Schönstatt - Begegnungen

Movimientos na igraja rumo à unidade

Festa dos carismas do Paraná, Brasil

Logo of the meeting of the Ecclesial Movements
Logo dee Treffens der geistlichen Bewegungen

BRASIL, Geni M. Hoss. Depois de quase dois anos de caminhada e dificuldades superadas pela Comissão Central e a intensa preparação e organização das noves comissões especialmente formadas para este fim, a Festa dos Carismas tornou-se realidade a 23 de setembro de 2001 num clima de muita alegria e gratidão. Foi um sinal da Nova Primavera, que Deus continua suscitando na Igreja. A diversidade de dons fez perceptível quando, naquela manhã, gente de todos os lados acorria ao Centro de Eventos de Ponta Grossa. Com todos os presentes, 10.000 pessoas, - aproximadamente 15.000 na Celebração Eucarística à tarde - construiu-se desde o primeiro momento um forte clima de família e cada aspecto do programa era acolhido com entusiasmo e escuta.

Ônibus, carros, vans e ainda grupos a pé se aproximavam do Centro em clima de grande expectativa e emoção. A chuva que caiu torrencialmente durante todo o sábado e domingo à noite, deu lugar ao sol quando eram 7:30 h da manhã. Os primeiros a chegar não se acanharam e ajudaram a secar as milhares de cadeiras colocadas ao ar livre para a comodidade dos participantes.

A presença do carisma de Pedro na figura dos 7 Bispos do Regional Sul II - D. Murilo R.Krieger (Maringá), D. Wagner da Silva (Guarapuava), D. João Braz de Aviz (Ponta Grossa), D.Sergio Braschi (Curitiba), D. Anuar Battisti (Toledo), D. Getúlio T. Guimarães (Cornélio Procópio), D. Frederico Heimler (Umuarama) - selou a unidade com a Igreja, fixando-nos no essencial e na raiz de todos os nossos Carismas, provenientes desta única fonte. Na véspera dois Bispos, que não puderam estar no domingo, participaram do Encontro Teológico dos 220 representantes dos Movimentos do Estado do Paraná.

Uma visão completa da família de Deus

Com todos os presentes, 10.000 pessoas, - aproximadamente 15.000 na Celebração Eucarística à tarde - construiu-se desde o primeiro momento um forte clima de família e cada aspecto do programa era acolhido com entusiasmo e escuta.

A variedade da composição do grupo de cantos, o espírito de comunhão vivenciado, bem como a multiplicidade dos carismas apresentados também através dos testemunhos, parecia dar a todos uma visão completa da família de Deus e o quanto é belo convivermos como irmãos.

Certamente não faltaram as dificuldades, mas existia e existe o desejo de superação, tendo em vista a meta pela qual nos lançamos na preparação desta Festa.

Com uma lindíssima coreografia realizada por jovens que portavam bandeiras com os nomes dos Movimentos, iniciou-se a tão esperada Festa dos Carismas.

Logo no início todos foram acolhidos pela Padroeira do Paraná, Nossa Senhora do Rocio, introduzida por D.Murilo R. Krieger, Presidente do Regional Sul II e que durante todo o dia nos recordava Maria - Mãe da Igreja.

Foram dadas por parte de D. Murilo Krieger as saudações dos demais Bispos, com referência a algumas mensagens enviadas por eles.

O Espírito de Pentecostes 1998

Todo o programa nas suas partes essenciais - temas de D.João Braz de Aviz e de D. Anuar Battisti, bem como os 12 testemunhos de membros de 8 Movimentos – nos introduziram no espírito desejado por João Paulo II, ao convocar os Movimentos para um encontro em Pentecostes de 1998.

Esta festa teve longo alcance através dos meios de comunicação. Na última semana D. João de Aviz e um grupo da Comissão Central participaram de uma entrevista com duração de uma hora e meia na Canção Nova. A Rede Globo esteve presente no dia e em seus telejornais transmitiu a notícia para todo o Estado. A Rede Católica de rádios, composta por 192 rádios em todo Brasil, divulgou com muita ênfase o evento e no dia fez plantão no local transmitindo flashes do andamento da festa e, no final, transmitiu a Santa Missa. Através da rede de rádios, os Bispos presentes puderam dar seu testemunho durante todo o dia, também membros da Comissão Central, responsáveis por diferentes comissões, puderam transmitir a sua mensagem.

Muitas instituições civis também se empenharam pelo bom andamento da festa, pois tais acontecimentos requerem sempre uma superestrutura para dar conta do recado. O Clube do Jipe já estiveram bem cedo no seus postos, pois tinham a tarefa de acolher as pessoas nas principais entradas da cidade e indicar o caminho para o Centro. O clube da aeronáutica sobrevoou o Centro de Eventos como homenagem deixando sua mensagem.

Ser Igreja no Novo Milênio

Certamente o ápice do dia foi a solene celebração litúrgica, onde através de Nossa Senhora, pudemos entregar a Jesus o nosso anseio profundo para obtermos a graça da unidade pedida por Ele ao Pai, colocando-nos ao seu dispor para que Ele use de nós para realizá-la por toda parte. A Santa Eucaristia estava sob responsabilidade do Movimento de Schoenstatt e dos Arautos do Evangelho. Baseada em textos e conteúdos atuais da Igreja como o discurso do Papa em Pentecostes de 1998, a Carta Apostólica do Papa no início do terceiro milênio e o Documento da CNBB Ser Igreja no Novo Milênio foram tomadas como base para elaborar o conteúdo da Santa Missa. Todos os Movimentos foram convidados a participar da Liturgia através da oferta da vela no ofertório, que cada um pôde levar para casa como símbolo desta celebração. Também foi oferecida a preparação do encontro. No tempo que antecedeu a festa foi enviado a todos os Movimentos uma folha com sugestões de preparação – ramalhete espiritual – a conquista do jardim, pois um forte símbolo dos encontros de lideranças que antecederam a festa foi o Jardim de Deus.

A festa finalizou, como acontece em todos eventos desta natureza, com muitos fogos e muita vibração. Apesar de a Liturgia ter sido realizada ao ar livre, o ambiente de oração e concentração foi perceptível. Todos ficaram até o final rezando e cantando. Isto também deve-se em grande parte à equipe de animação, da qual participou a Juventude Feminina e Masculina de Schoenstatt, pois souberam animar, concentrar o povo durante todo o tempo.

No final, quando os Bispos, inúmeros sacerdotes e a maioria do povo já estavam a caminho de suas casas, a Comissão Central se reuniu rapidamente para fazer uma oração de gratidão a Deus, pois, apesar de todas as dificuldades e intempéries do tempo, a festa alcançou os seus objetivos de nos conhecermos mutuamente e de fazer-nos conhecer pela Igreja pela presença significativa dos Bispos do Regional.



Zurück/Back: [Seitenanfang / Top] [letzte Seite / last page] [Homepage]

Last Update: 06.02.2002 11:28 Mail: Editor /Webmaster
© 2001 Schönstatt-Bewegung in Deutschland, PressOffice Schönstatt, hbre, All rights reserved