Schönstatt - Begegnungen

Um novo 18 de outubro para a África

Schoenstatt no Zimbábue celebrou o 25º. Aniversário

Misa del 25° aniversario de Schoenstatt en Zimbabwe
Jubilee Mass of the Zimbabwean Schoenstatt family on October 19, 2002
Jubiläumsmesse der Schönstattfamilie von Zimbabwe am 19. Oktober 2002
Sueño y experiencia: Un nuevo 18 de octubre para Zimbabwe, para África..
Dream - and already experience: A new October 18 for Zimbabwe, for Africa...
Traum und auch schon Erfahrung: ein neuer 18. Oktober für Zimbabwe, für Afrika
La bandera del centenario
Bringing the centenary flag - in 1985, the small delegation from Zimbabwe was proud to count with their own flag
Die Gedenkjahrfahne hat eine hohen Stellenwert für Schönstatt in Zimbabwe
En el "Santuario Altar" - altar del Santuario en una casa -, día del jubileo
In the "Altar shrine" - shrine altar erected in a house - on the jubilee day
Im "Altar-Heiligtum" - Heiligtumsaltar in einem Wohnhaus - am Jubiläumstag
Fotos: Peter © 2002

ZIMBABUE, Marlene Peter. A pequena família de Schoenstatt do Zimbábue com grande esperança e alegria celebrou em 18 de outubro o 25º. Aniversário de fundação naquele país do sul da África tão ansioso por paz, justiça e reconciliação. A família de Schoenstatt por enquanto ainda não tem um Santuário, mas o altar para o futuro Santuário está na casa de uma das famílias fundadoras em Harare.

O dia da celebração do jubileu e era um dia muito quente e foi decidido que a missa de aniversário seria no jardim da casa dos Arnold sob a sombra das árvores. Era muito gostoso ver os rostos conhecidos, alguns que costumavam ser ativos em Schoenstatt, porém não mais pertenciam aos grupos, embora eles ainda se considerassem parte da família de Schoenstatt.

"O que você aprendeu, passe adiante".

Padre Lesley McKenna celebrou a missa. Ele também celebrou quando nós coroamos Nossa Mãe Rainha Três Vezes Admirável "Rainha da África" e também quando nós A coroamos "Rainha e Mãe do Zimbábue", no ano passado. Ele viajou com a delegação do Zimbábue na peregrinação à África do Sul em comemoração ao 10º. Aniversário da coroação em 1990. O pequeno santuário, no interior da casa dos Arnold, estava muito bonito, decorado com rosas coloridas. A primeira leitura foi tirada do Livro da Sabedoria e o Evangelho de São Lucas proclamou a Anunciação. Padre McKenna disse em sua homilia que através dos anos nossa família de Schoenstatt tem feito exatamente o que a leitura do Livro da Sabedoria dizia: "O que você aprendeu, passe adiante". Ele notou nossos esforços para crescer no conhecimento sobre Cristo e aprender com sua mãe Maria.

Schoenstatt no Zimbábue necessita crescer e levar Cristo ao mundo.

Quando Maria tornou-se consciente de que tinha sido escolhida de uma maneira especial, não quis permanecer com isto só para ela e foi dividir a notícia com Isabel. Tendo dito "Sim" a Deus ela carregando em seu ventre Jesus foi até Isabel que estava grávida de seu filho João levando a eles benção e santificação. O perigo nos dias de hoje é que as pessoas que tem estudado as Palavras de Deus tendem a aprender apenas para si. Amanhã é Domingo das Missões. E não é justo com os religiosos que são chamados para serem missionários. Eles vêm de todas as ocupações e somos parte deles com a tarefa de levar Cristo às pessoas. Devemos rezar pelo fortalecimento do trabalho missionário na Igreja. Nós temos o dever de transmitir o amor de Deus e Cristo aos outros. Padre McKenna continuou dizendo que o movimento no Zimbábue necessita crescer e levar Cristo pelo intermédio de Maria ao mundo. Talvez algum dia a África possa mandar missionários para países os ocidentais, para fazer justamente isto.

O começo de Schoenstatt no Zimbábue.

Após a Missa, Pat Arnold fez uma pequena apresentação, falando sobre o começo da história de Schoenstatt na Alemanha, na capela de São Miguel, seu desenvolvimento, Padre Kentenich em Dachau, e a expansão do Movimento. Após, Sybil Macdonald que com seu marido Norman, foram membros fundadores do Movimento de Schoenstatt no Zimbábue, falou sobre estes começos. Ela desafiou a família a refletir sobre onde eles estavam indo, e a escutar o que Deus estava dizendo a eles, bem como a importância de dizer, como Maria, "Sim".

Enquanto o chá estava sendo preparado, algumas pessoas fizeram sua caminhada ao santuário para uma visita à nossa Mãe Rainha Três Vezes Admirável. Aqueles que desejassem foram convidados a escrever seus pedidos, agradecimentos e contribuições ao Capital de Graças e colocá-los num recipiente determinado. Uma alegre comunicação encerrou o dia e nós voltamos para nossas respectivas casas. No domingo, dia 20 de outubro, a maioria dos participantes retornou para completar o programa da Semana de Outubro. Um dos tópicos que eles procuraram com grande profundidade era o Segundo documento da fundação, o qual acreditam ser muito relevante para a família de Schoenstatt no Zimbábue hoje, como foi para a família em 1939 .

A família de Schoenstatt no Zimbábue é pequena em número. Com a Campanha da Mãe Peregrina, e a coroação anual da Mãe Rainha, como "Rainha da África" e "Rainha do Zimbábue", eles estão tentando alcançar um grande número de pessoas.

Tradução: Selma Cammarota, São Paulo, Brasil



Zurück/Back: [Seitenanfang / Top] [letzte Seite / last page] [Homepage]

Last Update: 05.11.2002 12:07 Mail: Editor /Webmaster
© 2001 Schönstatt-Bewegung in Deutschland, PressOffice Schönstatt, hbre, All rights reserved