Schönstatt - Begegnungen

"Vem e segue-me!" Encerramento do mês de vocações em Atibaia

Vestição das Noviças do Instituto Secular das Irmãs de Maria de Schoenstatt em Atibaia/SP – Brasil

"Come and follow me": Novices on their way to the celebration
"Komm und folge mir": Novizinnen auf dem Weg zur Feier
Dom Bruno Gamberini, Bispo Diocesano de Bragança Paulista
Bishop Bruno Gamberini of Bragança Paulista lead the reception
Bischof Bruno Gamberini von Bragança Paulista leitete die Einkleidungsfeier
The Pilgrims' tent in Atibaia was filled with guests and friends.
Das Pilgerzelt in Atibaia war voll mit Gästen und Freunden der Novizinnen
Finally a Schoenstatt Sister...
Und nun Marienschwester...
Fotos: Sr Cacilda Becker © 2002

BRASIL, Ir.Silvia Regina.Encerrando o mês de agosto, mês dedicado às vocações, cinco jovens que ouviram e responderam ao chamado pessoal para uma vida dedicada a Deus e a Schoenstatt, celebraram sua vestição solene em Atibaia, Brasil. Atendendo ao convite de Jesus -"Vem e segue-me!" - elas deixaram tudo para servir a Igreja na vida consagrada.

As jovens noviças que tiveram a recepção do vestido das Irmãs de Maria de Schoenstatt no mesmo dia das noviças no Chile, um dia antes da celebração em Schoenstatt, Alemanha e em Quarten, Suíça, e uma semana antes em Santa Maria, Brasil, são: Ir. M. Daniele e Ir. Maria Eduarda (Londrina), Ir. M. Vânia (Jundiai), Ir. Liz Maria (Cajamar/SP), Ir. M. Lidiane (São Sebastião do Paraíso/MG).

De todos estes locais foram muitas pessoas para participar da solenidade de Vestição e felicitar as Noviças.

Irradiar a alegria de estar chamado

O Santuário da Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt em Atibaia que, neste ano celebra seu jubileu de pérola foi belamente ornamentado com lírios brancos. Também a grande Tenda, onde aconteceria a Celebração Eucarística, foi bem preparada com lindos arranjos, dignos de tal solenidade.

Às 10h, as Noviças saíram da Casa Provincial e se dirigiram ao Santuário, para pedir a bênção de Deus e da Mãe e Rainha. Suplicaram graças e luzes do Espírito Santo para sua doação ao Reino de Deus. Elas irradiavam a alegria de terem sido eleitas para tão sublime ideal. Em seguida, acompanhadas por Dom Bruno Gamberini, Bispo Diocesano de Bragança Paulista, outros sacerdotes celebrantes e os superiores do Instituto, as noviças foram para a Tenda, e iniciou a solene Eucaristia.

Os belos cantos do Coral proporcionaram uma atmosfera de céu e a liturgia, envolta num clima vocacional, estimulou Dom Bruno a ressaltar a importância da vida consagrada, como um gesto de coragem e doação total.

O chamado dos apóstolos – o chamado de Jesus hoje

Após o rito da Vestição, no momento em que as Noviças saíram para serem revestidas com a veste de Maria, um grupo de jovens, fez uma bonita apresentação. Encenaram o chamado dos Apóstolos e também como Jesus continua, ainda hoje, chamando os seus eleitos. Ele passava pelo meio dos jovens convidando-os a seguí-lo.

Ouviram-se muitos ecos bonitos sobre este momento vocacional, o que deve tocado o coração das jovens presentes.

Em seguida, o Coral entoou o canto Veni sponsa Christi! – Vem, esposa de Cristo - e com muita emoção foram acolhidas as cinco Noviças, agora revestidas com a veste de Irmã de Maria.

Apresentações da Juventude

Às 14h30min, na Tenda, alguns grupos fizeram a homenagem às Noviças. As juvenistas de Londrina/PR fizeram uma apresentação sobre a vida de Ir. M. Emílie, que está em processo de beatificação, mostrando os desafios que ela precisou enfrentar em sua caminhada vocacional.

As juvenistas de Atibaia/SP apresentaram uma coreografia, focalizando o Jubileu de Pérola do Santuário e ao mesmo tempo enfatizaram que a vida de cada jovem é uma pérola preciosa nas mãos de Deus Pai.

A Juventude Feminina de Schoenstatt da cidade de São Sebastião do Paraíso/MG fez uma pequena homenagem com um poema, canto e no final as jovens entregaram uma lembrança para cada Noviça. Uma jovem de Londrina/PR, colega de faculdade da Noviça Ir. M. Daniele, também lhes prestou uma homenagem.

No final das apresentações, as Noviças fizeram seu agradecimento por meio de uma oração e entoaram um canto em homenagem a seus pais.

Finalizando este dia festivo, tiveram a bênção do Santíssimo Sacramento. A Vestição foi uma hora de graças para todos os familiares e amigos das Noviças que foram participar deste momento tão importante em suas vidas. Também para as muitas jovens vocacionadas, que estavam presentes, foi um estímulo para a caminhada no discernimento do chamado que Deus lhes dirige. Suba ao céu um hino de louvor à Santíssima Trindade que, no encerramento deste mês vocacional, concede estas jovens disponíveis a se tornar presença de Maria no mundo.



Zurück/Back: [Seitenanfang / Top] [letzte Seite / last page] [Homepage]

Last Update: 25.09.2002 14:15 Mail: Editor /Webmaster
© 2001 Schönstatt-Bewegung in Deutschland, PressOffice Schönstatt, hbre, All rights reserved