Nachrichten - News - Noticias

Uma pérola de Nossa Senhora

Jubileu de 30 anos do Santuário da Permanente Presença do Pai em Atibaia/SP – Brasil e a Romaria diocesana de Bragança Paulista

Santuario en Atibaia con peregrinos
Shrine in Atibaia with pilgrims - a picture to be seen each Sunday
Heiligtum in Atibaia mit Pilgern - so sieht das hier jeden Sonntag aus
Agradecimiento para 30 años de gracias desde el Santuario
Giving thanks for 30 years of graces flowing from the Shrine
Dank für 30 Jahre Heiligtum
Samtuario en Atibaia con decoración de jubileo
Shrine in Atibaia with jubilee decoration
Heiligtum in Atibaia im Jubiläumsschmuck
Fotos: Becker © 2002

BRASIL, Atibaia, Irmã Márcia Maria. O Jubileu de Pérola do Santuário da Permanente Presença do Pai em Atibaia foi celebrado no mês de setembro: com o Movimento de Schoenstatt no dia 14 de setembro, com mais de 4000 peregrinos no dia 15 e com o impressionante número de 11000 peregrinos no dia 22 de setembro, os quais vieram com a romaria anual da Diocese de Bragança Paulista. O símbolo da Pérola – associado com o Jubileu de Pérola, o 30º Aniversário – tornou-se especial durante o tempo de preparação para esta festa.

Durante estes 30 anos, milhares de peregrinos acorreram a esta fonte de graças e puderam experimentar a permanente presença de Deus Pai que torna o nosso pequeno Santuário um lugar sagrado onde o céu toca a terra.

Uma pequena pérola como símbolo das graças recebidas pelas mãos de Maria

Desde o início deste ano tem sido feito um bonito trabalho de divulgação do Jubileu de Pérola com todos os romeiros que visitam o Santuário. Isto se tornou concreto no símbolo da pérola. Uma das Irmãs da Romaria, atendendo a um pequeno grupo de romeiros e lhes explicando a história do nascimento da pérola, teve a idéia de presentear-lhes após a palestra uma pérola (que na verdade era uma conta de terço) para que eles a levassem ao Santuário e oferecessem à Mãe de Deus. Chegando lá, aconteceu o inesperado: ninguém queria dispor daquela simples pérola de Nossa Senhora! Vendo que eles tiveram grande abertura e entenderam o significado deste pequeno símbolo, as Irmãs da Romaria se perguntaram se não seria possível presentear cada romeiro com uma pérola. Porém, diante do grande número de pessoas que aqui chegam a cada fim de semana houve um pouco de receio, pois seriam necessárias milhares e milhares de pérolas! Mas, após muitas reflexões chegaram a conclusão de que valeria a pena causar esta alegria ao nosso povo que via representada no símbolo da pequena pérola a graça que almejavam receber das mãos maternais de Maria.

No começo era distribuída apenas a pérola, o que causava grande tumulto. Ninguém queria ficar sem uma pérola para levar para sua casa, sem contar aqueles que pediam para levar para os familiares, vizinhos, amigos... Como isto não era possível, surgiu a idéia de entregar para cada coordenadora de ônibus um bloquinho com tickets de ‘vale-pérola´ que ela deveria distribuir para cada pessoa de seu ônibus e, para aquelas pessoas que gostariam de levar mais pérolas, também havia lembrancinhas que podiam ser adquiridas, da qual fazia parte uma conchinha, uma medalhinha da MTA e um cartãozinho no qual estava escrito a história do nascimento da pérola.

O que a pérola significa: cada dor é transformada em graça

Assim em cada romaria sempre de novo se contava a seguinte história:

"Sabemos que as pérolas são formadas pelas ostras. Uma ostra, ao alimentar-se, abre as duas conchas que a formam para assim poder absorver os diversos bichinhos e vegetais. Ao sentir a presença do alimento, a ostra fecha as duas conchas que a formam e começa a digerir o alimento.

Mas há ocasiões em que não apenas os alimentos entram dentro da ostra, senão que também pedrinhas. Mas estas não conseguem ser digeridas pelas ostras e acabam ferindo o pequeno molusco dentro das conchas. Como uma proteção, a concha produz uma substância sólida para construir sua concha defensiva, rugosa por fora e bem lisa por dentro. Ela então utiliza esta mesma substância para envolver este pequeno grão de areia ou pedrinha que a fere, formando dela uma pérola.

Assim podemos dizer que a pérola é a resposta que a ostra dá para a pedra que a feria e incomodava. É a sua resposta ao sofrimento.

Todos nós também possuímos pedras, pedrinhas ou até mesmo pedras muito grandes em nosso coração e em nossas vidas. Elas nos ferem, magoam, machucam e fazem sofrer. Mas hoje, nós queremos ofertar estas pedras para Maria, em seu Santuário de graças, com o pedido de que ela nos ajude a envolver estas pedras de amor, de paciência, de fé, de esperança, de paz... de tal modo que não saiamos mais daqui com pedras no coração senão com pérolas."

Terminada a palestra, a Irmã indicava aos romeiros o lugar onde deveriam entregar o ticket e retirar a pérola junto com um cartãozinho e os seguintes dizeres: "Visitei o Santuário da Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt em seu Jubileu de Pérola".

14 de Setembro: Agradecimento pelos 30 anos de graças

Durante o mês de setembro houve grandes comemorações em torno do Jubileu. No dia 14 a Família de Schoenstatt de Atibaia celebrou sua festa junto ao Santuário Jubilar.Os membros das diversas comunidades da Liga de Schoenstatt e da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt, das cinco paróquias da cidade, preparam este dia com muito Capital de Graças. E todos participaram bem ativamente deste momento de graças. Para mais honrar a nossa querida Mãe, uniram-se à nossa celebração, os Coordenadores da Campanha da Mãe Peregrina, vindos de diversos estados e cidades para dias de formação. A celebração teve seu inicio às 17h, na tenda dos romeiros, com a santa missa presidida por Padre Reni da Liga dos Sacerdote de Schoenstatt e capelão militar em São Paulo. Este foi um momento de louvor e gratidão por tudo o que o bom Deus e a Mãe de Deus aqui operaram nestes 30 anos abençoados.

Para homenagear o Santuário jubilar, todos os Ramos de Schoenstatt de Atibaia hastearam solenemente suas bandeiras e a Campanha da Mãe Peregrina honrou este momento com a entrada da Imagem Peregrina Auxiliar. Foi um momento de muita emoção, sentimento de gratidão e alegria, perpassado por um forte elo de unidade.

No momento do ofertório, com a apresentação da Cruz e do Santuário,foi lembrado o inicio de Schoenstatt no Brasil, com as doze Irmãs Pioneiras e mormente a chegada das Irmãs em Atibaia, à 15 de agosto de 1971.

15 de Setembro: 4000 peregrinos para celebrar o Jubileu do Santuário

No domingo dia 15 foi a vez dos romeiros. Cerca de 4 mil pessoas estiveram presentes e participaram com grande entusiasmo da programação que estava voltada para o aniversário do Santuário. A parte da manhã iniciou com a bênção do Santíssimo na frente do Santuário e logo após na Tenda foi apresentado um pequeno histórico contando o surgimento do Santuário aqui em Atibaia, desde a procura do terreno até a sua conquista e construção.

A Santa Missa celebrada pelo Pe. Eugênio, Pároco da Igreja Matriz de Atibaia, foi configurada solenemente com entrada da Bíblia feita por um grupo de crianças da cidade de Sorocaba, procissão das oferendas e uma bonita ação de graças onde jovens vocacionadas, através de uma coreografia mostravam o nascimento da pérola. Em sua homilia Pe. Eugênio reforçou o sentido da pérola, aplicando na vida prática e assim toda a Santa Missa esteve sob o sinal da pequena pérola que a Mãe de Deus quer distribuir em seu Santuário Jubilar.

22 de Setembro: 110 ônibus eram esperados para a peregrinação diocesana de Bragança Paulista...

No domingo 22 de setembro as comemorações tiveram continuidade. Para este dia estava marcada a Romaria Diocesana de Bragança Paulista. Eram esperados 110 ônibus e como no dia anterior ameaçava chuva, começamos a rezar pedindo à Mãe de Deus que nos desse a graça de um tempo favorável. E assim aconteceu, porém o céu nos reservava ainda uma grande surpresa...

Raiou o dia 22 e o tempo estava muito propício para um dia de grande Romaria, não choveu e o sol também não apareceu o que tornou o dia bem fresco e agradável. Porém após o meio dia o sol apareceu tornando o dia mais bonito ainda.

... e no final, 186 ônibus vieram e isso eram apenas os ônibus!

Logo cedo começaram a chegar os ônibus e depois de pouco tempo um susto: os 110 ônibus que esperávamos já estavam todos estacionados dentro do nosso terreno mas, a pista continuava cheia e tivemos que estacioná-los no posto ao lado. O que aconteceu? Um milagre da Mãe?

Eram mais ou menos 11 horas quando foi registrado o número de 176 ônibus embora continuasse chegando mais. Às 12h30min o número já tinha subido para 186!!! Quase não podíamos acreditar... Esse era somente o total de ônibus, sem contar carros e vans. No fim do dia a estatística final nos fez bradar num só canto de gratidão e admiração: foram 186 ônibus, 362 carros e 39 vans somando um total de mais ou menos 11 mil pessoas que participaram da grande festa.

Quando 11000 pessoas trazem seu Capital de Graças...

Com tantas pessoas a fila para a visita ao Santuário fez voltas no terreno chegando ao caminho das "primaveras" em flor. Era comovente a fé e piedade do povo que esperava na fila rezando o terço e as orações do livrinho verde. Até mesmo os motoristas de ônibus quiseram enfrentar esta fila para visitar a Mãe de Deus. E quando chegavam no Santuário, depositavam o "Capital de Graças" que tinham feito em preparação a este dia. A cidade de Atibaia fez um Capital de Graças bem original: era um Santuário dentro de um coração e este coração era formado por 30 casinhas, recordando as 30 famílias que estão unidas a uma Imagem Peregrina. Os presos também prepararam este Capital de Graças para o Santuário.

Também era grande a fila das confissões e assim permaneceu até a hora da Santa Missa. O Sr. Bispo e vários Sacerdotes da Diocese chegaram bem cedo para que pudessem atender a todos. E segundo o Sr. Bispo pela primeira vez em uma Romaria de sua Diocese foi conseguido este objetivo.

"Mas Irmã, não cabe mais!"

A programação da manhã aconteceu como no domingo anterior, enquanto na Capela o Santíssimo Sacramento foi exposto para Adoração. A partir das 10h até 13h se fazia uma reza de gratidão e adoração já preparada anteriormente. As Irmãs da Casa do Noviciado cuidaram de dirigir esta Adoração e havia também um grupo de Cantos que acompanhava. A Capela ficou pequena para tantas pessoas e muitos se acomodaram nos corredores e até mesmo na varanda. Vimos que nosso povo tem a necessidade de um lugar silencioso e acolhedor que proporciona um encontro mais pessoal com Deus.

Na Tenda havia novamente a apresentação do histórico do Santuário, mas além das duas Irmãs que encenavam a procura e limpeza do terreno também a "Casa antiga" (primeira moradia das Irmãs em Atibaia), que foi pintada em um grande painel e um coqueiro ajudavam a contar a história. Após esta apresentação Pe. Beto, da paróquia São Sebastião do bairro de Caetetuba, deu uma profunda e prática palestra aos romeiros.

Aproximava-se o horário da Santa Missa, a Tenda já estava cheia e havia muitas pessoas ainda lá fora. Todos as escadarias estavam lotadas, assim que foi preciso chamar as crianças para frente, o que não resolveu muito.

A Irmã que fazia guarda no Santuário insistia para que o povo descesse para a Santa Missa; e recebia como resposta: "Mas Irmã, não cabe mais!"

Um lugar de profundo encontro com Deus

Assim começou a Santa Missa e muitos permaneceram do lado de fora da Tenda. Foi preciso ligar o som externo para que também eles pudessem participar.

Uma novidade foi a presença dos Missionários da Mílicia Imaculada Conceição que, durante todo dia, fizeram entrevistas e transmitiram a Santa Missa ao vivo pela sua Rádio Milícia da Imaculada. Deste modo toda a Diocese de Bragança pôde participar da festa.

A Santa Missa foi celebrada pelo Sr. Bispo, Dom Bruno Gamberini e concelebraram 13 sacerdotes da Diocese, participando também alguns seminaristas. O Sr. Bispo estava impressionado com o número de pessoas e fez questão de nomear cada cidade presente, acolhendo também aquelas que não faziam parte da Diocese. Em nosso nome acolheu o Sr. Prefeito e esposa que vieram participar da celebração.

Em sua homilia Dom Bruno salientou que Deus se deixa encontrar todos os dias por nós. E este Santuário é um lugar de profundo encontro com Deus. Aqui Deus e Nossa Senhora se deixam encontrar. Ele estava muito feliz e agradeceu as Irmãs de Maria que são as anfitriãs e cuidam para que sejamos bem acolhidos. Dirigindo-se ao Sr. Prefeito (que estava presente com sua esposa) disse que também ele devia se sentir honrado em ver Atibaia receber tantas pessoas. Para encerrar ainda pediu orações pela Diocese, pelos párocos, pelas vocações e pelas famílias.

A Santa Missa transcorreu normalmente e embora a grande quantidade de pessoas reinou, durante todo o tempo, uma atmosfera sagrada de oração e muita participação.

"Ela é a grande missionária, ela realizará milagres..."

Acreditamos que, neste dia, a Mãe de Deus tenha distribuído muitas pérolas da graça conduzindo muitos corações de volta ao Pai, é o que nos mostra o testemunho de um senhor que após a Santa Missa procurou um Sacerdote para se confessar. O Sacerdote perguntou-lhe porque não havia vindo antes e recebeu como resposta que só agora ele havia se sentido tocado. Fazia 48 anos que ele não se confessava.

Diante de todas as maravilhas que a Mãe de Deus operou durante estes 30 anos a partir do seu pequeno Santuário somos impulsionadas a entoar um eterno hino de gratidão por sua presença e atuação entre nós. "Ela é a grande missionária, ela realizará milagres..."

Confiança que "toca" o milagre

Um dos fatos impressionantes foi o da menina Letícia de 8 anos, uma menina muito viva e alegre:

Há alguns meses atrás ela esteve aqui junto com algumas crianças de Sorocaba para fazer uma apresentação onde cada criança se vestia conforme um título de Nossa Senhora. Uma das catequistas contou-nos que a menina que se vestiu de Mãe Rainha tinha um sério problema que consiste na degeneração de seus órgãos internos. Seu rim já está todo comprometido, por isso ela passa toda a noite com um aparelho de hemodiálise. E nesta aflição eles acorreram ao Pe. José Kentenich e moveram toda a cidade a rezar nesta intenção pedindo o milagre da cura da Letícia. Nós vimos nisto um sinal do céu pois a iniciativa partiu deles.

No dia 15 de setembro eles estiveram aqui novamente. A catequista ficou muito emocionada quando lhe foi dito que era o dia da morte do Pe. Kentenich, pois ela não sabia, simplesmente havia marcado a romaria. É impressionante ver a confiança que todos depositam no Pe. Kentenich, especialmente os pais. No final da Santa Missa a mãe da Letícia disse que se sentiu muito tocada no momento da ação de graças e confia mais ainda que os cristais que existem no sangue de sua filha serão transformados em pérolas. Em seguido todo o grupo foi rezar no Santuário nesta intenção. E a mãe de Letícia levou mais alguns maços de novena do Pai-Fundador para distribuir para outras pessoas.

A pérola cresce das pedras

No Ato Penitencial foi levado ao altar um cesto com pedras, simbolizando as pedras de nosso coração que, pela graça, deviam ser transformadas em pérolas. Este cesto ficou no trono da Mãe e no final da Santa Missa via-se alguns romeiros lá. Pensava-se que eles estavam querendo levar as flores... Mas, ninguém saía com flores nas mãos. Logo percebemos que eles pegavam as pedras do cesto, se benziam na pérola grande que havia sido trazida no ofertório (que na verdade era uma bola de borracha) e iam embora felizes. O cesto ficou vazio. Vimos que eles entenderam a mensagem. Nosso povo é especial e busca nas coisas concretas, estímulos para viver sua fé."

"Certo dia, aconteceu a romaria das crianças dos militares, a Irmã que cuidava deles levou-os ao Santuário e distribuiu as pérolas. Quando estava saindo, veio ao seu encontro uma criança que não pertencia a este grupo. Ela lhe pediu uma pérola para presentear para sua mãe. A Irmã não quis dar sem antes explicar o seu sentido. Quando terminou a explicação, a mãe da criança já estava vindo ao seu encontro. Então a Irmã disse: ‘Explique agora para sua mãe!’ A criança falou para a mãe exatamente o que havia escutado, que esta pérola surgia das pedras que trazemos no nosso coração. Imediatamente a mãe da criança começou a chorar. A criança perguntou: ‘Mãe, a senhora está triste?!?’ ‘Não, respondeu ela, pelo contrário, estou muito feliz!!’

Com certeza esta mãe viu na singeleza de seu filho e nesta pérola, uma esperança para as pedras de seu caminho!"



Zurück/Back: [Seitenanfang / Top] [letzte Seite / last page] [Homepage]

Last Update: 07.11.2002 11:51 Mail: Editor /Webmaster
© 2001 Schönstatt-Bewegung in Deutschland, PressOffice Schönstatt, hbre, All rights reserved