Schönstatt - Begegnungen


Brilha uma luz no meio de nos

Cantata de natal no colégio Mãe de Deus em Londrina, Brasil

Highlight: Entrance of the Holy Family
Höhepunkt: Einzug der Heiligen Familie
Over 5,000 persons joined in the Christmas Cantata in Londrina
Über 5.000 Menschen kamen zur weihnachtlichen Cantata in Londrina
"We want to share our Christmas joy with the people of Londrina!"
"Wir möchten unsere Weihnachtsfreude mit den Menschen von Londrina teilen!"
Foto: PressOffice Schoenstatt, mkf © 2000

(Ir. M. Nilza) Na noite de 9 de dezembro, às 21 horas, aproximadamente 5000 pessoas se reuniram em frente ao Colégio Mãe de Deus, em Londrina/PR – Brasil, para assistir a VII Cantata de Natal realizada pelas Irmãs de Maria de Schoenstatt, funcionários, professores, alunos do Colégio e seus familiares. A apresentação sob o tema: "Brilha uma luz no meio de nós" teve a participação de umas 300 pessoas.

Todos se empenharam para que essa festa da fé se tornasse uma vivência-mensagem, em homenagem aos 2000 anos do nascimento de Jesus Cristo. La diretora do Colégio disse: "Vamos ao encontro do ponto culminante do Ano da Graça 2000.Em Jesus Cristo, há dois mil anos, o céu se inclinou à terra. Deus veio ao nosso encontro! Numa noite como esta, na "noite" em que se encontra a humanidade, Jesus quer fazer brilhar sua luz no meio de nós."

O evento iniciou com todas as luzes, da rua e do prédio, apagadas e o convite ao povo para meditar sobre as palavras do Profeta Isaías 9,1: "O povo que andava nas trevas viu uma grande luz; sobre aqueles que habitavam em uma região tenebrosa resplandeceu uma luz." Após essa reflexão, todas as luzes se acenderam e o coral das Irmãs abriu as janelas do colégio cantando: "Brilha uma luz no meio de nós, luz divinal do Santo Natal...Jesus Menino, Santo Farol, Deus escondido raio de Sol.."

Quando as janelas foram abertas apareceram as primeiras estrelas da noite: o coral das Irmãs de Maria recebidas com fortes aplausos. Uma pessoa resumiu a vivência com as seguintes palavras: "Quando as Irmãs abriram as janelas tinha-se a impressão de que o céu se abriu e pudemos contemplar a Cidade dos prados celestiais!"

Londrina em oração, através desta Cantata.

Em seguida, sobre um grande palco, por meio de encenações e cantos, foi apresentada a cena da Anunciação, conforme o primeiro capítulo de São Lucas. Como em Londrina há muitas nacionalidades, apareciam no palco, mulheres vestidas com trajes típicos de várias nações, falando de sua colaboração, a exemplo de Maria, para que a luz de Cristo brilhe no terceiro milênio. Então, as crianças e adultos, vestidos com trajes que caracterizam as nações entoaram canções natalinas em vários idiomas, nas 30 janelas do 2º e 3º andar do prédio da escola.

Durante toda a apresentação eram projetados, na parede do prédio, luzes em forma de estrelas, espirais, bolas e outros...

O ponto culminante foi a entrada da Família de Nazaré, que surgiu de uma grande luz no palco central e apresentou ao público aquele que toda a terra ilumina: o Menino Jesus. O público correspondeu com uma jubilosa salva de palmas, e o céu se iluminou por uma chuva de fogos de artifícios das mais variadas cores, prestando uma homenagem a Cristo, luz que brilha nas trevas. "A cantata é um espetáculo que nos faz lembrar e vivenciar o mistério da Encarnação e do Nascimento de Jesus. Uma noite de muita oração, amor e alegria em Londrina," disse alguém.

O verdadeiro significado do Natal

Na véspera e no dia seguinte do evento, os meios de comunicação do local fizeram comentários positivos a respeito desse acontecimento. Muitos dos que assistiram sentiram-se tocados pelas mensagens. "Foi um prado celestial!", disse alguém.

Uma ex-aluna disse que é uma grande alegria contemplar esta vivência no Colégio onde ela passou tantos anos estudando, onde a educação é muito boa e é possível transmitir para meus filhos. Que Jesus nasça no coração de cada um. Sinto Jesus no meu coração, na minha família.

A gente fica feliz em poder proporcionar uma grande vivência às pessoas que podem experimentar o verdadeiro sentido do Natal, assim afirmou uma aluna, quando foi entrevistada.

Também aos que trabalharam na realização foi uma vivência de unidade, de empenho para um objetivo comum e de uma prontidão serviçal, que certamente ajudou cada um a se preparar ainda melhor para acolher a luz de Cristo na Noite Santa.

Lançamento do primeiro CD

Com a VII Cantada de Natal, o Colégio Mãe de Deus faz o lançamento do primeiro CD do coral Infanto-Juvenil. A gravação contém 14 cantos natalinos entoados pelas 91 crianças e adolescentes de 6 a 15 anos, alunas do Colégio, que compõem o coral: "Seja esta Cantata e o CD, meios eficazes na propagação da Boa-Nova que Deus quer presentear a toda a humanidade: sua presença viva e a tuante na história dos povos, na história de nossa cidade que completa 66 anos e em nossa história pessoal." Brilha uma luz no meio de nós.

 



Zurück: [Seitenanfang] [letzte Seite] [Homepage]

Letzte Aktualisierung: 23.12.2000 0:49 Mail: Redaktion / Webmaster
© 2000 Schönstatt-Bewegung in Deutschland, PressOffice Schönstatt, hbre, All rights reserved