Schönstatt - Begegnungen

O Imenso desejo para entrar no Santuário

Quinze mil pessoas na inauguração do Santuario "Tabor Matris Salvatoris"
en Salvador, Bahia, Brasil, no 25 de Março, 2001

A tent had been erected close to the Shrine, for the celebration of the Eucharist
Beim Heiligtum war eine Altarinsel aufgebaut für die Feier der heiligen Messe

15,000 persons joined in the celebration on March 25, 2001
15.000 Personen kamen zur Einweihungsfeier am 25. März 2001
Three bishops came for the dedication of the Shrine in Salvador
Drei Bischöfe kamen zur Einweihung des Heiligtums

Auxiliary Bishop Valmor Azevedo, blessing the interior of the Shrine
Weihbischof Valmor Azevedo segnete des Innere des Heiligtums

A new place of grace for Bahia
Ein neuer Gnadenort für Bahia

After the solemn ceremonies of the blessing, the bell of the Shrine rang for the first time
Nach den feierlichen Zeremonien der Einweihung läutete zum ersten Mal das Glöckchen des Heiligtum

Blessing of the tabernacle
Segung des Tabernakels

Honor guard for the Blessed Mother
Ehrengarde für die Gottesmutter

Prayer of blessing in the Shrine
Segensgebet im Heiligtum

On the evening of the feastday - the new Shrine in Salvador
Am Abend des Festtags - das neue Heiligtum in Salvador

Burning sun and heat - but all stayed the whole day
Brennende Sonne und Hitze - aber alle blieben den ganzen Tag über da

 
Foto: José Eugenio Costa, Salvador © 2001

(Ir. Maria Regina Viera, Santa Maria) "Herança mais preciosa não podemos legar aos nossos sucessores do que mover Nossa Senhora e Rainha a estabelecer aqui o seu trono e realizar milagres da graça." Mais uma vez sentimos palpavelmente a realidade destas palavras proféticas do P. Kentenich com a solene inauguração do novo trono de graças da Mãe e Rainha de Schoenstatt em Salvador.

À inauguração antecedeu um Tríduo, que foi muito bem preparado pelos membros do Movimento e às irmãs. Na quinta-feira à noite foi apresentada de forma muito profunda a história de Schoenstatt na Bahia que iniciou há 14 anos. No segundo dia houve Santa Missa, durante a qual mais de 100 integrantes do Movimento assumiram o compromisso de fazer a guarda de honra do Santuário. No último dia do Tríduo, o grupo de teatro do Colégio São José das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras, encenou com muita criatividade e beleza, a Anunciação, a Visitarão, o Belém histórico e o Belém do novo tempo – o Santuário.

A Mãe de Deus atrai e reúne seus filhos aos milhares

Júbilo, imensa alegria, invadiu o coração dos baianos e de todos os que se fizeram presentes na celebração da Santa Missa inaugural do Santuário de Schoenstatt da Bahia. É admirável como a Mãe de Deus, a soberana da Aliança cativa, atrai e reúne seus filhos aos milhares. Cerca de quinze mil pessoas tomaram parte desta hora de graças.

Já de manhã cedo começaram a chegar as caravanas de todo o estado da Bahia, bem como de outros estados do Nordeste. Havia participantes de quase todo o Brasil. Os diversos grupos chegavam, na maioria, com uma identificação própria. Como Paróquia, Forania, etc... A forma de se indentificarem era, normalmente, com a camiseta com a imagem da Mãe e Rainha, com o Santuário, com o escrito Movimento Apostólico de Schoenstatt, etc... Também traziam suas bandeirinhas e muitas faixas, nas quais expressavam uma saudacão à Mãe e Rainha e ao Santuário.

A grande graça que o Santuário significa para Salvador

Às 9:30 iniciou a Santa Missa que foi presidida pelo Bispo Auxiliar D. Valmor Azevedo de Salvador. Concelebraram também o Bispo auxiliar D. Gílio de Salvador e o Bispo auxiliar da Arquidiocese militar do Brasil D. Augustinho Petri e mais 20 sacerdotes. Na sua homilia, D. Valmor falou com muito entusiasmo sobre o Santuário e a grande graça que o mesmo significa para Salvador. Agradeceu a presença e o trabalho das irmãs. Desejou que este Santuário sirva para aumentar ainda mais a fé do povo baiano. O Evangelho do dia narrava a Parábola do Filho Pródigo. O Sr. Bispo soube muito bem fazer belo paralelo com a Mãe de Deus que sempre acolhe seus filhos, mesmo sendo pecadores e miseráveis . Ela é a Mãe atenta e solícita e, assim Ela quer atuar aqui neste Santuário.

O primero toque festivo do sino do Santuário

Após a homilia, os Bispos e demais Padres concelebrantes se dirigiram ao Santuário para dar a benção solene e convidar a Mãe de Deus a tomar posse de seu novo trono de graças. O Sr. Bispo fez tudo com muita unção, tanto a benção como a incensação do altar. Este ato foi concluído com o primeiro toque festivo do sino do Santuário. Foi um momento de grande emoção, o povo irrompeu numa vibrante salva de palmas. Antes de sair do Santuário o Sr. Bispo cumprimentou cada irmã que aí estava e nos deu cordialmente os parabéns e desejou muitas bênçãos.

A Santa Missa durou cerca de três horas. Foi impressionante ver como as pessoas permaneceram aí, apesar de ser um dia quente e não haver abrigo, sombra para esta multidão. O amor à Mãe faz tudo suportar e para ela nada custa demais. As pessoas manifestavam uma alegria imensa porque agora possuem o Santuário.

"Parece que vou explodir de alegria!"

Os membros do Movimento, famílias e mães que foram incansáveis na conquista do Santuário e muito trabalharam preparando a festa da inauguração estavam particularmente felizes por verem tornar-se realidade, o sonho há tantos anos acalentado. "Que felicidade tão grande, parece que vou explodir de alegria, eu não agüento mais de tanta emoção", estas e outras expressões de uma alegria que brotava do coração ouvimos a todo instante.

Após a Santa Missa toda esta multidão queria entrar no Santuário para visitar a Mãe de Deus e entregar-lhe seus pedidos. Foi um trabalho imenso organizar esta entrada. Com a ajuda do pessoal do exército e outras pessoas se fez uma "corrente viva" de ambos os lados da fila para poder conter a multidão e manter a ordem, para assim dar oportunidade de que todos pudessem entrar no Santuário. O povo daqui é muito piedoso e não tem respeito humano em manifestar seu amor a Deus e a Mãe de Deus. Ao entrarem no Santuário, alguns beijavam o chão, outros choravam de alegria e emoção, gostariam de permanecer aí por mais tempo, mas, infelizmente a visita deste dia devia ser rápida para dar a oportunidade a todos de poderem entrar no Santuário. A peregrinação durou até a tarde.

Círculo de guardas do Santuário

No horário das 13:30 às 15:00, o Pe. Antônio Maria Borges fez um pequeno Schow e animou os filhos da Mãe de Deus com suas músicas e mensagens. Esta foi também uma hora de grande entusiasmo e, apesar do calor, os baianos como gostam de cantar e dançar, participaram vivamente deste momento. Esqueceram o cansaço e o calor do sol, cantaram e dançaram. Enquanto durou o schow não se retiraram daí.

Após ter acabado a solenidade muitas pessoas da cidade e da vizinhança ainda vieram para conhecer e visitar o Santuário. Já perguntando pelos horários da Santa Missa, como vai ser se vai estar aberto diariamente, se as irmãs vão morar ali perto etc...Havia muito interesse em tudo. Felizmente já existe um grande grupo de pessoas, mais de 100, do Movimento e responsáveis pela Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt que se inscreveram no círculo de guardas do Santuário. Eles fizeram a sua oração de compromisso na Santa Missa no segundo dia do tríduo em preparação a inauguração do Santuário. Graças a eles o Santuário poderá permanecer aberto das 08:00 às 18:00.

Uma honra trabalhar pela Mãe e Rainha e seu Santuário

A Mãe do Salvador já começou a realizar seus prodígios em seu novo Santuário e bem no sentido de sua missão. O senhor que ficou responsável pelo som e que tem mais de 30 anos, ficou tocado interiormente por toda esta celebração. Confessou que ainda não é batizado e gostaria de preparar-se para este sacramento. Disse que se sentiu tão bem e preferência estar sempre lá, junto ao Santuário.

O visitante mais novo que a Mãe de Deus recebeu neste dia, foi uma criança de apenas 16 dias, o pequeno Rafael que a Ela foi consagrado.

Grandes prodígios à Mãe Três Vezes Admirável operou no coração dos seus filhos, os membros do Movimento que assumiram com tanta responsabilidade os trabalhos em preparação a esta inauguração. Organizaram-se em 14 comissões de trabalhos e todos assumiram com alegria e amor. Para eles foi uma honra trabalhar pela Mãe e Rainha e seu Santuário. Foram incansáveis. Movimentaram os órgãos públicos, conseguindo iluminação, preparação do terreno enfim toda infra-estrutura, e, no dia serviço de saúde, alimentação etc porque no local existe apenas o Santuário. Tudo isto foi um verdadeiro triunfo da nossa querida Mãe Três Vezes Admirável de Schoenstatt.

Agradecidos podemos entoar o Magnificat solene à nossa querida Mãe e Rainha de Schoenstatt que mais uma vez manifestou suas glórias, seu amor, bondade e poder. Assim no Brasil vai se concretizando sempre mais a missão que o nosso Pai Fundador nos legou, que todo o Brasil e regiões de língua portuguesa se tornem um Tabor das glórias de Cristo e Maria.

 

 

 

 

 

 



Zurück/Back: [Seitenanfang / Top] [letzte Seite / last page] [Homepage]

Last Update: 28.04.2001 0:25 Mail: Editor /Webmaster
© 2001 Schönstatt-Bewegung in Deutschland, PressOffice Schönstatt, hbre, All rights reserved