Schönstatt - Begegnungen

Morada da Alegria Vitoriosa

Inauguração do Santuário em Araraquara/Estado de São Paulo

After years of longing, the Schoenstatt Damiliy in Araraquara celebrated with joy the dedication of their Schoenstatt Shrine
Nach Jahren des Wartens feierte die Schönstattfmailien von Ararquara in großer Freude die Einweihung des Heiligtums.
The diocesan Bishop and many priests came to dedicate the Shrine
Der Diözesanbischof und viele Priester kamen zur Einweihung
Gifts for the Shrine: a Father Eye Symbol, a crown
Geschenke für das Heiligtum: Krone, Vatersymbol
The mission of the Shrine: Home of victorious joy
Die Sendung des Heiligtums: Wohnung der sieghaftenFreude
Fotos: Sr. Cacilda Becker © 2001

(Ir. M. Nelly e M. Vilma) Após 23 anos de saudade e expectativa, o grande sonho torna-se realidade: a inauguração do Santuário da Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt em Araraquara, com a missão "Morada da Alegria Vitoriosa" no dia 15 de setembro de 2001. Ele nasce no início deste novo milênio, como resposta aos múltiplos desafios da sociedade moderna, trazendo as bênçãos da Mãe de Deus para transformar toda a tristeza da humanidade em alegria vitoriosa.

É um Santuário que está profundamente relacionado ao Fundador, o Pe. José Kentenich, e sua missão na Igreja, devido à disposição da Providência em marcar as vivências relacionadas a ele em datas históricas da Obra de Schoenstatt. Que este Santuário seja uma dádiva para a canonização dele!

Delegações de muitas cidades do Brasil

Os dias que precederam a inauguração, choveu aos cântaros, até granizo; com isso a Mãe teve mais uma vez a oportunidade para manifestar-se vitoriosa e provar nossa confiança filial. No entanto, para a hora da inauguração houve estiagem e tudo saiu bem.

Como preparação mais próxima à inauguração, realizou-se:

  • no dia 12 de setembro – às 20 h, uma Hora Mariana e
  • no dia 14 de setembro – às 20 h, uma Santa Missa em ação de graças, presidido pelo Pe. Ottomar Schneider – Diretor Nacional do Movimento.

No dia 15 de setembro, justamente recordando o 33º aniversário da volta do Pe. José Kentenich ao lar eterno, às 16h15min iniciou-se a acolhida das delegações que vieram de muitas cidades do Brasil. Estavam presentes, entre outras cidades, São Paulo, Belo Horizonte, Cornélio Procópio, Capivari, Londrina, Piracicaba, Atibaia, Jacarezinho, Ribeirão Claro, Rio de Janeiro etc. Calculou-se a presença de umas 2.000 pessoas.

"Me aproximo do teu Santuário"

Às 17h iniciou-se a Santa Missa, celebrada por Dom Joviano de Lima Júnior, Bispo da diocese de São Carlos, a qual pertence Araraquara.

Ao som da música "Quatro estações" de Vivaldi, entraram solenemente as bandeiras do Brasil, do Estado de São Paulo, da Cidade de Araraquara, conduzidas por jovens do Tiro de Guerra; também a bandeira do Movimento de Schoenstatt e dos diversos Ramos. Em seguida, com o canto "Me aproximo do teu Santuário", entraram em procissão o Bispo acompanhado por muitos Sacerdotes, seminaristas e Ministros da Eucaristia.

No início da celebração, Dom Joviano, que irradiava uma alegria contagiante, descerrou solenemente a placa da inauguração, e em seguida recebeu a chave para abrir o Santuário pela primeira vez ao toque do sino.

A solene liturgia contou com a participação especial de seminaristas da Diocese de São Carlos que serviram como cerimoniário, acólitos etc.; e a presença marcante dos Padres de Schoenstatt, dentre eles a do Pe. José Fernando Bonini, que é filho da cidade de Araraquara, e sacerdotes da Diocese.

Nossa profunda gratidão filial foi expressa no momento do Glória por uma coreografia em que jovens trazendo pequenos estandartes em forma de sol, soltaram feixes de balões, com a inscrição: "Pai", "Filho" e "Espírito Santo".

Os acontecimentos mundiais – terrorismo nos estados Unidos - e a missão do Santuário

Antes das leituras, houve a entrada da Bíblia, conduzida pela Ir. M. Isabel Cristina, vocação de Araraquara, acompanhada por sua mãe e irmão.

Em sua homilia, Dom Joviano, entre outros, estabeleceu uma comparação entre os acontecimentos mundiais – terrorismo nos estados Unidos e a missão do Santuário – a Morada da Alegria Vitoriosa, salientando os cuidados da Mãe de Deus pelas famílias, doentes, presos, pobres, desempregados...

Após as preces, ocorreu o rito de bênção do Santuário. O Sr. Bispo rezou a oração da dedicação, incensou o altar e o abençoou. A Liturgia Eucarística transcorreu normalmente.

Após a Santa Comunhão, fez-se a bênção do Tabernáculo e entronização do Santíssimo Sacramento. Nesta hora, a Lâmpada Sagrada foi acesa.

"Que o Sol de Cristo resplandeça em toda a Diocese de São Carlos."

Um momento muito importante foi quando o Bispo fez uma breve adoração ao Santíssimo e rezou entre outros: "Que o Sol de Cristo resplandeça em toda a Diocese de São Carlos."

Outros dois momentos marcaram, com emoção todos os presentes: o primeiro foi a entrada triunfal do quadro da Mãe de Deus num andor em forma de sol, acompanhada por uma coreografia apresentada pela Juventude Feminina de Schoenstatt e de uma Paróquia da cidade, tendo como fundo o canto: "Quem é esta que avança como a aurora..." O segundo: a intronização do quadro da Mãe no Santuário ao final da celebração. Sob muitos aplausos e júbilo, ao som do sino do Santuário e acenos de bandeirinhas nas cores laranja e amarelas, a Rainha de Schoenstatt foi conduzida à nova Morada.

Entrar no Santuário pela primeira vez

Chegou então o momento esperado por todos, de entrarem no Santuário e saudarem a querida MTA pela primeira vez.

No dia seguinte à inauguração, houve uma Santa Missa celebrada pelo Pe. José Fernando Bonini (Padres de Schoenstatt) com a participação de aproximadamente 800 pessoas. E a partir deste dia abençoado as pessoas continuamente começaram a peregrinar a este lugar agraciado.

Glorificamos o amor do Pai por nos ter presenteado este Santuário, o 18º Santuário do Brasil. Oferecemos à Santíssima Trindade esta dádiva como gratidão pelos 75 anos de existência do Instituto das Irmãs de Maria de Schoenstatt e com o Salmista cantamos: "Que alegria quando me disseram: Vamos à casa do Senhor!"



Zurück/Back: [Seitenanfang / Top] [letzte Seite / last page] [Homepage]

Last Update: 30.10.2001 13:34 Mail: Editor /Webmaster
© 2001 Schönstatt-Bewegung in Deutschland, PressOffice Schönstatt, hbre, All rights reserved