁFRICA DO SUL – Irmã M. Kathleen. A África do Sul é um país no qual, pessoas de diferentes nacionalidades, tem encontrado um lugar para morar. A comunidade portuguesa na Cidade do Cabo "pegou fogo" pela Mãe Peregrina. Em 17 de novembro, muitos deles foram ao Santuário na Cidade do Cabo meditar os Mistérios de Luz e serem apresentados ao Ano do Rosário.

Como tudo começou? No início do ano de 2002, um grupo de Padres de Schoenstatt, de diversos países foram à África do Sul para um terciado. Padre Benito Schneider e Padre Antonio Maria Borges, do Brasil, estavam entre eles. Estes dois padres também celebraram a Santa Missa para a comunidade portuguesa numa das paróquias da Cidade do Cabo.

Eles entraram na igreja em procissão carregando uma imagem da Mãe Peregrina que foi colocada num lugar de destaque no altar. Padre Antônio Maria é um cantor famoso e sua contribuição fez a Celebração Eucarística muito especial. Durante o sermão, ele referiu-se à Nossa Senhora como a Mãe Peregrina e, no final da Santa Missa, Padre Benito, que é responsável pela Campanha da Mãe Peregrina no Brasil, falou longamente sobre o assunto. A partir daquele dia, muitos grupos tem sido formados, ao redor da Mãe Peregrina.

Primeira Peregrinação Portuguesa ao Santuário de Contancia.

Em outubro, o povo português foi pela primeira vez, como comunidade cultural, em peregrinação à Schoenstatt, Constancia. Nós tínhamos uma enorme Mãe Peregrina feita para o dia. Esta imagem tem sido usada para outras ocasiões.

O padre português que veio com os peregrinos, não pode expressar completamente a alegria e a gratidão das pessoas por terem ido àquele lugar de graças. O Rosário foi meditado antes da Santa Missa e as pessoas permaneceram até o final da tarde para suas orações particulares. Eles desfrutaram do "belíssimo lugar", que realmente o era naquele glorioso dia de primavera.

Experiência de Pentecostes

Irmã Kathleen que está trabalhando com a comunidade portuguesa, divide sua experiência: A comunidade portuguesa valoriza as tradições e costumes religiosos de seu país. Em Pentecoste, a comunidade portuguesa celebrou a vinda do Espírito Santo. O pátio ao redor da igreja estava belissimamente decorado e as flores na igreja estavam magníficas. Existiam pelo menos centenas de antúrios vermelhos misturados com crisântemos brancos. Em cada arranjo, uma belíssima pomba feita de penas brancas, lembrando o símbolo do Espírito Santo.

A celebração começou com uma procissão em volta do terreno da escola. Com hinos e orações, nós pedimos que o Espírito Santo viesse até nós. A cultura do povo estava profundamente incorporada em sua religiosidade. Muitas crianças usaram seus trajes típicos, enquanto os adultos, homens e mulheres, estavam orgulhosos de sua identidade.A insígnia real foi carregada em procissão.

Morando numa sociedade onde a violência, crimes e dependência de drogas são experiências diárias, eu pensei que estava numa ilha. A comunidade portuguesa se mantém muito unida e celebra suas festas quando elas ocorrem. Eles têm com certeza um profundo e generoso amor por Deus, por Jesus Cristo e por Nossa Senhora. Com um profundo espírito de criança, eles esperam tudo de Deus, enquanto sua confiança em Nossa Senhora pode somente ser admirada.

Eu poderia pensar quanto potencial cabe dentro desta comunidade para a espiritualidade de Schoenstatt, a aliança de amor e sua realização.

Um rosário feito de rolhas

Em setembro, a comunidade portuguesa celebrou o começo da temporada de pesca na África do Sul. À beira-mar, na Cidade do Cabo, uma enorme tenda foi armada para receber todos os eventos que lá tiveram lugar, fossem eles sociais ou religiosos. Na manhã de domingo a Santa Missa foi celebrada e os barcos foram abençoados. Mais uma vez, a procissão do rosário através das ruas precedeu a Santa Missa. O Arcebispo Lawrence Henry, Arcebispo da Cidade do Cabo, esteve à frente da procissão e duas bóias foram carregadas na procissão, uma com São Pedro, o pescador e a outra levando a imagem de Nossa Senhora de Fátima. Um grupo de homens carregou um enorme rosário feito de rolhas com uma rede de pesca, junto. Depois, foi celebrada a Santa Missa, e após esta, os barcos foram abençoados e dois deles foi concedida honraria de carregar as duas bóias com São Pedro e Nossa Senhora ao redor do porto e um pouco em direção ao mar aberto.

Mistérios da Luz com o Santo Papa.

Em 17 de novembro de 2002, membros da Campanha da Mãe Peregrina foram à Schoenstatt, Constância (Cidade do Cabo), para serem apresentadas ao "Ano do Rosário". As pessoas reuniram-se em torno do Santuário num glorioso dia de verão. Um altar foi construído fora do Santuário com uma enorme réplica da Mãe Peregrina decorada com flores e com um enorme terço. A celebração consistiu de textos da Carta Apostólica de nosso Santo Papa, após os quais, os mistérios luminosos (os "mistérios de luz") foram meditados por um diácono e recitados pelas pessoas. Através de uma fita gravada, nós pudemos ouvir o Santo papa rezar o primeiro Pai Nosso e as Três Ave-Marias em Latim. Em seguida, nós continuamos com nossa própria celebração.

Cada mistério foi apresentado com uma leitura da Sagrada Escritura, uma meditação sôbre o que foi lido, e a aplicação prática na vida diária. Foi dado tempo para refletir e cantar hinos entre os mistérios. Após a devoção e a benção, as imagens da Mãe Peregrina foram abençoadas e distribuídas aos Santuários. Cada um sentiu-se "em casa" com Nossa Senhora e estavam felizes em serem "mandados" neste nosso mundo necessitado como mensageiros e apóstolos da paz e do amor.

Traduccão: Selma Cammarota, São Paulo, Brasil



Zurück/Back: [Seitenanfang / Top] [letzte Seite / last page] [Homepage]

Last Update: 26.11.2002 14:01 Mail: Editor /Webmaster
© 2001 Schönstatt-Bewegung in Deutschland, PressOffice Schönstatt, hbre, All rights reserved