Schönstatt - Begegnungen

"Quando é algo de Deus, um só homem pode mover o mundo..."

Artigo do Monsenhor José Ivo Lorscheiter, Bispo diocesano de Santa Maria, comemorando o aniversário de morte de João Pozzobon no dia 27 de junho - Tríduo em Santa Maria do dia 24 ao dia 26 de junho

Don João Pozzobon con la Peregrina Original en el Santuario Orginal, Schoenstatt
John Pozzobon with the Original Pilgrim Mother in the Original Shrine, Schoenstatt
João Pozzobon mit der 'Peregrina Original' im Urheiligtum, Schönstatt
Dom Ivo Lorscheiter, obispo de Santa Maria
Bishop Ivo Lorscheiter, diocese of Santa Maria
Bischof Ivo Lorscheiter von Santa Maria
Peregrinación al Santuario Tabor, Santa Maria, la cuna y fuente de gracias de la Campaña
Pilgrimage to the Tabor Shrine, Santa Maria, cradle and wellspring of graces of the Campaign
Wallfahrt zum Tabor-Heiligtum, Santa Maria, Wiege und Gnadenquelle der Kampagne
Tumba de Don João Pozzobon, cemeterio "Santa Rita"
Tomb of John Pozzobon, cemetery "St. Rita"
Grab von Don João Pozzobon auf dem Friedhof "Santa Rita"
Chicos en Argentina, con imágenes de la Virgen Peregrina, del Padre, y de Don Joao
Children in a town of Argentina, with a picture of the Pilgrim Mother, Father Kentenich, and John Pozzobon
Kinder in Argentinien mit einem Bild der Pilgernden Gottesmutter, von Pater Kentenich, und Joao Pozzobon
140.000 km con la Virgen Peregrina...
140,000 km with the Pilgrim Mother
140.000 km mit der Pilgernden
Gottesmutter
Casa de Don João Pozzobon
House of John Pozzobon
Haus von Joao Pozzobon
Tumba de Don Joao
Tomb of John Pozzobon
Grab von Joao Pozzobon
Fotos: Arendes, Mang, Badano, Archiv © 2002

BRASIL, Pe. Argemiro Ferracioli/mkf. No dia 23 de junho, no jornal "A Razão", Monsenhor Ivo Lorscheiter, bispo diocesano de Santa Maria, escreveu um artigo pelo próximo aniversário da morte de João Pozzobon, em honra deste homem simples e humilde – pai de sete filhos – que em 1950 aceitou a missão de levar uma imagem da Mãe Três Vezes Admirável de Schoenstatt às famílias, rezando com elas o terço. Estes foram os modestos inícios da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt que converteu Santa Maria e o Santuário Tabor no berço de uma corrente de vida e graças que hoje se extende por mais de 85 países no mundo. Durante 35 anos, até o dia de sua morte, João Pozzobon permaneceu fiel à sua missão e à sua Aliança de Amor, recorrendo mais de 140.000 kms. com a Peregrina Original em seus ombros. Hoje João Pozzobon é conhecido em todo o mundo. Em Santa Maria, o aniversário de seu falecimento será comemorado com uma peregrinação desde sua casa até o Santuário Tabor, onde será celebrada a Santa Missa na mesma hora em que João Pozzobon assistia aí todos os dias. No dia 24 começará também o tríduo em preparação a este novo aniversário.

Na manhã do dia 27 de junho de 1985, ano do centenário do nascimento do Padre Kentenich, o diácono João Pozzobon foi atropelado por um caminhão em meio de uma espessa névoa, quando se dirigia ao Santuário de Nossa Senhora de Schoenstatt para participar da Santa Missa, como fazia diariamente. Encontra-se enterrado em Santa Maria junto à suas duas esposas, Teresa (falecida em 1933) e Vittoria (falecida em 1979), cumprindo-se assim sua última vontade: "Desejo ser sepultado no Cemitério ‘Santa Rita’, junto a minhas duas esposas, pois vivemos juntos muitos anos de vida matrimonial. Elas foram fiéis, acompanharam-me na grandiosa missão e com elas pude chegar à terceira Esposa, a sagrada e grande missão da Campanha do Santo Terço".

Monsenhor Ivo Lorscheiter: "Todo este processo vai depender também de nós..."

Com o motivo de se comemorar o 17º aniversário da morte do Servo de Deus João Luiz Pozzobon, disse o Monsenhor Ivo Lorscheiter, quem presidiu a última Eucaristia celebrada durante seu funeral no dia 28 de junho de 1985 viajando expressamente de Brasília para despedir o Diácono João:

"No dia 27 de junho, quinta-feira da próxima semana, vamos lembrar o dia da morte do Diácono Permanente João Luiz Pozzobon, vítima de acidente de trânsito, quando ia, de manhã cedo, para a Santa Missa diária. Como se sabe, isto se deu no ano de 1985; e a 12 de dezembro de 1994, foi aberto, aqui em Santa Maria, o Processo Canônico de Beatificação e Canonização do virtuoso Diácono. Por isso, ele pode ser chamado agora Servo de Deus.

Muitos passos já foram dados, principalmente com as declarações formais de numerosas testemunhas, que o conheceram e atestaram as suas virtudes heróicas. No início deste ano, veio transferido para Santa Maria, o Padre de Schoenstatt Argemiro Pedro Ferracioli, que assumiu com ardor o cargo de Postulador da Causa, promovendo com competência as diversas etapas que ainda faltam. Especialmente devem acontecer milagres obtidos pela intercessão do Diácono.

Costuma dizer-se que para num Processo de Beatificação devem intervir: 1º o testemunho dos homens que afirmam as virtudes do Candidato; e 2º o testemunho de Deus, que opera algum milagre por intercessão do mesmo.

Aos fiéis se pede muita oração, para que Deus manifeste sua santa vontade. Por isso, o Postulador está distribuindo um belo folheto, com a imagem do Servo de Deus, com seus dados biográficos e com uma especial oração. Todo este assunto vai depender também de nós, das nossas preces e da nossa comunicação com a sede de Postulação, à Rua Fioravante Spiazzi, 1530, Fone: (55) 221.1092."

Um homem de apostolado, um homem de oração, um homem de paz

No dia 12 de dezembro de 1994, aniversário do nascimento de João Pozzobon, Monsenhor Ivo Lorscheiter abriu o processo de canonização do Diácono João Luiz Pozzobon. Ao celebrar a missa de despedida em seu funeral, Monsenhor Lorscheider pronunciou palavras de muito sentimento recordando a trajetória de João. Entre outras coisas disse: "... uma longa vida, aparentemente tão simples, mas maravilhosamente grande e fecunda no reino de Deus". Marcando-o logo como "um homem de apostolado", "um homem de oração" e "um homem de paz".

Tríduo de preparação e Aniversário

Na cidade de Santa Maria, Brasil, o Diácono Ubaldo Alves Pimentel (sucessor de João em sua missão de levar a Peregrina às famílias, escolas, hospitais e prisões em Santa Maria e localidades vizinhas), o Pe. Francisco Bianchini (pároco de Nossa Senhora das Dores, onde João Pozzobon costumava assistir à missa nos domingos com sua família) e o Pe. Argemiro Ferracioli, convidam todos para unirem-se ao Tríduo em preparação e a celebração do 17º aniversário de seu falecimento, no dia 27 de junho, quinta-feira.

Em cada um dos dias do Tríduo – 24, 25 e 26 de junho – rezar-se-á o terço na casa-museu de João Pozzobon.

No dia 27 de junho, aniversário de sua morte, às 6:00h. partirá a ROMARIA da casa-museo João Luiz Pozzobon ao Santuário Tabor – seguindo o mesmo caminho percorrido por João Pozzobon no último dia de sua vida na terra. Desde sua casa empreendeu sua última peregrinação. À luz dos acontecimentos, vemos como seu desejo – "mesmo morto, queria fazer uma última peregrinação com o povo" – torna-se realidade em cada grupo que peregrina por essas terras de Santa Maria.

Antes de sair de sua casa, ajoelhado junto à sua cama, João acostumava rezar a seguinte oração: "Maria, Mãe e Rainha, meu coração é teu. Cuida-o para que não ofenda a Jesus. Se neste dia ou nesta noite eu expirar, faça com que morra serenamente em seus braços. E se eu vivo, faça de mim um instrumento de tua paz".

A peregrinação terá seu ponto alto com a Santa Missa celebrada no Santuário Tabor na mesma hora em que João Pozzobon participava da Missa a cada manhã – a Missa para a qual se dirigia quando foi atropelado por um caminhão essa manhã coberta de névoa daquele 27 de junho de 1985.

À tarde, às 15:00 hs., haverá um momento de oração e meditação no seu túmulo.

Conhecido em todo o mundo

Em sua visita à Argentina, poucos dias antes de sua morte, disse João: "As palavras que disse no Santuário de Santa Maria, junto aos peregrinos, eu as repito de novo: que acompanho e dou minha vida para que esta Campanha, com este princípio forte daqui, possa tornar-se mundial. E não retiro esta palavra. Estou junto a vocês. Muito obrigado!".

Hoje João Pozzobon é conhecido e amado em todo o mundo, escreve uma Irmã de Maria brasileira, expressando seu anseio de que muitos comemorem o aniversário da morte de João Pozzobon, unindo-se espiritualmente em oração à celebração em Santa Maria.

No dia 29 de junho, próximo sábado depois do aniversário, centenas de missionários da Campanha na Argentina, reunir-se-ão na Catedral Metropolitana de Buenos Aires, ao cumprir-se este novo aniversário da morte de João Pozzobon. Rezarão o terço ante o Santíssimo e na Santa Missa, unidos a João, voltarão a colocar-se à disposição da Virgem, como em cada ano. Este dia chave para os missionários é também comemorado no dia 27 em milhares de ermidas em todo o país.

João Pozzobon é um dos seis schoenstattianos que, junto ao Pai Fundador, encontram-se em processo de canonização; sua vida, como a de todos eles, testemunha de forma carismática e original a Aliança de Amor e a missão do Padre Kentenich.

O "pobre João" não foi vencido nunca. Levantou-se sempre de novo. Venceu o mal com o bem, convencido de que "O amor supera tudo", como gostava de dizer.

João Pozzobon, incansável apóstolo da Mãe e Rainha Três Vezes Admirável de Schoenstatt, cuja vida é fruto de Schoenstatt, bebeu das fontes do Santuário Tabor e do Padre Kentenich, do qual se considerava um "aluninho" e por quem tanto ofereceu – um homem que desde as fontes de Schoenstatt alcançou um alto grau de santidade que é resposta ao mundo futuro.

 



Zurück/Back: [Seitenanfang / Top] [letzte Seite / last page] [Homepage]

Last Update: 25.06.2002 12:46 Mail: Editor /Webmaster
© 2001 Schönstatt-Bewegung in Deutschland, PressOffice Schönstatt, hbre, All rights reserved