Schönstatt - Begegnungen


Obrigada por um carisma, oferecido para a Igreja

União Apostólica Feminina de Schoenstatt em peregrinação a Roma no Ano Santo 2000

Audienz beim Heiligen Vater - Liesel Houx, Gisela Kox (v.l.n.r.)
Papstaudienz im Innenhof von Castel Gandolfo

Besuch beim Cor Ecclesiae-Heiligtum

Pilgerfahne - überall dabei
Heilige Messe mit Bischof Rylko in den Grotten von St. Peter

(Marianne Mertke) De 9 a 18 de agosto, 64 representantes da União Apostólica Feminina de Schoenstatt, de 5 países, acompanhadas pelo Assistente Espiritual Mons. Albert Schlereth, peregrinaram à Cidade Santa. A romaria foi expressão da missão da Comunidade que com sua incumbência específica como mulheres e leigas no meio do mundo se apresenta à Igreja. O ponto culminante da peregrinação foi a audiência em Castel Gandolfo e o encontro com D. Rylko, Secretário do Conselho Pontifício para os Leigos. Ele felicitou as Unionistas e falou que elas descobriram a "grandeza e beleza de ser cristão" graças ao carisma especial que o Espírito Santo concedeu à Igreja através do P. Kentenich.

Com a peregrinação jubilar – 50 anos após a nova fundação da União Apostólica Feminina de Schoenstatt, no ano de 1950 – as participantes queriam celebrar o Ano Santo, seguindo as pegadas do Fundador no contexto do terceiro marco histórico da história de Schoenstatt, incluir-se no 31 de maio através da promessa de fidelidade, realizada em Bellavista, renovar a coroação da Mãe de Deus no terreno de Schoenstatt, em Roma, incluindo-se desta maneira na coroação da Rainha de um novo Pentecostes

Encontrar Cristo de uma nova maneira e bem pessoalmente.

Pela primeira vez, após o reconhecimento oficial da Igreja, através do Conselho Pontifício para os Leigos, a União Feminina peregrinou a Roma, ao coração da Igreja.

Como primeiro ato, as participantes foram de manhã cedo para a basílica de S. Pedro e passaram pela Porta Santa. A Santa Eucaristia, presidida por D. Stanislaw Rylko, Secretário do Conselho Pontifício para os Leigos, na gruta de S. Pedro foi o primeiro momento importante da peregrinação. Na homilia, ele disse entre outros: "As senhoras, membros da União Apostólica Feminina, tiveram sorte de descobrir 'grandeza e beleza de ser cristão' graças ao carisma especial que o Espírito Santo concedeu à Igreja através do P. Kentenich, fundador da Obra de Schoenstatt. A vida espiritual desta grande obra na Igreja ajudou as senhoras a encontrar-se com Cristo de uma maneira nova e bem pessoalmente. E Cristo modificou a vida das senhoras. A Obra de Schoenstatt também lhes ajudou a encontrar-se de uma maneira nova com a Mãe de Cristo, o modelo insuperável do verdadeiro cristão e do tipo mais sublime de mulher. Agradeçam ao Senhor, durante esta peregrinação jubilar, por está importante dádiva. Procurem ser fiéis ao seu carisma como União Apostólica Feminina de Schoenstatt e às instruções do Fundador. A dignidade e a vocação da mulher é hoje colocada sob os pés. A senhoras tem de ter muita coragem para, na cultura atual, nada contra a corrente e viver de forma exemplar a imagem ideal da mulher cristã no mundo atual."

A vivência da Igreja mundial

Roma no Ano de Graças 2000 e durante o Encontro Mundial da Juventude com o Papa – foi para todas uma experiência inesquecível. A experiência da Igreja mundial foi muito real., também no alojamento Domus Mariae na Via Aurelia, pois nestes dias a Santa Missa com o Bispo Auxiliar de Warschau foi uma dádiva especial. A bandeira da peregrinação tornou possível muitos contatos e muitos bispos até deixaram sua assinatura nela. O Ano Santo nos fez andar muito em ônibus públicos próprios deste grande jubileu, assim tivemos muitos encontros a caminho nas ruas de Roma. Nos ônibus, nas ruas, nas Igrejas, em todo o lugar se encontravam peregrinos, especialmente jovens que aplaudiam o Santo Padre e nos passaram uma imagem da Igreja do futuro. Também uma visita ao Santuário Cor Ecclesiae estava no programa. Em Santa Maria in Travestere a União Feminina de Schoenstatt teve um encontro com a Comunidade San Egidio, oportunidade em que pudemos vivenciar dialogar sobre o Carisma desta Comunidade e rezar com eles.

Audiência em Castel Gandolfo – "A força espiritual da mulher"

O encontro com o Santo Padre, no pátio interno de Castel Gandolfo, sábado dia 12 de agosto foi um grande e inesperado momento. O Papa falou em língua alemã, dirigindo-se às representantes da Comunidade Internacional: "Prezadas Irmãs da União Apostólica Feminina de Schoenstatt! No Ano Santo as senhoras peregrinam a Roma por ocasião dos 50 anos de fundação (nova fundação), para nos túmulos dos Apóstolos Pedro e Paulo buscar forças para sua missão. Saúdo-as cordialmente em Castel Gandolfo e uno assim o desejo que a peregrinação as fortaleça na fé, esperança e caridade. Neste encontro me vem à memória o testemunho e ação de mulheres cristãs que marcaram a vida da Igreja e do mundo. A força espiritual da mulher consiste no fato de que Deus lhe confiou especialmente a vida. A consciência desta vocação queira lembrar-se da dignidade que as senhoras receberam como mulheres, de Deus. Com prazer concedo às senhoras e a todos os membros da União Apostólica Feminina de Schoenstatt a bênção apostólica.

A conclusão especial: A Direção da União Apostólica Feminina de Schoenstatt pôde, logo após à audiência, junto com o Assistente Sacerdotal, encontrar-se com o Santo Padre numa audiência privada e oferecer-lhes presentes.



Zurück: [Seitenanfang] [letzte Seite] [Homepage]

Letzte Aktualisierung: 30.08.2000 14:45 Mail: Redaktion / Webmaster
© 2000 Schönstatt-Bewegung in Deutschland, PressOffice Schönstatt, hbre, All rights reserved