Schönstatt - Begegnungen

Jubileu de Ouro dos Oratórios da MTA na Diocese de Santa Maria

Cinco Oratorios receberam a visita e a bênção do Pe. José Kentenich - e recebem a visita do centenas de pessoas

Arrojo Grande: Three crownings on behalf of the 50th anniversary of the wayside Shrine: the picture of the wayside Shrine, and the Pilgrim MTA pictures of two parishes received a crown as sign of gratitude.
Arrojo Grande: Drei Krönungen zum Goldenen Jubiläum des Oratoriums: das Bild des Oratoriums und die Pfarr-Pilgerbilder von zwei Pfarreien erhielten eine Krone als Zeichen der Dankbarkeit.
Arrojo Grande:Interior of the wayside shrine, festively decorated with an abundance of flowers.
Arrojo Grande: Inneres des Oratoriums, festlich geschmückt mit einer Fülle von Blumen
Faxina do Soturno: a big golden "50" for the celebration of the jubilee'. The wayside Shrine was dedicated by Fr. Kentenich
Faxina do Soturno: eine große goldene 50 zur Jubiläumsfeier des von Pater Kentenich eingeweihten Oratoriums.
Patronato, Parish Shrine in the St. Anthony's Church
Patronato, Pfarrheiligtum in der Kirche St. Antonio
Santos Anjos: Procession to the Parish Church
Santos Anjos: Prozession zur Pfarrkirche
Santos Anjos: Holy Guardian Angels - the parish's patronage and the wayside shrine belong together
Santos Anjos: Heilige Schutzengel - das Patrozinium der Pfarrei und das Oratorium gehören zusammen
Silveira Martins: one of the many wayside shrines in the diocese of Santa Maria, each in different form
Silveira Martins: eins der vielen Oratorien in Santa Maria, alle in unterschiedlicher Form gebaut
Silveira Martins: celebration of the 50th anniversary with many participants
Silveira Martins: Feier des Goldenen Jubiläums mit vielen Teilnehmern
Silveira Martins: Processions are an essential part of each jubilee celebration
Silveira Martins: Kein Jubiläum ohne Prozession
Silveira Martins: The pictures of the Pilgrim MTA were always present
Silveira Martins: Immer dabei - die Bilder der Pilgernden Gottesmutter
Fotos: Mang © 2002

BRASIL, Irmã M. Ivanir Castro. Nossa Diocese de Santa Maria tem muitos Oratórios da MTA, sendo que destes, temos cinco que receberam a visita e a bênção do Pe. José Kentenich: Nova Palma, Faxinal do Soturno, Dona Francisca, São João do Polêsine e Vale Vêneto. Estes e outros comemoraram o seu Jubileu de Ouro no decorrer de dezembro de 2000 a dezembro de 2002.

O primeiro Oratório que teve sua comemoração solene foi de Faxinal do Soturno, em 10 de dezembro de 2000. Com o apoio do Pároco Pe. Gilberto Orsolin e da Coordenadora da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt, foi organizada a renovação da Bênção do Oratório e concentração do Povo. Junto ao Oratório, que é chamado ‘Santuário’ reuniram-se centenas de pessoas e tudo estava muito bem ornamentado com flores e balões. Após fomos em procissão até a Igreja onde os crismandos iam a frente e as imagens da Mãe Peregrina com seus missionários. Ao chegar na Igreja foram soltos balões amarelos, que voavam ao repicar do sino. Continuou com a Missa festiva e almoço no salão paroquial.

Também o Oratório de Nova Palma teve sua celebração jubilar no dia 5 de maio com o Grupo de Mães de Santa Maria, que foi até lá para participar com o povo e o Movimento de Schoenstatt.

Jubileu de Ouro do Oratório de Dona Francisca: Coroação solene do quadro de nossa Mãe Três Vezes Admirável

Já em 2001 continuaram as comemorações do Jubileu de Ouro do Oratório de Dona Francisca, no dia 3 de junho. Teve início no Oratório com a renovação da Bênção e coroação solene do quadro de nossa Mãe Três Vezes Admirável. As pessoas que há 50 anos estiveram na festividade de inauguração foram convidadas e se fizeram presentes, dentre eles o Pe. Antônio Soldera. Concelebrou também o Pároco Pe. Osvaldo Cremonesi. Em procissão nos dirigimos à Igreja cantando a Ladainha Mariana, onde a Mãe foi conduzida passando por um arco de flores no corredor da Igreja. No caminho todos receberam flores de maio , que foram ofertadas a Mãe, no seu lindo trono ao lado do altar. Na homilia Pe. Antônio contou como conheceu Pe. Kentenich e das pessoas que contribuiram para a construção do oratório na época em que trabalhava ali. Sentia-se que ele estava emocionado em poder estar presente depois de 50 anos de atuação da Mãe de Deus neste local. A Igreja estava cheia e sentia-se o entusiasmo das pessoas nesta celebração. A Coordenadora da Campanha, Sra. Celita Martini com seus missionários organizaram tudo com muito amor e dedicação.

50 anos do Oratório de Santos Anjos e do Oratório de Arroio Grande: um fiesta da Campanha

No dia 7 de outubro comemorou-se os 50 anos do Oratório de Santos Anjos, que na época não recebeu a visita do Pe. Kentenich, mas é um lugar de graças especial para o povo. A missa festiva foi celebrada no dia do padroeiro da localidade, o Anjo da Guarda. Na frente do altar estava o quadro do oratório e as crianças vestidas de anjo, que chegaram em procissão. As oferendas foram levadas pelas pessoas presentes na época da inauguração do Oratório. A missa foi presidida pelo Pároco Pe. Sérgio Coldebella. A organização foi feita pela Coordenadora e os missionários da Campanha.

No dia 20 de outubro realizou-se a celebração festiva dos 50 anos do Oratório de Arroio Grande, que é atendido pelo Pároco de Silveira Martins, Pe. Vilson Venturini. Este oratório foi inaugurado em 27 de outubro de 1951 pelo Pe. André Ferrari e Pe. Celestino Trevisan, ambos falecidos. Para o dia do Jubileu a Igreja estava toda ornamentada com palmas coloridas da região e um véu branco no altar que solenizou a celebração. Na festividade jubilar foram coroadas 3 imagens: a Peregrina paroquial de Faxinal da Palma, a de São Marcos e quadro do Oratório. Muitos prepararam o capital de graças com convicção e fé, e o trouxeram no dia para ofertá-lo na celebração. Após a homilia foram coroadas as três imagens e conduzidas em romaria ao Oratório, ao lado da Igreja. Pe. Vilsom abençoou o oratório e foi queimado o Capital de Graças, enquanto cantavam "Mãe Admirável, ó Mãe Peregrina". As Coordenadoras da Campanha foram responsáveis por toda a preparação deste dia, junto com os missionários desta comunidade. Ao encerrar a celebração houve chuva torrencial , como sinal das bênçãos derramadas.

Silveira Martins: lembrando a visita de Sr. João Pozzobon

Quase ao encerrar o ano, comemorou-se o Jubileu de 50 anos do Oratório de Silveira Martins. O Pároco, Pe. Vilsom Venturini presidiu a celebração, muito bem preparada pelo Coordenador, Missionários da Campanha e pessoas atuantes na Liturgia da Paróquia. Na noite anterior ao Jubileu um grupo de pessoas fez com vigília de orações e cantos. Ao redor da Igreja onde se localiza o Oratório, tudo estava arrumado com bandeiras amarelas no caminho até o oratório e balões azuis e amarelos. Haviam muitos arranjos de crisântemos amarelos na Igreja e no Oratório. Ir. M. Eliane, com seu violão e cantos animou a celebração. No início uma missionária contou uma graça que seu esposo alcançou ao fazer retiro com o Pe. Kentenich. Todos escutaram com admiração o que ela contou. Na procissão de entrada um casal trouxe um quadro bem antigo, lembrando também a visita de Sr. João Pozzobon a sua casa. Após a comunhão fomos em procissão ao oratório e lá foi queimado o capital de graças conquistado para este dia, as imagens da Mãe Peregrina foram levadas pelos missionários. A atmosfera refletia o divino, o amor a Mãe e a Jesus. No oratório tinha um 50 dourado e muitas flores. Todos estes oratórios são lugares de graças especiais. Neles realizam-se celebrações do ‘Dia da Aliança’ e a reza do terço. Muitos peregrinam até eles pedindo e agradecendo graças. Como fruto do Jubileu dos Oratórios foi reconstituído o Oratório do Patronato, que havia sido desmanchado em anos passados.

Paróquia Santo Antônio, bairro Patronato: A Mãe de Deus voltou a estabelecer sua morada neste lugar

No dia 18 de dezembro foi entronizada a MTA no Santuário Paroquial, Paróquia Santo Antônio, bairro Patronato. A Celebração foi presidida pelo Pe. Aquile Rossato e Pe. Vicente Pilon. A Mãe de Deus voltou a estabelecer sua morada neste lugar. O altar do Santuário Paroquial é parte do antigo Oratório constituído há 50 anos. A Mãe de Deus quer se fazer presente e atuar por estes lugares de encontro e oração.

Uma missionária contou que seu esposo tinha uma virose no rosto e não podia fazer a barba. Ele sofria muito com isto. Certo dia foi convidado a fazer o retiro de homens com o Pe. Kentenich, na Casa de Retiros, em Santa Maria. Pe. Kentenich neste retiro falou muito sobre a confiança na Mãe de Deus, que ela pode operar prodígios de transformação. Ele chegou de volta em sua casa e rezou a noite pedindo à Mãe de Deus que ouvisse o seu pedido, como Pe. Kentenich havia ensinado. Ele foi dormir tranqüilo e no outro dia, ao levantar teve uma surpresa: a virose havia sido curada e pôde, a partir deste dia, fazer sua barba normalmente, que há muito tempo já não fazia mais. Este homem tornou-se mais ainda devoto da MTA e confiante no Pe. Kentenich.

Muitos outros oratorios comemorarão seu Jubileo de Ouro em curso do ano 2002.

 



Zurück/Back: [Seitenanfang / Top] [letzte Seite / last page] [Homepage]

Last Update: 08.03.2002 11:44 Mail: Editor /Webmaster
© 2001 Schönstatt-Bewegung in Deutschland, PressOffice Schönstatt, hbre, All rights reserved