Schönstatt - Begegnungen

Doze mil pessoas participam da Benção da Pedra Fundamental do Futuro Santuário Tabor da Liberdade

Benção da pedra fundamental do Santuário Tabor da Liberdade, Belo Horizonte, 20 de outubro de 2002

Altar da celebraçã, presidida por Dom Serafim
Celebration at the pilgrims' altar, presided by Cardinal Serafim
Messe am Pilgeralter, Hauptzelebrant Kardinal Serafim
procissão das pedras
Procession of the corner stones
Grundsteinprozession
Pedras
Corner stones with the symbols typical for the mission of the Shrine
Grundsteine mit den Zeichen für die Sendung des Heiligtums
D. Serafim benzendo uma das pedras
Cardinal Serafim blessing one of the stones
Kardinal Serafim bei der Grundsteinlegung
As pedras ja afixadas nas paredes do futuro Santuario.
The corner stones already collocated in the wall of the future Shrine
Der Grundstein in der Mauer des zukünftigen Heiligtums
Fotos: Almeida © 2002

BRASIL, Elfrida e Djalma Almeida. No dia 20 de outubro de 2002 aproximadamente 12 mil pessoas peregrinaram ao terreno do futuro Santuário em Confins, perto de Belo Horizonte no Brasil, para celebrar a bênção da pedra fundamental do futuro Santuário "Tabor da Liberdade", sendo sua inauguração no dia 17 de maio de 2003.

Foi um dia lindíssimo, com sol e sem chuva. A cerimônia foi presidida por D. Serafim, o Cardeal Arcebispo e concelebrada por mais 5 sacerdotes. Compareceram em torno de 12 mil pessoas.

Procissão de entrada com uma multidão de bandeiras

Na acolhida foram ditas as seguintes palavras: "Júbilo, gratidão e esperança são os sentimentos que trazemos em nossos corações neste dia da bênção da pedra fundamental do nosso Santuário Tabor da Liberdade. O sonho há tanto tempo acalentado está se tornando realidade! Hoje podemos pisar nesta terra sagrada e contemplar as maravilhas realizadas por Deus e nossa Mãe Três Vezes Admirável. Que esta liturgia nos ajude a conquistarmos a verdadeira liberdade dos filhos de Deus e nos dê forças para correspondermos a esta sagrada missão."

 Ao canto de entrada, surgiram as bandeiras do Brasil, do Vaticano, da Arquidiocese de Belo Horizonte, de Schoenstatt, de Schoenstatt-BH, das Mães e da Jufem, seguidas pela cruz, os leitores e salmistas, os sacerdotes e finalmente D. Serafim.

Treze rosas para os treze anos de Schoenstatt em Belo Horizonte

Na entrada da Palavra de Deus, foi lembrado que naquele dia se comemorava o dia Mundial das Missões e a Palavra veio dentro de um cesto de onde partiam 5 fitas, cada uma da cor de um continente e cinco jovens, também vestidas das cores de cada continente, segurando as pontas das fitas.

 Na Homilia D. Serafim fez um paralelo entre a leitura do profeta Isaias e o povo de Tessalônica, na leitura da carta de S. Paulo e o que ali ele presenciava do Movimento de Schoenstatt e ressaltou que é visível a atuação do Espírito Santo em nosso Movimento.

 Na procissão das ofertas, levou-se um buquê de treze rosas lembrando os treze anos da presença do Movimento em BH. Uma faixa com os dizeres "Nada sem Vós, nada sem nós" lema que vivemos - nossa confiança na MTA, que caminha conosco e nosso trabalho apostólico e nossa resposta de amor a Ela.- Um par de alianças simbolizando o nosso compromisso na construção e edificação do Reino de Deus e de nosso Santuário Tabor da Liberdade. - Um cesto com o Capital de Graças com nossa orações e sacrifícios feitos para este dia e finalmente, o Pão e Vinho (citando o RC 85). Este foi um momento de grande emoção pois durante a procissão das ofertas houve um solo de saxofone com a musica Sobe a Jerusalém.

O Movimento em Belo Horizonte surgiu através da Campanha da Mãe Peregrina há 13 anos. Hoje contam com Juventude Feminina, Liga das Mães, Obra das Famílias, Profissionais e Apóstolas. Na Arquidiocese que engloba outros municípios vizinhos a Belo Horizonte, há 3000 imagens Peregrinas e dentro de Belo Horizonte 1500 imagens aproximadamente.

Chegam as pedras simbolizando Minas Gerais, o Santuário e seu ideal...

As pedras chegaram de modo triunfal: uma bandeira de Minas veio a frente seguida de quatro velas ricamente decoradas, a seguir a urna contendo os documentos e depois as pedras. Uma das pedras contém um símbolo que se institucionalizou aqui em BH como sendo a nossa marca registrada, ou seja, um MG que lembra a silhueta das montanhas que cercam BH, dentro dele o Santuário. A outra é uma tela rompida em forma de triangulo (lembrando a Trindade Santa, o Olho do Pai e nossa bandeira) e um pássaro alçando vôo.

O terreno onde se levantará o futuro Santuário está localizado na cidade de Confins, a 38 km. do centro de Belo Horizonte. No local, já totalmente cercado e com duas ruas abertas: ruas Pe. José Kentenich e João Pozzobon, foi erguido um grande palco para a Celebração Eucarística em ação de graças pela conquista da primeira obra do Centro de Espiritualidade que será construído para promover a formação religiosa de todo o povo da Arquidiocese de Belo Horizonte e regiões vizinhas.

Redacción: Luciana Rosas, Curitiba, Brasil



Zurück/Back: [Seitenanfang / Top] [letzte Seite / last page] [Homepage]

Last Update: 30.10.2002 13:40 Mail: Editor /Webmaster
© 2001 Schönstatt-Bewegung in Deutschland, PressOffice Schönstatt, hbre, All rights reserved