Schönstatt - Begegnungen

Que nenhuma família fique sem receber a visita da Virgem Peregrina

Celebrando o primeiro aniversário da chegada da Peregrina ao Haiti

Haiti: Procesión con la Peregrina Jubilar
Haiti: Procession with the Jubilee Pilgrim MTA
Haiti: Prozession mit dem ersten Bild der Pilgernden Gottesmutter
Monseñor Miot, arzobispo de Port-aux-Prince: Coronación de la Peregrina Jubilar, entrega de las nuevas Peregrinas
Archbishop Miot of Port-aux-Prince: Crowning of the Jubilee Pilgrim Mother, sending out of the new Pilgrim MTAs
Erzbischof Miot von Port-aux-Prince: Krönung der Peregrina Jubilar, Überreichung der neuen Bilder der Pilgernden Gottesmutter
Hna Mariluisa de la República Dominicana
Sr. Mariluisa, Domincan Republic
Sr. Mariluisa aus der Dominikanischen Republik
Fotos: Schoenstatt República Dominicana © 2002

HAITI/REPÚBLICA DOMINICANA, Irmã Mariluisa. O primeiro aniversário da chegada da Virgem Peregrina ao Haiti – A Peregrina Jubilar enviada de Santa Maria durante o Encontro Internacional da Campanha do Rosário da Virgem Peregrina em novembro de 2000 – foi comemorado em Porto Príncipe com uma celebração eucarística na Catedral presidida pelo Arcebispo Monsenhor Miot, e o envio de quatro novas imagens da Mãe Peregrina. Participou da celebração uma delegação vinda da República Dominicana, de onde fora enviada a Peregrina Jubilar destinada ao Haiti.

Em 30 de agosto de 2002, a Irmã Georgina e a Irmã Mariluisa partiram de ônibus ao Haiti acompanhadas de um grupo de pessoas da República Dominicana, para celebrar o primeiro aniversário do envio da primeira Mãe Peregrina à República do Haiti. O grupo era composto por treze pessoas, entre elas, três porto-riquenhos e um seminarista haitiano como tradutor. Às 20 horas aproximadamente (hora haitiana) chegaram à Porto Príncipe, onde lhes esperavam um grupo de pessoas vinculadas a Schoenstatt. A Irmã Georgina e a Irmã Mariluisa se alojaram na casa da comunidade das Filhas de Maria enquanto as outras pessoas se hospedaram nas residências de três famílias pertencentes à paróquia.

Na Catedral de Porto Príncipe: Celebração de 4.000 participantes

A celebração eucarística pelo primeiro aniversário da Campanha teve lugar em 31 de agosto às 8 horas da manhã na Catedral de Porto Príncipe. A cerimônia foi presidida pelo Arcebispo local, Monsenhor Miot, acompanhado de quatro sacerdotes diocesanos e um diácono. Às 7 horas a catedral já estava lotada (estimava-se umas 4.000 pessoas). Junto ao altar principal existiam duas mesas onde foram colocadas a Peregrina Jubilar, originalmente enviada ao Haiti e uma Auxiliar, réplica da Peregrina Original do Sr. João Pozzobon. Rodeando a Peregrina Jubilar foram colocadas as quatro novas imagens que seriam enviadas a partir dali, uma das quais foi entregue a um dos sacerdotes co-celebrantes para que peregrinasse em sua paróquia.

Uma coroa para a primeira Peregrina

Durante a celebração eucarística foi coroada a primeira Mãe Peregrina, como gratidão por todas as graças e bênçãos derramadas por Ela na Arquidiocese durante este primeiro ano de peregrinação. Depois da Comunhão, Irmã Mariluisa subiu ao altar e dirigiu ao público algumas palavras em espanhol sobre o significado da coroação, traduzidas simultaneamente pelo seminarista para o Creol (dialeto francês falado pela maioria do povo haitiano). Na continuação, Monsenhor Miot acompanhado dos sacerdotes se dirigiu para onde estavam as Peregrinas e muito solenemente, ao som de "Salve Rainha", interpretado por um coro instrumental, coroou a primeira Mãe Peregrina, enviada em Maio de 2001. Enquanto as pessoas entoavam a "Salve Rainha", o Arcebispo tomou outra Peregrina em suas mãos, contemplou-a detidamente – como se estivesse rezando – e com algumas palavras em Creol, entregou a imagem ao sacerdote que a fará peregrinar em sua paróquia. O senhor bispo está muito interessado em que nenhuma família na Arquidiocese fique sem receber a visita da Mãe Peregrina.

"Depois da oração final, aconteceu algo inesperado que nos comoveu a todos", expressou-se Irmã Mariluisa. Enquanto em nossas países a maioria das pessoas apenas espera a oração final para sair do templo, a multidão aqui, em vez de sair espontaneamente, correu até o altar manifestando sua confiança, amor e gratidão à nossa Mãe."

Quando podemos selar a Aliança de Amor ?

Terminada a Santa Missa, os representantes da República Dominicana se reuniram com mais de 70 pessoas interessadas em saber mais sobre Schoenstatt. A Irmã Georgina falou-lhes sobre a Mãe Peregrina e a Aliança de Amo, originando a seguinte pergunta: Que devemos fazer para selar a Aliança de Amor ? Como resposta, lhes explicaram as seis exigências e as seis promessas, junto com o compromisso de enviar-lhes material em francês para que continuassem se preparando para selar sua Aliança de Amor, talvez num próximo encontro.

Depois deste belíssimo encontro, todos se dirigiram à casa central da Associação do Amor Divino onde lhes esperava uma recepção delicadamente preparada. Num magnífico ambiente familiar celebraram entre risos e cantos, finalizando com este experiência o histórico dia de comemoração do primeiro aniversário da chegada da Mãe Peregrina ao Haiti.

Tradução: Selma Cammarota, São Paulo, Brasil



Zurück/Back: [Seitenanfang / Top] [letzte Seite / last page] [Homepage]

Last Update: 16.10.2002 23:22 Mail: Editor /Webmaster
© 2001 Schönstatt-Bewegung in Deutschland, PressOffice Schönstatt, hbre, All rights reserved