Schönstatt - Begegnungen

Sal e Luz – Que eu seja sempre seu instrumento!

Programa Vocacional e encontros internacionais para recepcionar as cinco noviças de cinco países em Schoenstatt

Schoenstatt: Five novices from five countries received the dress of the Schoenstatt Sisters on September 1,2002.
Schönstatt: fünf Novizinnen aus fünf Ländern erhielten am 1.September das Kleid der Marienschwestern
Hungarian Sisters and youth from Romania sang a typical Hungarian song.
Ungarische Schwestern und Jugendliche aus Rumänien mit einem typischen ungarischen Lied.
Schoenstatt Youth from Portugal during the ceremony of the reception
Schönstattjugend aus Portugal bei der Einkleidungsfeier
Each novice said a petition in her mother tongue.
JedeNovizin sagte eine Fürbitte in ihrer Muttersprache
Procession from the Adoration Church to the Shrine.
Prozession von der Anbetungskirche zum Heiligtum
Congratulation for Sr. Heidi from South Africa
Glückwunsch für Sr. Heidi aus Südafrika
Song for Sr. Paula from Portugal
Lied für Sr. Paula aus Portugal
Sunday afternoon, Father-Kentenich-House: testimonies of Schoenstatt Sisters
Sonntagnachmittag, Pater-Kentenich-Haus: Zeugnisse von Marienschwestern
Group from Portugal around the statue of Father Kentenich
Gruppe aus Portugal bei der Pater-Kentenich-Statue
Saturday: The four Hungarian actors of "Salt and Light"
Samstag: Die vier ungarischen Spielerinnen von "Salz und Licht"
Youth Choir "Salt and Licht"
Jugendchor "Salz und Licht"
Approximately 250 persons in the audience on Saturday night.
Ungefähr 250 Personen waren am Samstag bei "Salz und Licht" dabei
Exhibition: The cross is the entry fee.
Ausstellung: Das Kreuz ist der Eintrittspreis
Fotos: POS, Fischer © 2002
 
Switzerland, Quarten: clothing day for two novices
Schweiz, Quarten: Einkleidung von zwei Novizinn en
The Swiss novices in their bridal dresses
Die Schweizer Novizinnen in ihrem Brautkleid
Petitions of the new Sisters
Fürbitten der neuen Schwestern
Schoenstatt Girls' Youth from Switzerland
Schweizer Mädchenjugend
Fotos: María Pérez de Lema © 2002
 

SCHOENSTATT, Ir. M. Jessica Swedzinski, mkf. Cinco noviças de cinco países – Alemanha, Inglaterra, Romênia, Portugal, África do Sul – no domingo 1 de setembro de 2002, em Schoenstatt, receberam seu vestido de Irmãs de Maria de Schoenstatt. Parentes e amigos destes países, pequenas peregrinações da Escócia e Irlanda, e aproximadamente 200 jovens da Juventude Feminina participaram da cerimônia e das atividades deste fim de semana. Neste mesmo dia, duas noviças tiveram sua vestição em Quarten, Suíça, e no dia anterior, 31 de agosto, cinco noviças do Chile e Equador, celebraram seu dia de vestição em Bellavista, Chile.

Quando no domingo de tarde, durante a missa em espanhol na Capela da Casa Marienau, Padre Sidney Fones agradeceu e rezou pelas novas Irmãs de Maria e falou sobre o incrível presente que é cada vocação aceita por quem é chamado por Jesus e Maria para ser seus instrumentos, um lindo fim de semana de amor e dedicação estava terminando em Schoenstatt.

Havia um alto grau de entusiasmo e no Monte Schoenstatt uma grande festa com os quatro idiomas de nossas noviças! Havia famílias da África do Sul, Inglaterra, Portugal e Romênia, estas famílias, como as noviças, pertenciam à minoria húngara em Romênia. Peregrinações da Irlanda e Escócia, e muitos membros de Schoenstatt vieram da Inglaterra, proporcionando algumas palavras em inglês no Monte, enquanto no vale, até Tcheco era ouvido por casualidade: um grupo de garotas da República Tcheca havia passado um lindo tempo na Casa Sonnenau, terminando sua estadia com o dia da vestição.

Porque Ele me chamou: Venha!

Cerca de 200 meninas começaram a chegar desde sexta-feira à noite em diante para a tradicional Santa Missa da Juventude às 9 da manhã no Santuário Original e um programa repleto de workshops no sábado à tarde, centrados na vocação, e em preparação ao "Sal e Luz" à noite, uma apresentação com música, teatro e diálogo. Às 20:00 no sábado no Pe. Kentenich, aproximadamente 250 visitantes na Casa Padre Kentenich presenciaram idéias e testemunhos em músicas e cenas. Ainda que muitos precisassem de tradução, a mensagem foi entendida imediatamente. Quatro jovens da Hungria apresentaram uma bonita peça em cinco atos entitulada: "Sal e Luz". Encenando múltiplos papéis com os textos totalmente memorizados, elas representaram a busca pela vocação através dos olhos de um discípulo de 2000 anos atrás na Terra Santa. Como quando o jovem rico enumerava todas suas riquezas e Jesus pediu que el deixasse tudo, a conversa entre Anni e Katharina, duas jovens da Juventude Feminina, deixaram claro o que as novas noviças teriam que deixar agora para poderem seguir Jesus. A peça teve um impacto profundo em todos que dela participaram. Ela fez o chamado para seguir Jesus muito real para o tempo presente – não apenas algo que aconteceu há milênios atrás. "Nós não somente apresentamos um teatro", uma das meninas húngaras disse, "nós quisemos compartir nossa experiência, nós quisemos transmitir nossa alegria em termos sido chamadas..."

Quando Ele vai ao deserto comigo, o deserto é um jardim

As cenas sobre as vocações ignoradas e perdidas e a tristeza que segue esta decisão, e as cenas sobre a decisão de deixar a casa, família, lar e planos para o futuro para seguir Jesus, foram interpretadas também com músicas com o assunto do sal e da luz, com motivo do Dia Mundial da Juventude. Um workshop na tarde foi dedicado para praticar estas músicas. "Quando ele sorri para mim, eu não me preocupo se outros riem de mim;

Quando ele está sentado comigo no barco, eu não tenho medo das tormentas;

Quando ele vai comigo ao deserto, meu deserto será um jardim..."

A noite terminou com a oração da noite fora do Padre Kentenich, à luz das estrelas, com velinhas, os participantes formaram um círculo em volta da estátua do Padre Kentenich. Era também pelas milhares e milhares de pessoas de todas as partes do mundo que ele chamou para compartir sua missão na grande variedade de comunidades de Schoenstatt.

Para se tornar uma bênção e alegria para outros

Um mar de baners, e dezesseis padres com Monsenhor Zimmerer, entraram antes das noivas de Cristo, acompanhadas de trompetas, coral e música no órgão – muito movido. O tio de uma das noviças, Pe. John Cooper, era o celebrante principal. Pe. Grill era o Mestre de cerimônias e o diácono era Mark Niehaus. O coro das Irmãs de Maria e da Juventude Feminina providenciaram as músicas.

Em suas boas-vindas o Monsenhor lembrou das noviças do Brasil, Chile e Suíça, as quais neste mesmo dia ou em dias anteriores haviam tido sua vestição, e as noviças da Argentina que se preparavam para este dia. Ele baseou seu sermão na visitação de Maria a Isabel. Ele salientou dois pontos em seu sermão:

1. Quando as pessoas encontram Maria na fé, algo maravilhoso acontece, há cura e alegria. Por que? Porque quando se encontra Maria, quando nós encontramos Maria no Santuário, ela nos dá uma certa idéia de Deus, nos traz mais perto o Cristo e nos transforma. Em nosso encontro com ela, nós nos tornamos diferentes, mais felizes e livres.

2. Não há melhor maneira de levar a cura ao mundo, para levar a graça e a alegria para as pessoas, do que nos entregarmos de maneira profunda à Nossa Senhora. Pe. Kentenich experimentou isso durante toda a sua vida e também todos os que se consagraram à Ela. Através da Aliança de Amor, nossas noviças se dispõe à Nossa Senhora e assim, Ela e Cristo podem trabalhar através delas e nelas. Elas querem ser Pequenas Marias e – como Nossa Senhora hoje tornar-se fonte de bênçãos e alegria para outros.

E agora elas são Irmãs de Maria de Schoenstatt

Depois do sermão, as cinco de aproximaram para receberem seus vestidos. Durante os quinze minutos seguintes até elas reaparecerem como Irmãs de Maria, o Coral da Juventude, um grupo de Portugal e Irmãs e juventude de Portugal, fizeram um excelente serviço com duas seleções dao Coro da Família. Então veio a alegria de ver Irmã Paula (Portugal), Irmã Heidi (África do Sul), Irmã Beata Marie (Romênia), Irmã Francine Marie (Inglaterra) e Irmã Petra Marie (Alemanha, ela tem duas irmãs mais velhas já na comunidade) pela primeira vez nos vestidos de Irmã e ver e escutar cada pedido em seu próprio idioma.

Congratulação, Encontro e Saudações em alegria familiar

Rapidamente depois das 11:00 começou a procissão para o Santuário das Irmãs, onde as noviças rezaram e cantaram para a MTA antes de serem congratuladas pelas irmãs e seus familiares, amigos, a Juventude Feminina de Schoenstatt, irmãs, Padres de Schoenstatt e seminaristas e aqueles que tinham justo chegado como Don Blan de Texas ou um homem da Bavaria. Cantos, risos, encontros e saudações, fotos, flores, lágrimas... Todos os participantes da Inglaterra tinham uma rosa branca em suas roupas, símbolo da rosa da Inglaterra. Encontrando velhos amigos de novo: muitas garotas que tinham compartido com Ir. Francine durante seu extenso programa em Schoenstatt há alguns anos haviam vindo para seu dia – Donna dos EUA, Erin da Escócia, Theresa da Irlanda. A maioria das Irmãs que participarão do Congresso que começará no próximo sábado, já estavam em Schoenstatt, o que aumentou o número de encontros surpresa. Algumas pessoas dos EUA vieram a Schoensattt para este encontro!

Testemunhos e casa aberta na Casa Mãe

Havia uma programação à tarde com várias opções. ‘Casa Aberta’ na Casa Mãe foi muito apreciado para visitar o refeitório ou ver os cômodos das Irmãs. Pinturas de Paul Cooper, "A Cruz é de Entrada Livre", foram dispostas na Casa Padre Kentenich. Padre Franz Brügger, que o conhece e seu trabalho há anos, fez guias em alemão e inglês sobre o significado e a história dessas pinturas.

Duas Irmãs de Maria, Ir. Raphaela (Alemanha) e Ir. María Julia (Argentina) deram testemunhos sobre seu chamado para a Família, e seu trabalho e apostolado. A bênção solene na Igreja da Adoração foi às 15:30, seguida de festivos cofee-breaks e congratulações.

Enquanto muitos convidados partiram a casa depois da bênção, as noviças e seus familiares continuaram celebrando juntos na segunda e terça-feira. Os convidados de língua inglesa, por exemplo, tiveram uma celebração de cantos na Capela do Fundador com as duas noviças que falam inglês e suas famílias. Esta tarde todo o contingente de fala inglesa mais as noviças e suas família foram à Maria Laach.

Em Quarten, Suíça, a cerimônia foi na paróquia de Quarten, a qual estava repleta de convidados. A Juventude Feminina de Schoenstatt tiveram participação ativa. Depois dos dias de celebração com família e amigos, as noviças continuarão seu tempo de formação na Casa do Noviciado.

Tradução: Luciana Rosas, Curitiba, Brasil



Zurück/Back: [Seitenanfang / Top] [letzte Seite / last page] [Homepage]

Last Update: 23.09.2002 12:42 Mail: Editor /Webmaster
© 2001 Schönstatt-Bewegung in Deutschland, PressOffice Schönstatt, hbre, All rights reserved