Schönstatt - Begegnungen

Capítulo general do Instituto internacional de Famílias de Schoenstatt

de 16 de Julho a 6 de Agosto de 2000

5. Generalkapitel des Internationalen Institutes der Schönstattfamilien

Stunde des Gebetes im Urheiligtum

(Monika Arndt) Está a decorrer, na Casa das Famílias em Schoenstatt, o V Capítulo Geral do Instituto internacional de Famílias de Schoenstatt. Desde 15 de Julho estão reunidas cerca de 30 famílias, representantes das diferentes regiões e delegaturas para reflectir e decidir sobre questões fundamentais acerca da forma de vida desta comunidade. Ao longo do capítulo também será eleita a nova direcção geral, para um período de 6 anos.

Aqui se podem ouvir vários idiomas: alemão, espanhol, português, inglês e checo. Em alguns casos se utiliza também o francês ou nos entendemos por gestos. Isto é mais um sinal da nossa internacionalidade, já que, como família de famílias somos uma igreja universal em ponto pequeno. Naturalmente nem sempre é fácil entender-se entre as diferentes línguas, ainda que graças a uma equipa de tradutores e às ajudas técnicas se pode levar a cabo um trabalho construtivo. Isto não seria possível sem o trabalho desinteressado de três Irmãs de Maria e de várias famílias do Instituto.

Prcessos de crescimento

Como é natural, neste tipo de reuniões há também crianças e jovens: 12 alemães, 4 checos, 3 chilenos, 2 argentinos, 2 dos Estados Unidos e um português. Eles puderam comprovar que é possível entender-se e passar bem o tempo juntos apesar das barreiras da língua. Também neste caso foi uma família que desinteressadamente preparou o encontro e tomou a seu cargo o cuidado dos filhos.

No trabalho conjunto todos estão conscientes de que os processos de crescimento nem sempre são fáceis. Cada um dos participantes tem uma história diferente, experiências próprias e provém de países muito diferentes. As famílias trabalham com muito sentido de responsabilidade e muito amor, confiando na acção do Espírito Santo, para descobrir com maior clareza a visão que o seu fundador, o Padre José Kentenich, tinha sobre Instituto secular de famílias e encontrar formas apropriadas para o levar à vida prática no dia a dia.

 



Zurück: [Seitenanfang] [letzte Seite] [Homepage]

Letzte Aktualisierung: 31.07.2000 16:22 Mail: Redaktion / Webmaster
© 2000 Schönstatt-Bewegung in Deutschland, PressOffice Schönstatt, hbre, All rights reserved