Schönstatt - Begegnungen

Uma Luz Desceu Sobre Os Confins Da Liberdade!

Bênção da Ermida do Santuário Tabor da Liberdade, Confins/MG, Arquidiocese de Belo Horizonte

More than 5,000 persons came to celebrate the dedication of the wayside shrine in Confins
Über 5.000 Menschen kamen zur Einweihung des Bildstöckchens in Confins

Ermita en Confins
Wayside Shrine in Confins/MG, near Belo Horizonte
Bildstöckchen in confins/MG bei Belo Horizonte

Everybody wants to see the picture of the Mother Thrice Admirable
Jeder will das Bild der Gottesmutter von Schönstatt sehen

 
Fotos: Schoenstatt, Brazil © 2001

(RdL) O dia 21 de janeiro de 2001 será lembrado com emoção pelo povo da pequena cidade de Confins/MG. Dia em que a tranqüila e acolhedora cidade, na região norte da grande Belo Horizonte, viu chegar uma romaria de devotos da MTA, que saiu de Belo Horizonte, passando pelas cidades Vespasiano e Santa Luzia. No total 42 ônibus, 242 carros e 32 motos escoltados pela Polícia Militar chegaram à cidade cantando, trazendo faixas e agitando bandeirinhas, tendo à frente da carreata a Capelinha com a imagem de nossa Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt.

A carreata foi recebida pelo povo de Confins com muitas palmas e fogos de artifício durante todo o trajeto até o terreno doado para a construção do Santuário "Tabor da Liberdade".

No local, já totalmente cercado e com duas ruas abertas: ruas Pe. José Kentenich e João Pozzobon, foi erguido um grande palco para a Celebração Eucarística em ação de graças pela conquista da primeira obra do Centro de Espiritualidade que em breve será construído para promover a formação religiosa de todo o povo da Arquidiocese de Belo Horizonte e regiões vizinhas. Foi uma missa solene, celebrada pelo Pe. Geraldinho, pároco de Confins e grande benemérito do Santuário, e concelebrada pelo Pe. Cornélio, muito devoto de Nossa Senhora, que aceitou a Obra de Schoenstatt nas Igrejas de Santa Tereza e Santa Terezinha em Belo Horizonte; Pe. Arthur de Pedro Leopoldo, e o Pe. Reni, da Liga dos Padres de Schoenstatt e Capelão Militar em Brasília.

Mais ou menos 5 mil personas de mais de 23 paróquias.

Também estavam presentes Ir. M. Teresila, que foi quem começou com o Movimento de Schoenstatt em Belo Horizonte, e Ir. M. Eliza a atual assessora, que se empenhou para tornar possível a bênção da Ermida nesta data, com a ilustre presença do Sr. Prefeito de Confins e família, e os devotos vindos de mais de 23 paróquias.

Mais ou menos 5 mil pessoas, indiferentes ao sol abrasador em Confins e a chuva que se formava sobre Belo Horizonte, participaram da programação, cantando e saudando com fervor nossa querida Mãe, unindo suas vozes aos Cantores de Maria que ajudaram a abrilhantar este momento solene.

"Marco" inicial da construção do futuro Santuário.

No final da Santa Missa, foi dada a bênção da Ermida e quatro casais selaram sua Aliança de Amor com a Mãe de Deus.

"Em Confins, agora não serão apenas aviões que irão descer e subir, mas pela intercessão de Maria serão elevadas nossas preces, e descerão abundantes graças de Deus..." – foi o comentário de um senhor após a celebração. Com a bênção da Ermida, o que antes era um terreno sem uso, se torna agora um "terreno Santo" recebendo todo terceiro domingo de cada mês a visita de centenas de romeiros para a celebração da Santa Missa do Peregrino.

A concepção do projeto da Ermida, foi um momento de muita luz, pois incorpora o espírito da missão que recebeu o Santuário "Tabor da Liberdade", e também assume o caráter de "marco" inicial da construção do futuro Santuário.

Uma obra de Maria não poderia deixar de ser simples

A simplicidade de um grande retângulo em chapa de aço dobrada representa o Santuário, que possui a escada de acesso em pedra São Tomé e a porta no formato triangular, caracterizando a liberdade que os mineiros trazem em sua bandeira.

Ao fundo, na parede em alvenaria, foi fixada a imagem da MTA reproduzida em ferro batido polido. As paredes laterais perderam seus limites e o Céu tornou-se o telhado desta pequena e simples Ermida (que significa pequena capela), conforme explicou o arquiteto ao conceber o projeto. Uma obra de Maria não poderia deixar de ser simples, pois simples sempre foram seus gestos de Mãe, que nela revela todo o seu poder, todo o seu amor por seus filhos. Acreditamos que este é um dos muitos frutos que a Mãe de Deus quer conceder a todos os que a ela se confiam e oferecem seus sacrifícios e Capital de graças.

 "Aqui é bom estar!"

Eis que se abre na terra uma porta
Pela qual os escolhidos vão entrar
E antever as verdes pastagens,
As águas tranqüilas,
As paisagens do céu...
Eis que se abre na terra uma porta
Onde os que por ela passarem
Hão de experimentar
A verdadeira Liberdade dos Filhos de Deus.
Onde, livres do pecado,
Livres de todo o mal,
Poderemos dizer:
"Aqui é bom estar!"
Já não somos órfãos,
Nem empregados,
Nem filhos adotivos;
Somos herdeiros de Schoenstatt,
Herdeiros da verdadeira Liberdade
Que foi duramente conquistado
Por nosso Pai e Fundador!
A Liberdade, que lhe custou algemas,
Ele nos oferece, de presente.
Obrigada, muito obrigada, Padre Kentenich!!

Isa Oliveira de Carvalho



Zurück/Back: [Seitenanfang / Top] [letzte Seite / last page] [Homepage]

Last Update: 28.04.2001 0:25 Mail: Editor /Webmaster
© 2001 Schönstatt-Bewegung in Deutschland, PressOffice Schönstatt, hbre, All rights reserved