Schönstatt - Begegnungen


A Campanha da Mãe Peregrina – a grande construtora do Santuário

25 mil pessoas presentes para prestigiar a festa da Inauguração do Santuário Tabor Fonte de Vida Nova

25,000 persons joined in the dedication of the new Shrine
25.000 Menschen feierten die Einweihung des neuen Heiligtums
The Shrine "Wellspring of new Life"
Heiligtum "Quelle neues Lebens"
Blessing of the Shrine
Segnung des Heiligtums
Youth carrying the MTA picture to the Shrine
Jugendliche trugen das MTA-Bild zum Heiligtum
The solemn moment: the MTA picture is brought to the new Shrine
Der feierliche Augenblick: das MTA-Bild kommt ins Heiligtum
After the dedication, all could visit the Shrine
Nach der Weihe konnten alle ins Heiligtum gehen
Fotos: Schoenstatt Brazil © 2000

(Ir. Márcia Maria) No domingo,17 de setembro, a Família de Schoenstatt de Poços de Caldas – Diocese de Guaxupé, estado de Minas Gerais, Brasil, viu realizado um "sonho" de 20 anos: no Ano da Graça 2000 o Santuário "Fonte de Vida Nova" pudesse ser presenteado à Mãe e Rainha de Schoenstatt.

Em 28 de março de 1999, esse "sonho" começou a se realizar com a primeira pazada no local da construção do futuro Santuário que, por ser Poços de Caldas uma cidade com muitas águas sulfurosas, belíssimas flores, ligada à vida, recebeu por missão "Fonte de Vida Nova", querendo assim transformar as pessoas, concedendo a todos vida nova, no amor, na esperança, vida nova em Cristo.

Vigília de Adoração ao Santíssimo Sacramento, celebração da Santa Eucaristia

O grande dia de festa foi espiritualmente preparado com um tríduo nos dia 14, 15 e 16 de setembro, que antecederam a inauguração. No dia 14, primeiro dia, a Família de Schoenstatt se reuniu para a Vigília de Adoração ao Santíssimo Sacramento, cada Ramo pôde participar nas belas e profundas orações que lembravam o Jubileu do Nascimento de Jesus, os 500 anos da Evangelização do Brasil e expressavam a gratidão pela dádiva do Santuário que logo mais seria inaugurado.

Nos dias 15 e 16, sexta-feira e sábado, houve a celebração da Santa Eucaristia. Na celebração do dia 16, durante o Ofertório, cada Ramo da Obra de Schoenstatt, com o Movimento da Campanha da Mãe Peregrina, que na Diocese de Guaxupé soma um total de 3.929 imagens que percorrem as famílias, fizeram a entrega das partes do Santuário que material e espiritualmente ajudaram a conquistar, para que no Ano da Graça 2000 o Santuário "Fonte de Vida Nova" pudesse ser presenteado à Mãe e Rainha de Schoenstatt.

Quatro quilômetros a pé para chegar ao Santuário

No sábado, véspera da inauguração, choveu torrencialmente, prejudicando as áreas reservadas para estacionamento. No levantamento feito pela Polícia Rodoviária Federal foram contados 317 ônibus, dos quais muitos, bem como os carros, não conseguiram chegar ao local, tendo de ficar no meio do caminho, pois a estrada de acesso é estreita, assim inúmeras pessoas, entre elas o Exm° Sr. Bispo, Dom José Geraldo de Oliveira do Vale, tiveram de percorrer quatro quilômetros a pé para chegar ao Santuário.

Mesmo com todo este imprevisto, 25 mil pessoas, superando o número dos 20 mil esperados, fizeram-se presentes para prestigiar a festa da Inauguração. A programação começou às 8h 30min com a acolhida das delegações. Às 10h teve início a Solene Liturgia de Inauguração. Contou com a entrada das bandeiras: da Igreja, do Brasil, de Minas Gerais, Poços de Caldas e dos Ramos de Schoenstatt, seguidas pela Procissão de Entrada: o Sr. Bispo e os vários sacerdotes presentes.

Na porta do Santuário, ladeado pelos sacerdotes, o Sr. Bispo recebeu solenemente a chave do Santuário. Em seguida, em nome da Família de Schoenstatt, o Diretor Nacional do Movimento, Pe. Ottomar Schneider, saudou a todos os presentes.

Encerrando o Rito de Entrada, a Juventude Feminina e a Juventude Masculina, simbolizando as futuras gerações que passarão pelo Santuário, juntamente com as Apóstolas Luzentes de Maria com bandeirinhas nas mãos, trouxeram o quadro da MTA. O quadro foi colocado ao lado do altar, no palco, que estava belamente enfeitado com bandeirinhas brancas e amarelas. Continuou a Celebração Eucarística, muito bem configurada.

Bênção do Santuário

Na homilia, Dom José Geraldo do Valle falou de sua alegria por ver realizada a construção do Santuário, o que também ele esperava há muito tempo. Lembrou o início do Movimento em Poços de Caldas, a chegada das Irmãs e como desde o começo ele apoiou e incentivou esse trabalho em sua Diocese. Lembrou especialmente a Campanha da Mãe Peregrina, a grande construtora do Santuário. Percebia-se sincera gratidão em sua palavras e seu amor a nossa Mãe e Rainha de Schoenstatt.

Após as Preces dos Fiéis realizou-se o Rito da Bênção do Santuário. O Sr. Bispo rezou a Oração de Dedicação, com o pedido que Deus abençoasse e santificasse o Santuário. Em seguida ele abençoou o quadro da MTA, que depois foi entronizado no Santuário.

Chegou a hora da solene Unção do altar com o óleo santo; enquanto ungia o altar o Sr. Bispo proferiu as palavras: "O altar que por nossas mãos ungimos, santifique-o, Senhor, com sua força...". Após a unção foi feita a Incensação do altar. O aroma do incenso juntou-se às orações que subiam ao céu como agradecimento ao Deus Trino pelo dom do Santuário.

Na Iluminação do Templo, foram acesas todas as velas do altar e feito o pedido: "A luz de Cristo resplandeça na Igreja e conduza os povos à plenitude da verdade".

No Ofertório foram oferecidos, além do pão e do vinho, o Livro de Ouro de orações e um coração, simbolizando todas as orações, sacrifícios e as vidas oferecidas, durante o longo tempo de conquista espiritual e material do Santuário. Terminada a Comunhão, o Santíssimo Sacramento foi entronizado no tabernáculo do Santuário para, com sua Mãe, acolher as aflições e súplicas confiantes de seus filhos.

Uma chuva de pétales de rosas

Onde está o Filho está a Mãe. Um momento solene foi a entronização do quadro da MTA. Após a Oração de entronização todos convidaram a Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt para tomar posse de seu novo Santuário com o canto "Nós vos chamamos...". Um avião sobrevoou o local derramando uma chuva de pétalas de rosas sobre o Santuário e os que permaneciam do lado de fora.

No final, todos, felizes, rezaram a Consagração à MTA que foi presenteada com mais um Trono de Graças, o primeiro no Estado de Minas Gerais. Ir. M. Marlenis, em nome do Instituto Secular das Irmãs de Maria de Schoenstatt ainda agradeceu a todas as pessoas que colaboraram de diversas formas para a construção do Santuário. Após a Bênção Final, todos puderam visitar o novo Santuário.

A programação do dia foi encerrada com o Show-mensagem do Pe. Antônio Maria Borges. Um sonho realizado, um sonho novo: "Confiamos que a partir deste novo Santuário a MTA quer transformar a humanidade, fazendo jorrar uma fonte de graças para saciar a sede de amor do mundo!"

 



Zurück: [Seitenanfang] [letzte Seite] [Homepage]

Letzte Aktualisierung: 11.10.2000 14:42 Mail: Redaktion / Webmaster
© 2000 Schönstatt-Bewegung in Deutschland, PressOffice Schönstatt, hbre, All rights reserved