Schönstatt - Begegnungen

"Rainha da Serra Leoa, África do Sul, Sudão, Senegal – Aceita nossa homenagem e nosso amor."

Família de Schoenstatt do Zimbábue renovou a Coroação da Mãe Três Vezes Admirável como Rainha da África

For the 22nd time, the Blessed Mother was crowned as "Queen of Africa" on May 31, 2002, in Harare, Zimbabwe.
Zum 22. Mal krönte die Schönstattfamilie von Zimbabwe die Gottesmutter zur "Königin Afrikas"
Flowers, the centenary flag, pennants - and the wholelove and hope of the small Schoenstatt family surrounded the Queen of Africa!
Blumen, die Gedenkjahrfahne, Fähnchen - und die ganze Liebe und Hoffnung der Schönstattfamilie umgaben die Königin Afrikas
Hommage to the Queen with flowers
Ehrung der Königin mit Blumen
Fotos: Marlene Peter © 2002
Marlene Peter, Harare: "We know that the Queen of Africa can and will work miracles!"
Marlene Peter, Harare: "Die Königin Afrikas kann und wird Wunder wirken!"
Foto: POS, Fischer © 2002

ZIMBABUE, Marlene Peter. No dia 31 de Maio de 2002, a pequena Família de Schoenstatt do Zimbábue pela décima segunda vez coroou a Mãe Três Vezes Admirável de Schoenstatt como "Rainha da África", confiando ao seu amor maternal e ao seu reinado cada país do continente.

Esta foi a décima segunda vez que a Família de Schoenstatt o fez em Zimbábue, a primeira foi no dia 31 de Maio de 1981, um ano após a Família de Schoenstatt da África do Sul em Johannesburgo a ter coroado sob o mesmo títutlo. Muitos da Família de Schoenstatt do Zimbábue viajaram de ônibus para chegar e estar junto com o Padre Carry, SJ, quem compôs o hino da coroação "Rainha da África" para a ocasião. A coroa, feita pelos Irmãos de Maria em Schoenstatt usando pedras dos países africanos foi trazida de carro para o Zimbábue para sua coroação o ano seguinte.Um ônibus de peregrinos sul africanos chegou ao lugar. Foi uma ocasião muito especial num período em que o Zimbábue justo conseguiu sua independência e as pessoas estavam muito apreensivas, não sabendo o que o futuro poderia lhes reservar.

31 de Maio de 2002: Mais uma vez coroando a Rainha da África

Nós preparamos a Coroação por nove semanas com a novena da "Rainha da África", a qual tem os escritos do Pe. Kentenich sobre Nossa Senhora e sua realeza. No dia 3 de Maio de 2002, a igreja de São Francisco Xavier em Harare (onde todas as coroações passadas haviam ocorrido) foi belamente preparada com muitas flores e a Imagem de nossa MTA em um dos lados da base do altar. A bandeira do centenário e bandeiras foram ajustadas. Os celebrantes eram o Padre de Schoenstatt, P. Michael Hagan, Pe. Raymondichael um padre carmelita e Pe. Freddy de Sousa SJ quem está no Zimbábue há dois anos vindo da Índia.Os schoenstattianos de Zimbábue esperavam que o Pe. Michael estivesse apto para estar mas receberam a resposta que não seria possível. Então, na noite de quinta-feira a Irmã Marian telefonou para dizer que ele estaria chegando na sexta-feita à tarde. Aquilo realmente colocava "a cereja no topo!"

O Perigo da Perda da Esperança – e o Desafio de ser Instrumentos da Esperança

A missa, a qual começou às 7 da noite estava verdadeiramente repleta de Espírito. Pe. Michael fez a homilia dizendo que era uma alegria para ele poder estar ali. Até o meio-dia do dia anterior ele ainda não tinha o passaporte. Falou lançando um olhar para os anos passados, para a primeira coroação como nós a coroamos pedindo a Ela que protegesse a África e especialmente nossos países, África do Sul e Zimbábue. Nós tivemos a experiência do que a Guerra faz a um país e seu povo. E através destes anos tivemos nossos altos e baixos. Nós ainda estamos em nossa jornada de fé, uma jornada de muitos desafios, uma jornada com Jesus e Maria. Ele falou brevemente sobre a jornada de fé de nosso Pai Fundador, as dificuldades que ele experimentou, seu tempo em Dachau, os 14 longos anos de exílio e finalmente sua experiência de poucos anos de graça e vitória antes que morresse. Algumas vezes, Pe. Michael disse, nossas dificuldades se tornam insuportáveis e nós queremos dizer a Deus nosso Pai: "Basta!" Olhando tudo o que estamos vivendo em nossos países nos dias de hoje, AIDS, fome, violência política, mortalidade, crimes, nós podemos ficar paralisados e esse é o perigo de perdermos a esperança e o amor à vida. Nossa Mãe disse "Sim" a tudo o que Deus pediu à Ela. Nós estamos sendo convidados a dizer "Sim" mesmo com o desafio de todas estas dificuldades. Nós estamos sendo convidados a construir o Reino de Deus, como Maria. Não é um "Sim" confortável, mas um "Sim" à fé em Deus. O Reino de Deus deve prevalecer. Quando nós coroamos Maria, nós pedimos: "Forme nossas crianças para serem instrumentos de esperança, que não percam a confiança, que sejam pessoas repletas de amor para serem "novos homem e mulher em uma nova sociedade". Pe. Kentenich trouxe à tona o que se poderia agüentar. Mas ele acreditou. É importante saber qual é o propósito de nossa existência. Então as coisas ficam claras. Nós temos a capacidade de não desistirmos se estivermos repletos do Espírito Santo. Nós coroamos nossa Senhora agora pedindo à Ela para estar conosco na renovação de nossa fé em nossa jornada com o Deus Vivo.

Nomeando cada país da África

Os vários pedidos e preces evidenciaram a dor profunda do povo do Zimbábue neste momento. Também havia preces de agradecimento e pedindo para ser apto como Maria para agradecer a Deus em todas as dificuldades. O Padre disse que é evidente que o Espírito estava nos movendo. Mas ele teve que continuar com a missa. A cerimônia de coroação com velas acesas, nós recitamos a letania nomeando cada país na África, Rainha da Serra Leoa, África do Sul, Sudão, Senegal, aceita nossa homenagem e nosso amor. Quando a missa terminou, o Pe. Michael convidou a todos aqueles que tinham flores para trazê-las junto à Imagem de graça. A congregação seguiu com músicas de alegria, danças, hinos para a Rainha da África.

Schoenstatt em Zimbábue está celebrando seu 25 aniversário de fundação neste ano. Zimbábue foi um dos primeiros países no qual a Campanha da Mãe Peregrina chegou; o Pe. Esteban Uriburu trouxe as primeiras imagens para visitar as famílias. Em 1988, o Papa João Paulo II durante sua visita ao Zimbábue abençoou uma das primeiras imagens. Em 1989, Marlene Peter e Sheila Coleman (ambas da União das Mães) visitaram a Argentina, o Brasil e o Paraguai para aprenderem mais sobre a Campanha da Mãe Peregrina a qual se tornava uma grande corrente de amor em todo o mundo. A Família de Schoenstatt do Zimbábue continua anelando por seu primeiro Santuário; o interior do futuro Santuário está na casa de um dos líderes das famílias, o lugar da celebração mensal da Aliança a qual é parte essencial da vida de Schoenstatt no Zimbábue.

Tradução: Luciana Rosas, Curitiba, Brasil



Zurück/Back: [Seitenanfang / Top] [letzte Seite / last page] [Homepage]

Last Update: 13.06.2002 12:11 Mail: Editor /Webmaster
© 2001 Schönstatt-Bewegung in Deutschland, PressOffice Schönstatt, hbre, All rights reserved