Posted On 2020-05-22 In Dilexit ecclesiam, Laudato Si, Projetos

Santuário ecológico onde “tudo está interligado”

COSTA RICA, Randall Barquero, Comissão Laudato Si, Schoenstatt Costa Rica •

A Comissão Laudato Si do Movimento de Schoenstatt da Costa Rica foi formada em 2016, um ano após a publicação da Encíclica do Papa Francisco. No contexto da Semana Laudato Si da Igreja Universal (16 a 24 de Maio), partilhamos alguns pormenores gerais sobre esta comissão e as suas actividades. —

 

Em 2016, um ano após a publicação da Encíclica Laudato Si, o Movimento de Schoenstatt na Costa Rica propôs-se construir o seu primeiro Santuário Filial, e alguns meses mais tarde confirmou-se que este desejo de muitos anos se tornaria realidade. A bênção foi concedida em 18 de Março de 2017.  Maria Fischer esteve no nosso país cobrindo o evento para schoenstatt.org, e talvez se lembre que, a partir daquele momento, o Movimento se preocupou que fosse um acto “em harmonia com a natureza”.

Foi assim que Michelle Ramirez o resumiu no seu artigo publicado em schoenstatt.org:

 

Santuário Ecológico, com bandeira azul

Respondendo ao apelo do Papa Francisco, na sua Encíclica Laudato Si, para cuidar da nossa “casa comum”, o Movimento de Schoenstatt da Costa Rica propôs que este evento especial fosse realizado de forma ambientalmente responsável, sendo-lhe atribuída a Bandeira Azul!

O movimento foi registado sob a categoria de Eventos Especiais do Programa Bandeira Azul Ecológica (PBAE). Consiste no reconhecimento que o Governo da República concede quando um evento de massas é realizado de uma forma ambientalmente responsável, aplicando normas rigorosas de higiene, separando os resíduos e praticando a reciclagem. Após uma avaliação rigorosa, confirmaram que os parâmetros exigidos tinham sido cumpridos e ultrapassados, tendo atribuído a Bandeira Azul com uma classificação excepcional.

 

Um Santuário que é exemplo do cuidado da casa comum

Por esta altura, nasceu a nossa Comissão Laudato Si, com a ideia de que este novo Santuário Tico poderia ser também um exemplo do cuidado da casa comum a que o Papa Francisco nos está a chamar. A minha esposa Patricia e eu tivemos a bênção e a responsabilidade de sermos instrumentos da Santíssima Virgem para este projecto, e fizemos parte da Comissão desde o início.

Com o tempo, mais pessoas se tornaram conscientes e apoiaram a causa da evangelização e da consciencialização ambiental dentro do Movimento, e nós projectámo-nos na comunidade com algumas actividades. Também participámos num programa do Governo da Costa Rica para reconhecer o esforço em matéria ecológica, chamado “Bandeira Azul”, que tem uma categoria para organizações eclesiásticas.

Videoconferência: Tudo está interligado

Para esta Semana Laudato Sí estamos a fazer a divulgação das principais mensagens, e também vamos apresentar uma vídeo-conferência neste fim-de-semana, na qual vários especialistas comentarão o que significa o lema “Tudo está interligado”.

 

Apresentação: Comissão Laudato Si

 Acrescentamos uma apresentação actualizada pela última vez em Novembro de 2019, que também resume em termos gerais o que fazemos e porque o fazemos (PDF) (ES)

Aceder à Encíclica Laudato Sí

Original: espanhol (20/5/2020). Tradução: Lena Castro Valente, Lisboa, Portugal

 

Uma semana e um ano de celebrações da Encíclica do Papa Francisco sobre o cuidado da nossa casa comum

Tags : , , , , , ,

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *