Schönstatt - Begegnungen

Inauguração do Santuário da Fidelidade à Igreja

para a glória da Santíssima Trindade em Cornélio Procópio/PR - Brasil

Auf Felsen erbaut - Heiligtum und Bewegungshaus
Built on a rock - shrine and training center
Etwa 7000 Menschen kamen zur Einweihung des Heiligtums.
Appr. 7,000 persons joined the dedication of the shrine
Feierliche Prozession mit dem MTA-Bild zum Heiligtum
The MTA picture was brought to the shrine in a festive procession
Ankunft beim Heiligtum - Jubel und Freude!
Arrival by the Shrine - joy and cheers of welcome!
Bischof Dom Gétulio Teixeira Guimarães nahm die Einweihung vor
Bishop Dom Gétulio Teixeira Guimarães led the celebration
"Heiligtum der Treue zur Kirche zur Ehre der Heiligsten Dreifaltigkeit"
"Shrine of Faithfulness to the Church for the glory of the Holy Trinity"

(M.C. Cerântola) No dia 2 de julho do ano Santo da Graça 2000, realiza-se um sonho, acalentado durante uma história de 27 anos, pela Família de Schoenstatt da Diocese de Cornélio Procópio. Foram anos de conquistas e de lutas, pois além da construção do Santuário, a Família procurou edificar junto a ele, uma Casa para os diversos Ramos do Movimento de Schoenstatt e um grande salão para os peregrinos.

O Santuário localiza-se numa colina defronte à colina na qual se ergue majestosa a grande estátua em bronze do Cristo Redentor e de outra Colina onde se encontra a Catedral. As três colinas formam um triângulo, simbolizando que o Santuário glorifica a Santíssima Trindade.

Construído sobre uma imensa rocha

O Santuário foi construído sobre uma imensa rocha. Sua história está profundamente enlaçada com a Igreja. A imagem da MTA, em bronze, da ermida, no terreno do Santuário, a pedido de nosso Bispo Diocesano, foi abençoada pelo Papa em sua primeira visita ao Brasil.

A Família de Schoenstatt de Cornélio Procópio caracteriza-se pela sua vinculação e união com a Diocese, na pessoa de seu Bispo, que sempre a acompanha e apoia em todas as atividades e, principalmente, na concretização do Santuário.

Na bênção da Pedra Fundamental, o Bispo Diocesano, D. Getúlio Teixeira Guimarães, o declarou Santuário Diocesano.

A Divina Providência conduziu tudo, de tal forma, que a inauguração se realizasse no dia em que a Igreja no Brasil celebra a festa de São Pedro e São Paulo – Dia do Papa.

Nota: Sempre que uma festa acontece num dia útil, é transferida para o Domingo, para ser melhor celebrada.

A inauguração do Santuário foi precedida e preparada pela Semana Eucarística Diocesana que iniciou em 22 de junho, com a festa de Corpus Christi, e encerrou com a festa da Padroeira da Diocese – o Imaculado Coração de Maria, no dia 1º de julho, com a participação do Movimento de Schoenstatt.

Sete mil pessoas presentes no dia 2 de julho

A solenidade da inauguração, no dia 2 de julho, iniciou em frente à Catedral, de onde partiu a procissão, conduzindo a imagem da MTA para o Santuário, num andor belamente ornamentado.

Ao chegar no portão em frente ao Santuário, o andor foi entregue aos jovens do Tiro de Guerra, que o conduziram com grande solenidade até o altar, onde foi celebrada a Eucaristia. Esta entrada foi acompanhada pelas Imagens Peregrinas.

Durante a Eucaristia, foram entronizadas, solenemente, as Imagens de São Pedro, São Paulo, São Miguel e São José.

No ofertório da santa missa, balões subiram aos céus, representando nossas ofertas ao Capital de Graças. Nos balões haviam mensagens, que levavam saudações do Santuário.

À noite, recebemos vários telefonemas das famílias, expressando a alegria de terem sido agraciadas com uma mensagem do Santuário. Eram famílias muito distantes. Uma, por exemplo, a 100 km.

A liturgia foi muito solene, com a participação de numerosos sacerdotes da Diocese e presidida por D. Getúlio, nosso Bispo Diocesano. Após a comunhão, numa procissão com todos os celebrantes, a Eucaristia na Custódia, foi levada solenemente pelo Bispo, ao Santuário. Em seguida, o quadro da MTA também foi levado, em procissão solene, ao Santuário e colocado no seu trono definitivo, de onde nos acolhe e concede graças.

Seguiu o importante momento da visitação ao Santuário. Para este dia foi concedida a indulgência do Ano Santo. Calcula-se estarem presentes a esta solenidade em torno de sete mil pessoas. Todos estavam radiantes e comovidos de poderem entrar no Santuário, que foi preparado durante vários anos com tantos sacrifícios e ofertas ao Capital de Graças, inclusive também com ofertas de vida.

Missão do novo Santuário – Fidelidade à Igreja

Podemos dizer que foi um dia do Triunfo da Fidelidade, uma celebração da Fidelidade à Igreja para a glória da Santíssima Trindade.

A logomarca representa a missão do novo Santuário para a Igreja e para o Mundo.A frase que circunda a imagem central dá a idéia de continuidade da missão – a fidelidade è uma attitude de continua aceitação frente àquilo em que se acredita –, a chave (igreja Universal) e o báculo (Igreja Local) se cruzam indicando a unidade da igreja e ao centro encontro o Santuario, como local especial onde, através da espiritualidade schoenstateana e da presença da Mãe de Deus, há a renovação do comromisso de unidade e fidelidade à igreja de Jesus Cristo. Todos os elementos estão sobre o triângulo, figura da Santissima Trindade, que sustena tudo e por todos é glorificada.

 



Zurück: [Seitenanfang] [letzte Seite] [Homepage]

Letzte Aktualisierung: 25.07.2000 13:56 Mail: Redaktion / Webmaster
© 2000 Schönstatt-Bewegung in Deutschland, PressOffice Schönstatt, hbre, All rights reserved